Receita publicitária da Globo recua 8% em 2019

Buscar

Receita publicitária da Globo recua 8% em 2019

Buscar
Publicidade

Mídia

Receita publicitária da Globo recua 8% em 2019

Grupo de mídia fehcou o ano de 2019 com receita líquida de R$ 14,1 bilhões, valor 4% menor do que o registrado em 2018


17 de março de 2020 - 14h07

Complxo de estúdios MG4, inaugurado em agosto de 2019 (Crédito: André Valentim)

A Globo Comunicação e Participações apresentou os resultados financeiros referentes ao ano de 2019, que apontam queda na receita, lucros, e no faturamento com publicidade. As informações do resultado financeiro do grupo de mídia foram reportadas nesta terça-feira, 17, em reportagem do Valor Econômico.

De acordo com a reportagem, a receita líquida consolidada da companhia foi de R$ 14,1 bilhões em 2019, uma quantia 4% menor do que a registrada em 2018. Desse montante, de acordo com a companhia, 60% é oriundo de investimentos em publicidade. Essa fatia sofreu uma queda de 8% na comparação com o faturamento publicitário registrado no ano anterior.

Em entrevista ao Valor Econômico, Manuel Belmar, diretor-geral de finanças da Globo, declarou que o mercado publicitário se mostrou menos aquecido em 2019 do que a empresa estimava e que o primeiro semestre foi particularmente fraco para os negócios. O executivo, porém, diz ao Valor que a Globo observou uma recuperação nas cifras no decorrer do ano e que conseguiu crescer bem em termos de publicidade digital.

Enquanto as receitas com publicidade encolheram 8%, aquelas provenientes da área de conteúdo (que compõem os 40% restantes do faturamento da GCP), tiveram alta de 2%. O destaque, de acordo com a reportagem, foi o faturamento do serviço de streaming Globoplay, cujas receitas aumentaram em 55% em 2019.

O lucro consolidado da companhia foi 37,2% menor do que o registrado em 2018, alcançando o montante de R$ 752,5 milhões. Em 2018, o lucro consolidado da Globo havia sido de R$ 1,2 bilhão. Sobre essa redução, o executivo da empresa argumentou à reportagem do Valor Econômico que a Globo custeou os investimentos em conteúdo e tecnologia com recursos próprios.

Um desses investimentos foi direcionado para a construção do MG4, complexo de três estúdios de produção inaugurados em agosto de 2019. O projeto recebeu mais de R$ 200 milhões em investimentos e foi criado para abrigar toda a produção da companhia, inclusive aquelas direcionadas para novas plataformas de mídia.

No ano de 2019, a Globo operou ainda sob a estrutura antiga, com as divisões entre a TV aberta, Globosat, Globo.com e Som Livre. De acordo com o projeto Uma Só Globo, que passou a ser implementado de forma mais prática desde o final do ano passado, todas as operações da empresa serão agrupadas em única estrutura. A mudança já passou a valer para a marca da companhia, que desde o ano passado passou a reconhecer todas as suas operações unicamente como Globo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Parceria permitirá integração de soluções de IA da OpenAI nos aparelhos da gigante da tecnologia; Apple está prestes a lançar o sistema operacional iOS 18 no iPhone

  • Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Novidade foi apresentada pela plataforma no último dia 14 e visa juntar informações em tempo real