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Marketing

O jeito Ralph Lauren de manter uma marca clássica e moderna

David Lauren, vice-presidente executivo de propaganda, marketing e comunicação mostrou alguns segredos da marca na NRF


18 de janeiro de 2012 - 3h51

*Elias Suzuki

David Lauren, Vice-Presidente Executivo de Propaganda, Marketing e Comunicação Corporativa para Ralph Lauren Corporation, fez uma bela apresentação no quarto dia da NRF, que acontece em Nova York nesta semana. Ele mostrou como a marca pode ser ao mesmo tempo clássica e moderna, por meio de ações inovadoras, que proporcionem uma experiência superior dos consumidores com a marca.

Sua apresentação teve como foco a importância da paixão que contagia todos os colaboradores que trabalham na Ralph Lauren e o reflexo disso no atendimento ao cliente. David deixou claro que a loja vende mais do que roupas: ela vende sonhos, estilo de vida, inspiração – que se transformam em histórias que conquistam os consumidores.

Foi com este espírito que o executivo apresentou suas mais recentes iniciativas, incluindo a inovadora 24-Shoppable Store Window e o M-Commerce. Seu mais recente lançamento não é de moda, mas de experiência com a marca: o Ralph Lauren 4D – instalação singular em que as quatro dimensões estão combinadas em um único momento: arte, música, moda e fragrância, apresentados na fachada das lojas flagship em Nova York e Londres.

O ponto mais marcante foi a apresentação dos cases Wimbledon e Childrenwear, em que ficou clara a aplicação de iniciativas inovadoras e como a marca se conecta para compor uma campanha global – 360º.

A visão de David, sua paixão, o compromisso da empresa em ser pioneira no espaço digital, de sempre ter conceitos emocionantes e únicos e sua busca constante pela evolução arrancaram da platéia muitos aplausos ao final desta seção.

O futuro do Varejo

Os próximos anos consistirão no relacionamento direto. É desta forma que as marcas querem se relacionar com o consumidor, que não se importa com o canal que se usa. O que é relevante para ele é a experiência proporcionada.

Mitch Joel, presidente da canadense Twist Image, mostrou como podemos interpretar os dados coletados em pesquisas com consumidores, cruzando os aspectos semânticos com os analíticos, e assim lhes propor algo relevante.

Ressaltou que o importante não é qual será a próxima tecnologia ou a mais avançada, mas o que faço de inteligente, único e inovador com a tecnologia que tenho hoje.

Seus exemplos, como o App da Amazon, o Google Wallet e a loja sem check-out na Austrália, mostraram que devemos iniciar o planejamento do que fazer nos próximos anos agora, ao invés de esperar uma nova tecnologia para então agir.

O shopper de hoje é diferente do de ontem. Ele não está mais à procura da better experience, mas sim da great experience.

Elias Suzuki é head de Planejamento Sunset Comunicação. Executivo com MBA em Gestão Empresarial pela USP, Elias acumula passagens por empresas multinacionais, onde implantou modelos de gestão de mão de obra em atividades promocionais de campo e montagem de equipes de vendas, merchandising e marketing. Além de Head de Planejamento na Sunset, também é professor de MBA e pós-graduação do Provar/FIA (Fundação Instituto de Administração) e de Merchandising e Visual Merchandising na Panamericana Escola de Arte e Design.

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