RedeTV inicia leilão em mídia programática
Tecnologia de real time bidding permite entrega de anúncios otimizada, direcionada a clusters segmentados, durante programação linear
Tecnologia de real time bidding permite entrega de anúncios otimizada, direcionada a clusters segmentados, durante programação linear
Igor Ribeiro
24 de junho de 2019 - 6h00
Desde a semana passada, a RedeTV tem veiculado anúncios comprados via leilão em tempo real, ou real time bidding (RTB). Os programas que fizeram os primeiros testes foram Edu Guedes e Você e Olga, com veiculação de peças de Amazon, Minalba e Via Varejo. A emissora já vinha realizando inserções de mídia programática desde setembro de 2017.
Amilcare Dallevo Neto (Crédito: Divulgação)
“Fizemos uma integração server to server com a plataforma da Rubicon para garantir que sempre que exista um slot disponível ou reservado para veiculação, a ação ocorra em real time, sem delay e com a qualidade que a TV exige”, explica Amilcare Dallevo Neto, head of value creation da RedeTV, sobre o desenvolvimento da tecnologia. “Rodamos as peças com nossa plataforma plugada na DSP, que nos fornece uma tag de identificação do material a ser exibido.” O executivo afirma que a empresa e parceiros também estudaram mercados internacionais, mas o modelo RTB apresentado é, segundo ele, o primeiro de uma TV aberta por rádio difusão do mundo. Além de Rubicon Project, também trabalham no desenvolvimento do modelo a MediaMath, com veiculação de campanhas via trading desks Publya e Cadreon.
O modelo RTB otimiza a o investimento e a entrega de anúncios segundo o perfil da audiência, como ocorre no digital. A entrega obedece, basicamente, ao demográfico fornecido pela Kantar Ibope, “mas também há a possibilidade de se criar clusters por interesse como esportes, jornalismo, gastronomia, humor”, diz Dallevo Neto.
Em tempos de grande atenção sobre privacidade de dados e regulações envolvendo o assunto, o executivo afirma que os parceiros são criteriosos em relação à privacidade de dados de audiência utilizados no serviço. “Isso foi questão primordial para a escolha das plataformas. Há um cuidado enorme com relação à GDPR e à LGPD.”
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