O mercado de licenciamentos cresceu

Buscar
Publicidade

Marketing

O mercado de licenciamentos cresceu

Games, gastronomia, bebidas e mundo geek ganham cada vez mais espaço em um segmento que movimentou R$ 17 bilhões no ano passado


15 de agosto de 2016 - 9h05

Dono de um faturamento de R$ 17 bilhões no ano passado, o mercado de licenciamentos deverá crescer 5% neste ano e, além dos bons números, o setor apresenta uma mudança relevante em seu perfil. Mais conhecido pela presença de personagens infantis, o segmento de licenciamento adulto ganhou, de 2015 a 2016, 5% de participação de mercado, passando de 30% para 35%. “E a meta no médio prazo é que esse percentual fique 50% para cada lado”, diz Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamentos (Abral).

Dentre as principais áreas que crescem e ganharão espaço na Expo Licensig 2016, que ocorre nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, estão bebidas, bandas, heróis e personagens do universo geek. Antes focado, quase que exclusivamente em celebridades e esportes, este segmento agora reflete mais estilos. Segundo Marici Ferreira, o crescimento do segmento adulto é reflexo do amadurecimento do mercado de licenciamento no País. “Os empresários brasileiros estão valorizando, cada vez mais, o licenciamento como ferramenta de marketing e branding”, conclui Marici.

Atualmente, o Brasil conta com 500 empresas licenciadas, 50 agências licenciadoras e 600 licenças disponíveis, sendo que 75% delas são estrangeiras. Das principais marcas presentes no licenciamento adulto estão Ferrari, Playboy e Vogue. “Vemos um crescimento relevante do licenciamento adulto e nosso portfólio contempla essa área com muitos personagens”, diz Marcos Bandeira de Mello, diretor-geral da área de licenciamentos da Warner Bros no Brasil.

Entre as principais tendências que devem conquistar os adultos nos próximos meses estão marcas de bebidas que entrarão no setor de roupas e acessórios como Baileys, Guinness e Pepsi. Produtos de TV e novelas, como a Batalha dos Confeiteiros, MasterChef, A Terra Prometida e Os 10 Mandamentos, além de licenças ligadas a diferentes perfis lifestyle como Ford, Polaroid, MTV, Von Dutch, Mr. Kitsch.

003302PAA_0

Álbum de figurinhas com youtubers, recém lançado pela Panini

Além disso, o mercado vem acompanhando um crescimento considerável de lançamentos relacionadas a marcas ligadas a canais no YouTube. Entre elas, Porta dos Fundos, Julio Cocielo (Canal Canalha) e Legends of Gaming Brazil. O setor de games também tem sua fatia importante com títulos como Minecraft, Mario Bros, Angry Birds, Candy Crush, Halo e Pac Man. Além dos já tradicionais filmes como Velozes e Furiosos, Star Wars, Star Trek e Star Wars Rebels; super-heróis, como Liga da Justiça, Thor, Homem-Aranha, Super-Homem, Mulher Maravilha e Avengers.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas