Como o caso dos petiscos contaminados impacta as marcas de produtos pets?
Elaine Baio, diretora-executiva de estratégia da Interbrand, entende que uma situação pontual como essa pode abalar o setor como um todo
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Amanda Schnaider
12 de setembro de 2022 - 13h00
Nos últimos dias, dezenas de cães morreram ou tiveram intoxicação em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal após ingerirem os petiscos Dental Care, Every Day e Petz Snack Cuidado Oral, todos fabricados pela empresa Bassar Pet Food e revendidos em grandes redes de pet shops, como a Petz.
A investigação sobre os casos, inclusive, levou à interdição, no último dia 2, da fábrica da Bassar em Guarulhos, na Grande São Paulo, por suspeita de contaminação em produtos de alimentação animal e ao recolhimento de todos os lotes de produtos pelo Ministério da Agricultura.
Em nota enviada ao Meio & Mensagem, o Grupo Petz, informou que assim que o fato foi noticiado, retirou voluntariamente os produtos dos pontos de vendas da rede, notificando a empresa Bassar para ciência e providências, bem como colocou-se prontamente à disposição para colaborar com apuração dos fatos. “Procurada pelas autoridades, o Grupo Petz reitera estar acompanhando e colaborando com as apurações dos órgãos competentes e aguardando os esclarecimentos do fabricante, que por sua vez aguarda análises técnicas de órgãos reguladores para o tipo de produto”, reforçou, em comunicado.
Já a Bassar disse que interrompeu a produção de sua fábrica até que sejam esclarecidas as suspeitas e que “está contratando uma empresa especializada para fazer uma inspeção detalhada de todos os processos de produção e do maquinário em sua fábrica, em São Paulo”. Além disso, na última sexta-feira, 9, a Bassar afirmou, em nota, que fará um recall de todos os produtos fabricados desde 7 de fevereiro de 2022.
Mercado pet vira oportunidade como conteúdo
Situações como essa podem passar uma imagem negativa das marcas aos olhos dos consumidores. “Hoje em dia, bicho não é apenas bicho: é parte da família e de toda uma construção de afeto, é presença. E, justamente por isso, um caso como esse, além de toda a complexidade em termos de saúde animal, ganha uma repercussão ainda maior do ponto de vista de reputação dessas marcas”, enfatiza Elaine Baio, diretora-executiva de estratégia da Interbrand.
Segundo ela, nesses momentos é importante levantar reflexões sobre como retomar a confiança em uma marca que causou danos tão graves. “Para as marcas em questão, certamente é preciso entender o que está sendo feito para contornar essa crise”. Dentro disso, Elaine reforça que é preciso estabelecer um diálogo aberto com os consumidores, além de buscar formas reais e perceptíveis para restabelecer esses vínculos de confiança para então reconstruir sua imagem e reputação. “É assumir e reconhecer o problema, dialogar e buscar respostas e soluções o quanto antes”.
A diretora-executiva de estratégia da Interbrand também entende que uma situação pontual como essa pode abalar o setor como um todo, na medida em que ganha repercussão e voz por meio das redes sociais e notícias. “Uma situação dessa gravidade traz de volta os olhares e a atenção dos consumidores para a reconstrução de atributos fundamentais da categoria como confiança, segurança produtiva e qualidade”, finaliza.
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