Lollapalooza gerou R$ 291 milhões em earned media
Estudo da CDN aponta que, apesar disso, sob o aspecto do ESG, exposição do festival e seus patrocinadores na imprensa foi negativa em R$ 2 milhões
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Meio & Mensagem
31 de março de 2023 - 17h51
O Lollapalooza Brasil ganhou bastante repercussão na mídia brasileira neste ano. Além das matérias sobre o conteúdo musical do festival, a cobertura do evento pelos principais jornais do País também geraram notícias e debates sobre moda, comportamento e condições de trabalho dos funcionários do festival, que agora deixou de ser controlado pela Time For Fun e passou para as mãos da Rock World.
Lollapalooza Brasil 2023 gerou R$ 291 milhões de exposição espontânea na imprensa (Crédito: Reprodução)
Observando essa movimentação, a CDN, agência de PR, realizou um levantamento inédito para medir o earned media do festival. Segundo o estudo, o Lollapalooza Brasil rendeu R$ 291 milhões de exposição espontânea na imprensa. O valor foi verificado pelo IQEM-V (Índice de Qualidade e Exposição nas Mídias), indicador proprietário da agência que valora e qualifica a exposição na imprensa e nas redes sociais.
Para realizar essa pesquisa, a agência analisou 1.020 publicações em veículos de imprensa do Brasil, impressos e online, entre os dias 1º e 27 de março, e classificou as matérias em 16 características e mais de 30 padrões, com uma customização exclusiva para a análise da edição deste ano do festival. Uma equipe formada por cinco jornalistas especialistas em dados foram os responsáveis pela condução da pesquisa.
De acordo com o estudo, o tema que dominou as notícias sobre o festival foi entretenimento (line-up e programação sobre shows), com 70%. Apesar disso, pautas sobre moda e estilo, categorizadas como comportamento, representaram 4,5% do espaço editorial sobre festival. A presença dos influenciadores no festival alcançou 8,7% da exposição, sendo que as três principais celebridades que apareceram nas notícias sobre o Lolla foram: Anitta, Bruna Marquezine e Sabrina Sato.
O que chamou a atenção na pesquisa, porém, foi a exposição negativa que o festival ganhou sob o ponto de vista do ESG, principalmente por conta das notícias sobre denúncias de más condições de trabalho dos funcionários que participaram da organização do evento. Neste sentido, a exposição do festival e seus patrocinadores na imprensa foi negativa em R$ 2 milhões.
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