Olimpíadas
Como os Jogos Olímpicos movimentam a moda?
Pesquisa da Ponto Map mostra que, além dos torcidas, brasileiros também estão antenados às conversas sobre os uniformes e estilo dos atletas e delegações
Pesquisa da Ponto Map mostra que, além dos torcidas, brasileiros também estão antenados às conversas sobre os uniformes e estilo dos atletas e delegações
Meio & Mensagem
29 de julho de 2024 - 6h05
As polêmicas sobre o uniforme da comitiva brasileira para Olimpíada de Paris mostram que, além dos esportes, o brasileiro também está atento à moda. Ao menos, é o que aponta a Ponto Map na pesquisa Olímpico Map. Em clima de Jogos Olímpicos, o ranking mostrou quais as marcas envolvidas com o evento conseguiram maior impacto positivo nas redes sociais. Entre elas, estão a Farm, Riachuelo, Dendezeiro, Adidas e Peak.
Com 76% de aprovação, a Farm foi eleita pelo público como a marca que deveria ter sido considerada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a criar os trajes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A Riachuelo, marca responsável pela criação dos trajes, ficou em segundo lugar em menções. A marca teve 56% da aprovação, porém, segundo a pesquisa, isso acontece pelo trabalho com influenciadores em paralelo ao lançamento da coleção.
Além disso, tanto a Dendezeiro quanto a Adidas registraram 100% de aprovação quando analisados as menções nas redes sociais. A marca baiana Dendezeiro foi fundada em 2021 por Hisan Silva e Pedro Batalha e a criação de roupas sem gênero definido é uma das propostas da marca.
Enquanto isso, a Adidas foi citada pelos usuários como possível parceira da Farm para criação de novos trajes para a comitiva brasileira. Além disso, a Adidas foi relembrada pelo patrocínio oficial ao skate brasileiro e aos atletas, como a Rebeca Andrade e o Izaquías Queiroz.
Ao fechar o Top 5, a Peak foi responsável pela confecção dos uniformes dos atletas brasileiros que serão utilizados nas competições. Com 50% de aprovação pelos brasileiros, a outra metade dos usuários das redes sociais gostaria de ter outras marcas como patrocinadores, como Adidas e Nike. A pesquisa analisou 180 mil publicações nas principais redes sociais, como o Instagram, TikTok, Facebook, X e Youtube.
Segundo a V-tracker, parceira do Ponto Map na pesquisa, a skatista Rayssa Leal aparece em primeiro lugar entre os atletas olímpicos brasileiros mais mencionados no X e Facebook. Então conhecida como “fadinha do skate“, Rayssa ajudou a impulsionar a modalidade no Jogos Olímpicos de Tóquio. De fato, segundo o Google Trends, ela ficou entre os cinco atletas mais pesquisados durante a última edição do evento.
Em 2022, a Nike lançou um tênis em parceria com Rayssa Leal e, em 2024, trouxe um modelo exclusivo que esgotou em apenas 20 minutos. A pesquisa realizada pela Ponto MAP em parceria com a V-ask mostrou que a Nike é a segunda marca mais lembrada pelo público brasileiro quando perguntados sobre os patrocinadores de Paris 2024.
De fato, marcas como Dior e Thom Browne se inspiraram nos Jogos Olímpicos para coleções desse ano. Além disso, a Dior também elaborou o vestido de seis metros usado pela cantora Axelle Saint-Cirel, durante a execução do hino nacional francês na cerimônia de abertura.
Enquanto isso, a Louis Vuitton e Martine Rose destacaram o sportswear como tendência dominante nas coleções em 2024. Uma provável influência das roupas usadas pelas comitivas durante a abertura. A Louis Vuitton foi responsável pelo design da tocha olímpica e dos baús que transportaram as medalhas.
Além disso, estilistas e marcas de luxo foram convocados para assinar os trajes oficiais dos esportistas. De fato, Ralph Lauren assinou os trajes dos EUA, enquanto Stella Jean e Philippe Dodard, para o Haiti. As marcas da LVMH, Berluti foi a anfitriã dos jogos enquanto a Chaumet foi a responsável por projetar as medalhas olímpicas. Além de estilizadas, as medalhas contém fragmentos da Torre Eiffel na composição.
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