Impulso testa experiências sensoriais com som para atrair clientes em farmácias
Iniciativa com a Kenvue busca medir o impacto de estímulos sonoros na conversão de vendas de produtos da marca
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Larissa Santiago
26 de junho de 2025 - 6h03
Impulso lança projeto piloto de DOOH (Crédito: Divulgação)
A Impulso, plataforma de retail media do grupo RD Saúde, iniciou projeto piloto que leva áudio às telas digitais em 81 unidades das redes Raia e Drogasil.
A parceria ocorreu com o time da Kenvue, empresa global de saúde que nasceu a partir da separação da Johnson & Johnson.
Assim, desde agosto de 2023, atua como companhia independente, responsável por marcas como Aveeno, Band-Aid, Johnson’s, Listerine, Neutrogena e Tylenol.
Ao todo, 118 telas passam a exibir campanhas que aliam imagens e som, em aposta para ampliar o engajamento dos consumidores no ponto de venda através de experiências sensoriais e interativas.
A iniciativa, lançada com a campanha “Promoção Bebê Johnsons”, proporciona experiência sensorial mais completa e eficaz.
E tem como objetivo aumentar tanto a atenção quanto a memorização das mensagens publicitárias pelo público que circula nas lojas.
“A ideia surgiu a partir de um teste interno do time de tecnologia, que utilizava gatilhos de áudio via QR Code. A partir dessa referência, propusemos adaptar a lógica para ativação de áudio nas telas digitais das lojas, sempre com o cuidado de não interferir na experiência dos consumidores nem na rotina dos colaboradores”, explica Fabiana Manfredi, CEO da Impulso.
A executiva, ainda, reforça que a escolha dos pontos de exibição levou em conta o fluxo de clientes e o bem-estar das equipes para que a experiência fosse positiva, e não intrusiva.
A Impulso definiu padrões técnicos, como spots de 10 segundos, controle de volume e 252 inserções diárias, além de adaptar o formato às características específicas de cada loja, como tamanho e nível de ruído ambiente.
Dessa forma, os primeiros dias de teste mostraram que o áudio foi percebido em todas as unidades, com feedbacks que ajudaram a ajustar, de 30% para 20%, o volume e a frequência para otimizar a experiência do consumidor e das equipes.
“Embora ainda estejamos consolidando os dados quantitativos, já observamos que o canal de telas digitais apresentou relevância nas vendas, o que nos levou a prorrogar a campanha”, explica.
Também, diz Fabiana, realizaremos de cinco a dez visitas técnicas para entender o comportamento por unidade, o que reforça nossa abordagem personalizada e cautelosa.
“Por isso, escolhemos canais como sustentabilidade e mais saúde, que têm posicionamento estratégico e menor impacto operacional. Por exemplo, telas que ficam atrás do balcão, como as P e G, não são utilizadas nesse tipo de campanha justamente por estarem próximas à equipe de atendimento”, completa.
Ainda sobre o áudio, a empresa diz que ainda não tem consolidação de análise, mas já iniciou estudo para comparar o desempenho de três grupos de lojas com tela, com tela e áudio e sem tela.
Sobre conversão, a principal métrica que a empresa acompanha é a conversão em vendas por meio da comparação entre os diferentes grupos de lojas.
“Nosso objetivo é entender o impacto real do áudio como componente adicional no mix de comunicação no ponto de venda”, explica a CEO.
O projeto, portanto, segue em fase de testes, mas com o objetivo de inclusão no portfólio regular.
Ainda, a porta-voz afirma que já tem outra campanha em andamento que, além do áudio, contará com conteúdo de influenciadores, em formato que se aproxima do universo das plataformas sociais.
“A partir dessa campanha, pretendemos consolidar o modelo e oferecer ao mercado de maneira estruturada”, fala Fabiana.
Sobre formatos mais sensoriais, como o uso de aroma, temperatura e interatividade via QR Code, a CEO diz que a Impulso já testa ativação olfativa.
Esse teste libera a fragrância em intervalos programados com uso de aparato específico.
“Também desenvolvemos campanhas com QR Code nos tablets de balcão que, ao serem escaneados, ativam conteúdo em sincronia em todas as telas da loja. Além disso, já operamos campanhas ativadas por temperatura: o sistema identifica a previsão climática local e exibe a campanha apenas quando a temperatura atinge o parâmetro definido, permitindo ativações específicas para dias quentes ou frios”, finaliza.
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