Mídia

Estadão lança plano comercial para Copa

Grupo aposta em conteúdo colaborativo para aproximar o público às marcas e aos próprios veículos

i 25 de setembro de 2012 - 6h12

Palmeirenses, corintianos, santistas, são-paulinos, lusitanos e ponte-pretanos. Homens, mulheres, crianças e idosos. Não importa a qual desses grupos você pertença. O futebol é tema de discussão em qualquer roda. Apostando nas cornetadas e nos pitacos dos quase 195 milhões de brasileiros, o Estadão investirá no conteúdo colaborativo em seu projeto para a Copa do Mundo de 2014.

O plano comercial foi apresentado na tarde desta terça-feira 25, durante almoço para agências e anunciantes, por Illan Kow, diretor de projetos do Grupo Estado. O projeto “Brasil, a maior seleção do mundo” resume o que será feito pelo grupo nos próximos dois anos. Serão comercializadas quatro cotas de patrocínio, ao preço de tabela de R$ 20 milhões cada uma, além de oito cotas de apoio. “O futebol não é apenas jogo, vai além dos 90 minutos e isso já fazemos muito bem com nossa equipe de esportes. Mas, acreditamos muito na questão dos comentários. As discussões geradas a partir do jogo são tão importantes quanto o próprio jogo”, conta. “Por isso, vamos dar voz a todos os técnicos”, complementa.

De acordo com o projeto comercial, os patrocinadores estarão envolvidos em todas as plataformas com exposição de marca e possibilidades de ativações. “Vai além da entrega convencional de mídia”, explica Kow. O projeto é de dois anos, com início em 2013, com a Copa das Confederações, e término em 2014, ao final da Copa do Mundo.

Segundo Kow, a colaboração dos leitores será de extrema importância para a aproximação entre os anunciantes, o público e as plataformas do grupo. Além da cobertura jornalística habitual, o Grupo Estado criou três pilares de apoio para o projeto: cobertura colaborativa, gringo friendly e experiência.

A cobertura jornalística será feita pelas equipes de todos os meios – o jornal O Estado de S Paulo, rádio Estadão ESPN e o portal do Estadão. Além disso, haverá produção de notícias pela Agência Estado para oferta de conteúdo para outros veículos. O portal do Estadão abrigará um site especial para a Copa do Mundo; a rádio terá uma programação especial; e, junto com o jornal, circularão mais de 20 guias e cadernos especiais. Ainda, haverá extensão nas redes sociais e em programas especiais da TV Estadão.

O Acervo Estadão será muito explorado, principalmente para realização de matérias, uso de estatísticas e materiais que serão utilizados para contar a história da Copa do Mundo. Todo o conteúdo produzido pelo Estadão poderá ser utilizado pelos patrocinadores em suas páginas nas redes sociais. 

wraps

Colaboração
O conteúdo colaborativo é uma das grandes apostas da editoria de esportes do Estadão. O primeiro passo para a interação será um concurso cultural que selecionará estudantes de jornalismo para formar a Seleção Universitária. Serão selecionados estudantes das 12 cidades sede para fazer a coberturas das Copas das Confederações e do Mundo. Os textos enviados pelos estudantes serão filtrados pelos editores e utilizados nas plataformas do Estadão.

Já o Jornal dos Técnicos será uma publicação impressa, com versão também no online, com textos de pessoas que quiserem escrever sobre o assunto. O Bar Pirajá, de São Paulo, capital, será a sede dos debates e discussão, como se fosse uma reunião de pauta para a próxima edição. Todo o material será aproveitado nas mais diversas plataformas.

O Gringo Friendly será a plataforma para os turistas que virão ao Brasil durante os eventos. O Estadão lançará o E-Book Histórias do Futebol, em três línguas, com a história da Copa do Mundo e dos 150 anos do futebol, utilizando matérias especiais do Estadão Acervo em PDF e também versão tablet. O Divirta-se na Copa será um Guia de São Paulo, também em três línguas, com serviços de restaurantes, bares e momentos de lazer na cidade. Serão distribuídos em pontos estratégicos como estádios e hotéis uma versão do Estadão em espanhol e inglês, com as principais notícias produzidas sobre a Copa.

No pilar Experiência, o Estadão promoverá o 36º Prêmio Atleta do Ano. O Estadão reservou também um camarote do estádio Itaquerão para relacionamento. Além da exposição Campo de Todas as Nações, com itens de jogadores históricos e páginas do Estadão Acervo.

wraps