O mercado de licenciamentos cresceu
Games, gastronomia, bebidas e mundo geek ganham cada vez mais espaço em um segmento que movimentou R$ 17 bilhões no ano passado
Games, gastronomia, bebidas e mundo geek ganham cada vez mais espaço em um segmento que movimentou R$ 17 bilhões no ano passado
Luiz Gustavo Pacete
15 de agosto de 2016 - 9h05
Dono de um faturamento de R$ 17 bilhões no ano passado, o mercado de licenciamentos deverá crescer 5% neste ano e, além dos bons números, o setor apresenta uma mudança relevante em seu perfil. Mais conhecido pela presença de personagens infantis, o segmento de licenciamento adulto ganhou, de 2015 a 2016, 5% de participação de mercado, passando de 30% para 35%. “E a meta no médio prazo é que esse percentual fique 50% para cada lado”, diz Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamentos (Abral).
Warner reforça adesão à equidade de gênero
Dentre as principais áreas que crescem e ganharão espaço na Expo Licensig 2016, que ocorre nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, estão bebidas, bandas, heróis e personagens do universo geek. Antes focado, quase que exclusivamente em celebridades e esportes, este segmento agora reflete mais estilos. Segundo Marici Ferreira, o crescimento do segmento adulto é reflexo do amadurecimento do mercado de licenciamento no País. “Os empresários brasileiros estão valorizando, cada vez mais, o licenciamento como ferramenta de marketing e branding”, conclui Marici.
Atualmente, o Brasil conta com 500 empresas licenciadas, 50 agências licenciadoras e 600 licenças disponíveis, sendo que 75% delas são estrangeiras. Das principais marcas presentes no licenciamento adulto estão Ferrari, Playboy e Vogue. “Vemos um crescimento relevante do licenciamento adulto e nosso portfólio contempla essa área com muitos personagens”, diz Marcos Bandeira de Mello, diretor-geral da área de licenciamentos da Warner Bros no Brasil.
Game que vira filme; filme que vira game
Entre as principais tendências que devem conquistar os adultos nos próximos meses estão marcas de bebidas que entrarão no setor de roupas e acessórios como Baileys, Guinness e Pepsi. Produtos de TV e novelas, como a Batalha dos Confeiteiros, MasterChef, A Terra Prometida e Os 10 Mandamentos, além de licenças ligadas a diferentes perfis lifestyle como Ford, Polaroid, MTV, Von Dutch, Mr. Kitsch.
Além disso, o mercado vem acompanhando um crescimento considerável de lançamentos relacionadas a marcas ligadas a canais no YouTube. Entre elas, Porta dos Fundos, Julio Cocielo (Canal Canalha) e Legends of Gaming Brazil. O setor de games também tem sua fatia importante com títulos como Minecraft, Mario Bros, Angry Birds, Candy Crush, Halo e Pac Man. Além dos já tradicionais filmes como Velozes e Furiosos, Star Wars, Star Trek e Star Wars Rebels; super-heróis, como Liga da Justiça, Thor, Homem-Aranha, Super-Homem, Mulher Maravilha e Avengers.
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