Mídia

IDC prevê demanda de 183 bi de apps em 2015

Aplicações ganham importância como mídia e já superam acessos via browser

i 29 de junho de 2011 - 4h02

O número de downloads anuais de aplicativos (apps) móveis deve aumentar de 10,7 bilhões este ano para cerca de 183 bilhões em 2015, conforme pesquisa da IDC. Porém, estudo semelhante da ABI Research prevê que os downloads de apps para 2016 chegarão a apenas 44 bilhões. De qualquer forma, esses dados confirmam que as apps devem se consolidar como mídia. Com a pesquisa, a IDC indica que há uma mudança em curso e que a dependência atual das compras móveis deve ser substituída pelo download de apps como principal foco de monetização das próprias aplicações.

Os desenvolvedores de apps devem se concentrar cada vez mais em apps de compra e de publicidade (chamados in-apps) como forma de financiar os modelos de negócios, mudança que se torna cada vez mais evidente na categoria das apps gratuitas. Já em janeiro deste ano, em outro estudo, a IDC havia constatado que os desenvolvedores estavam cada vez mais focados no planejamento de publicidade, compras e e-commerce para suas aplicações móveis.

Outro dado confirma o avanço das apps: a Flurry Research acaba de divulgar pesquisa feita este mês nos Estados Unidos pela qual os usuários gastam 9% mais tempo em apps do que em browsers (os navegadores tradicionais de sites da internet). São 81 minutos gastos em apps ante 74 minutos diários passados na internet via browser. Há um ano, os usuários norte-americanos gastavam 49% mais tempo em navegação: eram 64 minutos em browser ante 43 minutos por dia nas apps.

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