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Marketing

O que motivou o Grupo L’Oréal a trazer Matrix para o Brasil

Com foco em diversidade e em ser um produto profissional acessível, linha aterrissa em solo brasileiro com sete produtos


28 de maio de 2025 - 12h30

Com sete produtos, Matrix começa a ser vendida no Brasil em junho (Crédito: Divulgação)

Com sete produtos, Matrix começa a ser vendida no Brasil em junho (Crédito: Divulgação)

Na tarde desta segunda-feira, 26, o Grupo L’Oréal reuniu um grupo de jornalistas, influenciadores e profissionais do ramo de cabelo para apresentar a linha de produtos capilares Matrix, que passa a estar disponível no portfólio brasileiro.

A Matrix chega ao País com sete produtos voltados para a nutrição: shampoo, condicionador, máscara capilar, óleo capilar, Miracle Creator, modelador de cachos e leave-in, que começam a ser vendidos em junho.

Assim como a Redken, Kérastase e a L’Oréal Professional, Matrix foi desenvolvida para o tratamento profissional e para ser utilizado por cabeleireiros, mas também foca na conexão com o público final, por meio de uma linguagem fácil e intuitiva, além de trazer a proposta de ser uma linha mais acessível, com preços que variam entre R$ 79,90 a R$ 209, dependendo do produto.

Com base nessas características, o grupo de beleza identificou uma necessidade que ainda não havia sido atendida no Brasil, que era a presença de uma marca com produtos icônicos, mas que atuasse de uma forma alternativa, focando na diversidade dos consumidores brasileiros – falando de cabelo, textura do fio, clima, entre outros fatores – e que se apresentasse de um jeito diferente ao público, como explicou Vinicius Tortoza, diretor geral da marca Matrix no Brasil.

“Temos marcas incríveis, que contam histórias do jeito delas, mas o consumidor mais jovem, um pouco menos conectado com o mercado profissional, via nesses códigos um distanciamento. Ele vai passar a ver Matrix de um outro jeito”, disse.

Por esse motivo, o principal público-alvo da marca, especialmente em um momento de estreia, será a geração Z, que é extremamente conectada e com apego a pautas voltadas à diversidade e que visa encontrar nas marcas um senso de comunidade.

Por isso, para se torná-la uma love brand, a L’Oréal investiu em um posicionamento que tem como mote “Para todos os cabelos! Todos os humanos”, que destaca seu compromisso com a diversidade, representatividade e inovação, além de trazer para o Brasil o conceito cabelo “surreALL”, fazendo referência à palavra “surreal” e ao termo inglês “all” (em português, todos).

Matrix já é vendida em outros países, tendo como carro-chefe os Estados Unidos. Para o Brasil, a empresa de beleza realizou testes com consumidores, avaliando as características e especificidades nacionais.

“A nossa estratégia é criar esse senso de comunidade que vemos nessa geração. Eles criam um modelo de comportamento que é esse senso de pertencimento e é assim que queremos construir a nossa marca”, explicou o executivo ao Meio & Mensagem.

Gerando identificação

Um dos principais pontos trazidos pelos executivos do grupo é a importância de gerar identificação com o público e em como isso impacta diretamente na relação dos consumidores com a beleza.

Dados próprios apresentados pela marca apontam que uma das principais motivações para os brasileiros em relação ao cuidado com a beleza é se sentir mais feliz, enquanto nos Estados Unidos é parecer/ se sentir saudável e na Europa é em relação a autoconfiança.

Além disso, a marca trabalha sob alguns pilares fundamentais para o desenvolvimento dessa identidade que são: diversidade, transformação, conscientização e sinestesia.

“O Brasil vem ganhando força dentro da L’Oréal e é um dos primeiros países a lançar a marca Matrix. Nosso objetivo é que ela seja inclusiva para todos os profissionais. Nossa estratégia é desenvolver produtos do Brasil para o Brasil”, afirmou Marcelo Zimet, presidente e CEO da L’Oréal Brasil.

Foco em viralizar

Com base em todas essas características, o principal investimento do grupo para o lançamento da nova linha será em divulgação com abrangência no ambiente digital.

A marca deve trabalhar com profissionais, como por exemplo cabeleireiros, e microinfluenciadores como a sua principal base. Isso acontece, porque a companhia identificou que a geração Z se identifica muito com pautas que liderem mudanças culturais.

Segundo a pesquisa Gen Z Study, da Data Modiate Gen Z, 87% desse público para de comprar produtos de empresas envolvidas em escândalos, enquanto 63% defendem causas conectadas com identidade.

Assim, o foco da marca será viralizar os produtos por meio dos criadores que são representantes de diferentes tipos de beleza. Além disso, a marca conta com o board da beleza composta por um squad com mais de 200 criadores de conteúdo e liderado pela cantora e compositora Pepita.

“Queremos falar de algo divertido, sem complicação e tornar os produtos virais no Brasil. Vamos subverter a lógica do algoritmo. Quando falamos de beleza no Brasil temos um perfil no centro e isso é uma dor para essa geração. Temos que olhar para o futuro e entender como podemos mostrar que outras belezas são possíveis. Queremos trazer uma beleza diversa e colorida”, afirmou Camila Libório, líder da marca Matrix no Brasil.

A executiva completou dizendo que, para esse lançamento, o Grupo L’Oréal patrocinará o desenvolvimento de 1,2 mil novos influenciadores brasileiros.

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