As mil e uma utilidades do meme no diálogo digital
Estudo da plataforma Gente, da Globosat, feito em parceria com a Consumoteca, mostra que 85% dos internautas, de uma amostragem de mil pessoas, já utilizaram o recurso
As mil e uma utilidades do meme no diálogo digital
BuscarAs mil e uma utilidades do meme no diálogo digital
BuscarEstudo da plataforma Gente, da Globosat, feito em parceria com a Consumoteca, mostra que 85% dos internautas, de uma amostragem de mil pessoas, já utilizaram o recurso
Luiz Gustavo Pacete
29 de maio de 2019 - 12h45
A Plataforma Gente, hub de estudos da Globosat, divulgou nesta quarta-feira, 29, um estudo que identifica o papel do meme no diálogo digital dos brasileiros. Feito em parceria com a Consumoteca, o “In Meme We Trust” aponta qual o papel da linguagem como forma de comunicação, suas variações e as principais utilidades apontadas pelas pessoas. Foram ouvidos via questionário digital, no primeiro trimestre deste ano, mil entrevistados em todo o território nacional.
Memes, gifs e marcas: modo de usar
Dos destaques do levantamento está a informação de que 85% das pessoas costumam curtir memes na internet. Dentre algumas classificações do estudo para a importância do meme está o fato de que ele se reinventa com frequência.
“Apesar de preservar referências comuns, é frequentemente alterado para novos contextos e significados. Diferente do conteúdo viral, o meme está em constante alteração. Ou seja: memes são virais, mas nem tudo que é viral é meme”, explica o estudo. Além disso, o material aponta que o meme é resultado de uma seleção natural do conteúdo.
“A cada nova alteração ele vai ganhando sobrevida. O potencial que um meme tem, tanto de espalhamento quanto de permanência, vem dessa capacidade de renovação. Quanto mais gente aceitando esse convite pra fazer alterações, mais ele tende a se espalhar”, afirmou ao estudo Fernando Fontanella, especialista em cultura digital. Do montante ouvido, 73% afirmam que já souberam de uma notícia política através de um meme e 57% seguem alguma página só para acompanhar a linguagem. Além disso, para 45% das pessoas o meme serve para quebrar o gelo, 43% explicam que ele serve para mandar indiretas.
Dentre as funções de um meme, 63% apontam que os procuram para se distrair, 75% acham que o meme ajuda a aliviar o stress do cotidiano e 46% das pessoas compartilham memes que traduzem seus problemas pessoais. Como forma de linguagem digital, o meme tem a função de ser engraçado, para 79% das pessoas; traduzir a opinião sobre algo, para 51%; gerar polêmica, 25%; atrair repercussão, 21% e privilegiar o meme feito por algum conhecido, 9%.
O estudo ainda classifica o potencial de inclusão de um meme já que 64% se sentem incluídos quando entendem um meme, 66% se sentem mais bem informados quando entendem um meme e 54% acham que meme ajuda a dialogar com o diferente. Por fim, apenas 22% dos internautas produzem memes e para a geração Z, chamada de nativa digital, se comunicar com memes é algo natural. Não importa a temática: eles são ferramentas que ajudam a expressar sentimentos e opiniões
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King