Tradição fala mais alto na escolha de carros autônomos
Estudo da ESPM mostra confiança maior em empresas como Apple e Google, mas disposição de compra vai para Tesla e Toyota
Tradição fala mais alto na escolha de carros autônomos
BuscarTradição fala mais alto na escolha de carros autônomos
BuscarEstudo da ESPM mostra confiança maior em empresas como Apple e Google, mas disposição de compra vai para Tesla e Toyota
Luiz Gustavo Pacete
6 de fevereiro de 2019 - 6h00
O mercado de carros autônomos anda agitado. Nesta terça-feira, 5, a Tesla informou a aquisição da Maxwell, empresa de baterias, por US$ 218 milhões. Também nesta terça-feira, a Volkswagen anunciou uma parceria com a Tesla para o desenvolvimento de componentes elétricos. Sem contar os testes de Google, Apple e também empresas tradicionais como GM, Ford e Toyota no segmento. Uma característica marcante da transformação dessa indústria está na divisão clara entre Detroit e Vale do Silício. De um lado, as marcas tradicionais automotivas e de outro as empresas de tecnologia.
O marketing espacial de Elon Musk
Levantamento desenvolvido pela ESPM, feito com 213 brasileiros com disposição de comprar um carro autônomo, no período de julho a setembro de 2018, que será publicado em junho no 16th SGBED & XII ESPM International Conference in Management, identificou o potencial consumidor brasileiro, quando questionado sobre confiança aponta empresas de tecnologia. No entanto, ao serem perguntados sobre usabilidade, preferem as marcas tradicionais.
“Preocupações quanto à segurança, privacidade e discussões sobre dilemas éticos lideram as conversas a respeito desta tecnologia e alimenta as expectativas dos mais otimistas e os medos daqueles que temem repassar a uma máquina decisões que podem ter consequências indesejadas. Outro tema interessante, ligado à adoção de qualquer nova solução, tecnológica ou não, diz respeito ao impacto que a marca pode exercer na decisão por adotar uma inovação”, afirma JC Rodrigues, especialista em mobilidade e responsável pelo estudo.
Apple realoca equipe de carros autônomos
De acordo com JC, esta poderá ser a primeira vez que empresas de duas indústrias distintas se tornarão concorrentes diretos: montadoras de automóveis e empresas de tecnologia – embora a tendência seja a combinação das capacidades de ambas para desenvolvimento de soluções em conjunto.
Em resumo, a tabela abaixo mostra o ranking em termos de confiança na marca e disposição de uso de carros autônomos:
*Imagem ao topo: reprodução
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros