Novo Critério Brasil: livro é lançado em SP
?Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil? foi escrito pelos criadores da nova divisão de classes para fins de segmentação de mercado e audiência
?Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil? foi escrito pelos criadores da nova divisão de classes para fins de segmentação de mercado e audiência
Meio & Mensagem
15 de agosto de 2013 - 2h15
Será lançado nesta quinta-feira, 15, na Livraria da Vila do Shopping JK, em São Paulo, o livro “Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil” (Editora Blucher). De autoria dos professores Wagner A. Kamakura (Rice University) e José Afonso Mazzon (FEA-USP), a obra apresenta um novo modelo de estratificação socioeconômica para o Brasil, redefinindo as classes para fins de segmentação de mercado e audiência.
O trabalho foi feito em estreita colaboração com a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), que passará a utilizar o modelo como novo critério Brasil a partir de 1° de janeiro de 2014.
Dentre as principais diferenças do modelo de Kamakura e Mazzon para o critério utilizado atualmente, estão a substituição da renda declarada por variáveis indicadoras de renda permanente, a expansão da abrangência geográfica e a inclusão da composição familiar, do porte dos municípios e da região onde estão localizados como parâmetros fundamentais para a segmentação e comparação entre os padrões de consumo dos brasileiros.
O novo Critério Brasil terá abrangência nacional, levando em conta os dados dos 62 mil domicílios avaliados pela Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE em todo o País. O indicador atual cobre apenas nove grandes regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador, Recife e Fortaleza), utilizando a mesma amostragem do levantamento socioeconômico do Ibope, que agrega 11 mil domicílios.
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