O protagonismo das empresas para a construção de um futuro melhor
Não é de hoje que temos falado sobre o quanto as empresas devem assumir seu papel de protagonismo nas mudanças que desejamos ver no mundo nas questões sociais e ambientais
Não é de hoje que temos falado sobre o quanto as empresas devem assumir seu papel de protagonismo nas mudanças que desejamos ver no mundo nas questões sociais e ambientais
17 de janeiro de 2024 - 13h23
Acompanhamos uma sessão especial na #NRF2024 com Deloitte e PepsiCo que trouxe a ênfase na importância de abordagens sustentáveis e inovadoras nos negócios, ressaltando a necessidade das empresas se adaptarem às mudanças demográficas dos consumidores, às tecnologias em evolução e aos desafios ambientais.
Não é de hoje que temos falado sobre o quanto as empresas devem assumir seu papel de protagonismo nas mudanças que desejamos ver no mundo nas questões sociais e ambientais. E é isso que a Pepsico tem feito. A companhia reforçou seu compromisso com emissões de carbono, alcançando ser uma companhia carbono zero até 2040. Para isso, foi necessária uma transformação em sua cadeia de valor e o desenvolvimento de um sistema alimentar mais sustentável. A abordagem centrada no consumidor da PepsiCo visa criar impactos positivos não apenas para os consumidores, mas também para sua equipe, clientes e acionistas, usando energia renovável, reduzindo emissões, conservando água e promovendo parcerias para práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de suprimentos. Um compromisso assumido com os stakeholders, um passo fundamental nesse processo.
A transformação digital da PepsiCo também foi um tópico chave. A empresa tem usado a tecnologia para análises avançadas de dados e inteligência artificial para entender comportamentos e preferências dos consumidores, ajudando a personalizar produtos e estratégias de marketing. Isso faz parte de uma iniciativa mais ampla para se manter à frente no cenário digital em rápida evolução.
E quem ouve sobre Pepsico e só se recorda do refrigerante que leva o nome da marca, melhor se atualizar. A PepsiCo já há algum tempo tem desenvolvido um olhar para saúde e bem-estar, diversificando seu portfólio de produtos para incluir opções mais saudáveis, em resposta à crescente demanda do consumidor por escolhas alimentares nutritivas e sustentáveis. Esta mudança não só se alinha com as tendências dos consumidores, mas também reforça o compromisso da PepsiCo em promover comunidades mais saudáveis.
Em todas essas iniciativas a empresa busca parcerias com outras empresas e organizações para impulsionar a inovação e sustentabilidade. Essas colaborações são cruciais para a troca de conhecimento, recursos e tecnologias, facilitando soluções mais eficazes e abrangentes para os desafios enfrentados na indústria de alimentos e bebidas. Afinal, como diz a máxima, “Juntos se vai mais longe”.
E nada disso acontece sem uma cultura forte e com uma liderança engajada com todas essas transformações. Os líderes da PepsiCo desempenham um papel fundamental na multiplicação de uma cultura de inovação, sustentabilidade e centralidade no consumidor, garantindo que esses valores estejam profundamente integrados nas operações e estratégias da empresa.
Mas afinal, lendo tudo isso, o que de prático você pode aplicar na sua empresa agora?
Adaptar-se às Mudanças do Consumidor: Entender e responder às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores, com tecnologias avançadas como análise de dados e inteligência artificial para melhor compreender e atender às suas demandas.
Sustentabilidade e Parcerias estratégicas: Implementar práticas sustentáveis em operações e cadeias de suprimentos, visando reduzir o impacto ambiental. E para isso, criar um processo colaborativo com outras empresas que fazem parte da cadeia de valor.
Foco no que importa: Estar atento às exigências do mercado. Muitas vezes essas exigências vão te obrigar a expandir portfólio para incluir opções que muitas vezes podem culminar na criação de uma nova unidade de negócios e uma nova fonte de receita.
Cultura Corporativa Forte: Desenvolver uma cultura empresarial que valoriza a inovação, a sustentabilidade e a centralidade no cliente. Alinhar essa cultura com o propósito da empresa, seus valores e os impactos que desejam causar no mundo.
Compromisso com a Sustentabilidade e questões sociais: Estabelecer metas claras para reduzir as emissões de carbono e promover a responsabilidade ambiental. Do ponto de vista social, garantir a diversidade e a inclusão no time, na comunicação e nos projetos estratégicos da companhia.
Liderança Proativa: Líderes devem inspirar e conduzir a mudança, promovendo a cultura e assumem o papel de verdadeiros guardiões da execução dos projetos desenhados em inovação, sustentabilidade e transformação social.
Muitas inspirações que podem ser empregadas desde já na sua empresa. Nada melhor do que se espelhar em uma companhia global que tem feito a diferença no mundo.
Compartilhe
Veja também
Para CEO do GPA, avanço do retail media depende da crença dos líderes
Em entrevista, Marcelo Pimentel, explica os passos do grupo na construção da operação de retail e aponta a transposição da experiência da loja ao digital como o principal desafio da categoria
IA, pé no chão e experiência: CMOs fazem balanço da NRF 2024
Bárbara Miranda (Ipiranga), Washington Theotonio (Americanas S.A) e Vivian Zwir (Grupo Casas Bahia) dividem os temas que mais se destacaram ao longo dos três dias de evento