Assinar

Novo Critério Brasil: livro é lançado em SP

Buscar

Novo Critério Brasil: livro é lançado em SP

Buscar
Publicidade
Marketing

Novo Critério Brasil: livro é lançado em SP

?Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil? foi escrito pelos criadores da nova divisão de classes para fins de segmentação de mercado e audiência


15 de agosto de 2013 - 2h15

Será lançado nesta quinta-feira, 15, na Livraria da Vila do Shopping JK, em São Paulo, o livro “Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil” (Editora Blucher). De autoria dos professores Wagner A. Kamakura (Rice University) e José Afonso Mazzon (FEA-USP), a obra apresenta um novo modelo de estratificação socioeconômica para o Brasil, redefinindo as classes para fins de segmentação de mercado e audiência.

O trabalho foi feito em estreita colaboração com a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), que passará a utilizar o modelo como novo critério Brasil a partir de 1° de janeiro de 2014.

Dentre as principais diferenças do modelo de Kamakura e Mazzon para o critério utilizado atualmente, estão a substituição da renda declarada por variáveis indicadoras de renda permanente, a expansão da abrangência geográfica e a inclusão da composição familiar, do porte dos municípios e da região onde estão localizados como parâmetros fundamentais para a segmentação e comparação entre os padrões de consumo dos brasileiros.

O novo Critério Brasil terá abrangência nacional, levando em conta os dados dos 62 mil domicílios avaliados pela Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE em todo o País. O indicador atual cobre apenas nove grandes regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador, Recife e Fortaleza), utilizando a mesma amostragem do levantamento socioeconômico do Ibope, que agrega 11 mil domicílios. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta

    Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta

    Embaixador da marca, ator estrela campanha nacional que mostra as situações do dia a dia que mais combinam com um chocolate

  • Itaú cria plataforma de passagens aéreas e promete sala VIP em Guarulhos

    Itaú cria plataforma de passagens aéreas e promete sala VIP em Guarulhos

    Banco quer incrementar as soluções relacionadas às viagens; serviço chega aos clientes a partir de 4 de agosto