Diário do Grande ABC completa 55 anos
Título comemora aniversário com reformulação no impresso e no digital
Título comemora aniversário com reformulação no impresso e no digital
Nathalie Ursini
13 de maio de 2013 - 4h13
No último sábado 11, o Diário do Grande ABC completou 55 anos de existência. A data foi marcada com a estreia do novo layout. A reformulação gráfica passa por alterações na tipografia e na distribuição de textos e fotos, a fim de propiciar uma experiência de leitura mais agradável. As editorias ganham tons pastéis em suas cores que, segundo o diretor de redação Sérgio Vieira, facilita a visualização.
As colunas foram reorganizadas, padronizando os formatos, e as fotos passam a ser mais bem aproveitadas, deixando as páginas mais arejadas. Outras novidades são a volta do caderno Economia, que havia deixado de circular separadamente, e a criação de uma seção com foco nos aposentados. O caderno Automóveis deixa o modelo standart e adota o tablóide.
O digital também passa por reformulações. O portal do Diário do Grande ABC ganha mais recursos interativos e se volta para a prestação de serviços. O sistema de virtual paper também foi modificado, e a leitura da versão impressa no meio digital ganha incremento de mídia, como acesso direto a imagens e vídeos. Além disso, o título esta em fase final de implementação da plataforma mobile, a expectativa é que a plataforma esteja pronta até o fim deste mês.
Apesar das mudanças, Vieira frisa que todo o cuidado foi tomado para não perder a identidade do Diário. “O jornal se orgulha de, ao longo de cinco décadas e meia, ter como principal bandeira a defesa dos interesses da população do Grande ABC. Para isso, temos como foco investimentos em qualidade editorial voltada aos assuntos regionais. O Diário do Grande ABC é um grande prestador de serviço ao morador das sete cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), trazendo em suas páginas as demandas do cidadão. Somos um fórum permanente para este público. Cada vez mais, o leitor se vê nas páginas do Diário”, explica Vieira.
Com toda a reformulação, o jornal ganha mais páginas, fazendo com que o título siga no sentido inverso da estratégia adotada por outros grandes veículos como O Estado de S. Paulo, que recentemente reduziu o tamanho de sua publicação. (saiba mais) “Felizmente, caminhamos na direção contrária. O entendimento da direção do Diário do Grande ABC é que o momento é justamente de investimento, tanto no material humano, reforçando assim um conteúdo de qualidade, quanto na área tecnológica. Investir no funcionário é fundamental para que seja produzido um jornalismo de qualidade. No momento em que há grande concorrência com mídias digitais, é importante que o veículo impresso diferencie-se de uma informação instantânea de um portal, trazendo no dia seguinte a contextualização do fato, o que exige um time qualificado para produzir este tipo de conteúdo. Por conta disso, entendemos que ainda há grande espaço a ser explorado pelo jornal impresso, sempre muito presente no cotidiano do cidadão”, finaliza.
No dia do lançamento (11 de maio), o jornal foi publicado com as duas capas, confira abaixo:
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo