Puma usa varejo físico e cultura local para aumentar relevância

Buscar

Puma usa varejo físico e cultura local para aumentar relevância

Buscar
Publicidade

Marketing

Puma usa varejo físico e cultura local para aumentar relevância

Luciana Soares, diretora de marketing da empresa alemã, detalha abertura da megaloja no Morumbi Shopping e a campanha "Amanhã já é história"


2 de maio de 2023 - 6h00

Na semana passada, a Puma inaugurou uma nova loja no Shopping Morumbi. Com 360 m², o espaço faz parte da estratégia de expansão de retail da marca, que almeja abrir lojas nos grandes shoppings do Brasil nos próximos anos, começando por São Paulo. Essa será a 14ª loja da marca no Brasil e estão previstas outras duas para o ano.

Campanha "Amanhã já é história", da Puma, relembra história da marcar enquanto celebra o novo (Crédito: Divulgação/Puma)

Campanha “Amanhã já é história”, da Puma, relembra história da marcar enquanto celebra o novo (Crédito: Divulgação/Puma)

Em dezembro de 2022, a Puma havia inaugurado sua primeira megaloja, de 535 m², no Shopping Metrô Tatuapé. A loja segue o conceito “Forever Faster”, que inclui coleções novas, colaborações com artistas, embaixadores e parceiros. A intenção é ter essas mesmas características na loja na Zona Sul da capital paulista.

De acordo com a diretora de marketing da empresa alemã, Luciana Soares, a Puma está evoluindo a sua presença de marca, o que justifica um espaço grande e em um shopping com grande fluxo, concentrando todos os principais lançamentos e produtos.

“É ter uma manifestação física da nossa marca, é criar todo um universo Puma onde o consumidor possa entender não só a nossa oferta de produtos, mas ver as nossas campanhas e a nossa mensagem de marca”, explica. As megalojas são tendências consolidadas no segmento de vestuário esportivo. No caso da Puma, há o objetivo de trazer outras experiências para o consumidor.

Segundo a executiva, a marca também tem uma meta agressiva de aumento de presença em lojas parceiras para aumentar sua relevância na categoria espotiva e visa dobrar o tamanho dos investimentos nas próximas coleções.

Puma adota comunicação jovem e local

Em março, a Puma fez o que a executiva classifica como seu maior investimento da marca no Brasil com a campanha local “Amanhã já é história”, para sua linha de Sportstyle. A comunicação também faz parte do conceito global aplicado nas lojas: Forever Faster, que acena, ao mesmo tempo, para o passado e futuro através dos produtos considerados icônicos pela marca, como os tênis Suede, RS-X e Mayze, e com produtos de vestuário com estética retrô. Esse aceno duplo dialoga com o objetivo da marca se tornar reconhecida por consumidores de todas as idades.

“Queremos que a Puma não seja apenas uma marca lembrada pelo consumidor, mas também desejada por todo o seu legado e estilo, que juntos já fazem parte da história do esporte”, explica Luciana.

Para isso, a empresa recrutou a atriz Any Gabrielly, de 20 anos, para ser embaixadora da marca e do tênis Mayze. Ela se junta a Larissa Manoela, Isis Valverde, Neymar Jr., Isadora Pacheco, Letícia Oro, Vitória Rosa, entre outros embaixadores. “Todos são escolhidos com base nas suas histórias e originalidades, também pela forma como se comunicam com seus públicos”, diz a executiva.

Além de contar com os talentos brasileiros na campanha, a empresa buscou usar textos com expressões do consumidor brasileiro.

Outro fator de importância para a campanha foi trazer o conceito global para a realidade local. A empresa recebe guidelines globais, mas o time Brasil ainda troca com o time da América Latina para alinhar e trocar ideias de grandes campanhas para o País.

O esporte segue sendo o fio condutor das ações da marca no Brasil e, conforme Luciana, a missão é exaltar o esporte por meio da cultura.

“Nosso desafio é: dentro de um segmento tão dinâmico, conseguirmos ganhar a atenção do consumidor e atender suas necessidades por meio dos nossos produtos. Falando especificamente do marketing, é importante mantermos o foco nas categorias principais e construí-las de maneira simples e consistente, além de continuar escrevendo essa história com inovação e originalidade”, declara a executiva sobre o futuro da Puma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMOs são profissionais mais procurados pelas bets no Brasil

    CMOs são profissionais mais procurados pelas bets no Brasil

    Após regulamentação das casas de apostas no País, empresas buscam lideranças estratégicas no mercado local, apontam dados da Michael Paige

  • Os planos da NBA House para 2024

    Os planos da NBA House para 2024

    Com formato maior, liga pretende trazer mais experiências imersivas para os fãs de basquete e mais interações com as marcas