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Marketing

Puma usa varejo físico e cultura local para aumentar relevância

Luciana Soares, diretora de marketing da empresa alemã, detalha abertura da megaloja no Morumbi Shopping e a campanha "Amanhã já é história"


2 de maio de 2023 - 6h00

Na semana passada, a Puma inaugurou uma nova loja no Shopping Morumbi. Com 360 m², o espaço faz parte da estratégia de expansão de retail da marca, que almeja abrir lojas nos grandes shoppings do Brasil nos próximos anos, começando por São Paulo. Essa será a 14ª loja da marca no Brasil e estão previstas outras duas para o ano.

Campanha "Amanhã já é história", da Puma, relembra história da marcar enquanto celebra o novo (Crédito: Divulgação/Puma)

Campanha “Amanhã já é história”, da Puma, relembra história da marcar enquanto celebra o novo (Crédito: Divulgação/Puma)

Em dezembro de 2022, a Puma havia inaugurado sua primeira megaloja, de 535 m², no Shopping Metrô Tatuapé. A loja segue o conceito “Forever Faster”, que inclui coleções novas, colaborações com artistas, embaixadores e parceiros. A intenção é ter essas mesmas características na loja na Zona Sul da capital paulista.

De acordo com a diretora de marketing da empresa alemã, Luciana Soares, a Puma está evoluindo a sua presença de marca, o que justifica um espaço grande e em um shopping com grande fluxo, concentrando todos os principais lançamentos e produtos.

“É ter uma manifestação física da nossa marca, é criar todo um universo Puma onde o consumidor possa entender não só a nossa oferta de produtos, mas ver as nossas campanhas e a nossa mensagem de marca”, explica. As megalojas são tendências consolidadas no segmento de vestuário esportivo. No caso da Puma, há o objetivo de trazer outras experiências para o consumidor.

Segundo a executiva, a marca também tem uma meta agressiva de aumento de presença em lojas parceiras para aumentar sua relevância na categoria espotiva e visa dobrar o tamanho dos investimentos nas próximas coleções.

Puma adota comunicação jovem e local

Em março, a Puma fez o que a executiva classifica como seu maior investimento da marca no Brasil com a campanha local “Amanhã já é história”, para sua linha de Sportstyle. A comunicação também faz parte do conceito global aplicado nas lojas: Forever Faster, que acena, ao mesmo tempo, para o passado e futuro através dos produtos considerados icônicos pela marca, como os tênis Suede, RS-X e Mayze, e com produtos de vestuário com estética retrô. Esse aceno duplo dialoga com o objetivo da marca se tornar reconhecida por consumidores de todas as idades.

“Queremos que a Puma não seja apenas uma marca lembrada pelo consumidor, mas também desejada por todo o seu legado e estilo, que juntos já fazem parte da história do esporte”, explica Luciana.

Para isso, a empresa recrutou a atriz Any Gabrielly, de 20 anos, para ser embaixadora da marca e do tênis Mayze. Ela se junta a Larissa Manoela, Isis Valverde, Neymar Jr., Isadora Pacheco, Letícia Oro, Vitória Rosa, entre outros embaixadores. “Todos são escolhidos com base nas suas histórias e originalidades, também pela forma como se comunicam com seus públicos”, diz a executiva.

Além de contar com os talentos brasileiros na campanha, a empresa buscou usar textos com expressões do consumidor brasileiro.

Outro fator de importância para a campanha foi trazer o conceito global para a realidade local. A empresa recebe guidelines globais, mas o time Brasil ainda troca com o time da América Latina para alinhar e trocar ideias de grandes campanhas para o País.

O esporte segue sendo o fio condutor das ações da marca no Brasil e, conforme Luciana, a missão é exaltar o esporte por meio da cultura.

“Nosso desafio é: dentro de um segmento tão dinâmico, conseguirmos ganhar a atenção do consumidor e atender suas necessidades por meio dos nossos produtos. Falando especificamente do marketing, é importante mantermos o foco nas categorias principais e construí-las de maneira simples e consistente, além de continuar escrevendo essa história com inovação e originalidade”, declara a executiva sobre o futuro da Puma.

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