Produtora de Matuê apresenta primeira edição de festival
30PRAUM apresenta Plantão Festival, com line-up voltado ao rap e trap, como Djonga e Marcelo D2, no Ceará
Produtora de Matuê apresenta primeira edição de festival
BuscarProdutora de Matuê apresenta primeira edição de festival
Buscar30PRAUM apresenta Plantão Festival, com line-up voltado ao rap e trap, como Djonga e Marcelo D2, no Ceará
Renan Honorato
13 de abril de 2023 - 15h25
A produtora criada pelo rapper Matuê e pela empresária Clara Mendes, 30PRAUM, organiza a primeira edição do Plantão Festival. O evento, que acontece em 20 de abril, em Fortaleza (CE), terá no roteiro de atrações Marcelo D2, WIU, Teto, L7nnon, Djonga, Major RD, Welisson e Arthurzim. Os ingressos podem ser encontrados na faixa dos 70 reais.
O festival tem patrocínio majoritário da Budweiser e da Pernord Ricard Brasil, sendo realizado em coprodução com a For You Produções. A concepção criativa foi desenvolvida por Matuê e Clara com intuito de fomentar a cena musical cearense. “Já vendemos, até agora, cerca de 15 mil ingressos e nossa expectativa está bem alta para o evento”, comenta Matheus Brasileiro Aguiar (Matuê). Apesar de ainda estar às vésperas da primeira edição do festival, os sócios têm a pretensão de construir um evento itinerante pelas capitais nordestinas e, em 2024, levar o Plantão para Portugal.
O hip hop, assim como outros espectros artísticos e culturais, passa por um processo de redistribuição e transferência de poder. Essa descentralização passa não apenas pela produção criativa, mas, com inclusive destaque, pelo controle dos negócios em processos decisórios. “É nesse cenário que ocorre o Plantão Festival, em que vários selos musicais têm buscado produzir seus próprios festivais e trabalhado com pessoas que tenham como princípio o conceito do hip hop e a identidade dos artistas”, ressalta ele.
Segundo Matuê, o que norteia toda concepção do projeto é o enaltecimento da cultura nordestina representada na cultura hip hop. “O festival é uma das estratégias da 30PRAUM para mostrar que temos força na região. Eu pensei no conceito, em quem seria o público que iria curtir nosso evento”, explica.
O selo fonográfico e produtora musical, 30PRAUM, surgiu em 2016 ao buscar inspiração na cena musical nordestina que tinha como principais expoentes os músicos de rap e trap, além de transformar o Ceará num polo artístico para o hip hop da região. Atualmente, além de agenciar o próprio Matuê, os cantores WIU e Teto são nomes no guarda-chuva da empresa.
“WIU foi um rapaz que eu encontrei com 15 anos, lá do fundão de Fortaleza, e o Teto é do interior da Bahia, de Novo Paraíso”, diz e acrescenta: “Eu participo na escolha de quem vão ser o agenciados e os critérios vão além da música, é uma questão de ‘cabeça’, projeção de carreira. Eu estou na mesa em todas as decisões importantes”.
“Não tenho interesse em trabalhar com artistas passivos em suas carreiras que precisam de babá, gosto de trabalhar com pessoas que estejam dispostas a trabalhar. Mas se pensarmos na faixa etária da cena, com 15 a 19 anos, essas coisas são coisas raras, então, fazemos um estudo muito grande de quem é essa pessoa que vai fazer parte da 30PRAUM”, finaliza.
Segundo o executivo e rapper, a divisão acionária entre os sócios é “50-50%”, sendo que é de responsabilidade dele ficar a cargo da produção criativa da produtora. “Eu sempre estive atuando no backstage, com uma mão empresarial muito forte. O nome mesmo, ‘Plantão’, a data que será o evento, em 20/04, que se você inverter fica 4:20. São esses trocadilhos que fazem o marketing com um público específico que nós queremos atingir, então, em termos de conexão com o consumidor final é um sucesso”, diz Matuê.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros