A Copa e o engajamento das marcas

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Opinião

A Copa e o engajamento das marcas

Evento no Catar pode render boa tabelinha com os anunciantes para captar e fidelizar clientes


6 de dezembro de 2022 - 6h00

Copa do Mundo Catar 2022 taça Copa do Mundo

(Créditos: SERGIO V S RANGEL/Shutterstock)

Com a Copa do Mundo, o mercado está cada vez mais movimentado, assim como as empresas, que estão impulsionando suas vendas durante a maior competição esportiva do mundo. Não à toa, já que a data deve movimentar cerca de R$ 1,48 bilhão em vendas no comércio e serviços, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com tantas expectativas, é fundamental que as marcas utilizem todo o engajamento a seu favor, pois essa é uma grande oportunidade para atraírem a atenção e fidelizarem clientes. Mas, para criar conexões genuínas, é preciso que invistam em estratégias de aproximação com seu público-alvo.

Não existe uma receita a ser seguida, mas alguns passos contribuem para que seja criado um laço afetivo com as marcas. Entre eles, está a personalização do serviço, já que os consumidores não querem ser tratados como números. Segundo uma pesquisa da Open Text, de 2021, 73% das pessoas voltam a comprar de marcas que apostam em personalização. Quando uma empresa consegue despertar a atenção dos consumidores de maneira genuína e personalizar a sua jornada de compra, as chances de se tornarem clientes fiéis são altas.

Sempre falo sobre a importância de as marcas entregarem um serviço de forma personalizada para estabelecer uma boa relação com o público. Sabe aquela encomenda com um bilhete escrito à mão ou um cupom de desconto? Isso é um exemplo de companhia que compreende o valor de criar laços afetivos com seus consumidores. Além disso, a falta desse cuidado também pode resultar em um impacto negativo.

Investir em experiências imersivas é outro ponto primordial às organizações que querem inovar. As buscas por TVs Conectadas (CTVs) registrarão aumento exponencial, visto que, durante as partidas, os torcedores costumam optar pelo uso de telas conectadas, como uma forma de se sentir mais próximos do Mundial. Para o marketing, a CTV oferece uma boa oportunidade, já que seus dados permitem uma segmentação precisa entre canais digitais, além de uma programação de qualidade. O mercado compreende a importância do marketing para impulsionar negócios, o que é ótimo para as marcas, já que é fundamental que as companhias saibam se comunicar com seus consumidores de forma simples.

Com isso, a maturidade das CTVs e das plataformas Over The Top (OTT) são classificadas como uma nova fronteira para mídia e marketing, representando um potencial para esta data. De acordo com o relatório Human Advertising Insights, produzido neste ano pelo Yahoo Brasil, em parceria com a MMA Latam, as principais tendências que nortearão a conexão entre marcas e consumidores estão ligadas à publicidade digital, como a demanda OTT.

Quando falamos em vendas, é cada vez mais perceptível o quanto o conceito omnichannel ganha força, visto que é uma grande tendência para o varejo, capaz de unir todos os pontos de comunicação de uma marca. Especialmente durante a Copa, as experiências híbridas tendem a conquistar o coração dos clientes, já que permitem que os consumidores tenham acesso às multiplataformas de uma empresa.

É importante pontuar que a jornada de compra não termina quando o consumidor recebe o pedido em casa, já que o pós-venda pode gerar bons frutos à marca. Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas às exigências de seus clientes e à disposição para casos de imprevistos, com soluções ágeis e rápidas. Com isso, as chances de fidelizar o público pelo cuidado são grandes. Diria que são infinitas as possibilidades de aproximação, mas é fundamental que as marcas saibam como entreter a atenção dos consumidores ao invés de interromper. Esse é o momento de as empresas aproveitarem todo o engajamento que a Copa do Mundo proporciona ao mercado e trabalharem de maneira estratégica para construírem bons relacionamentos com seus clientes e potenciais leads.

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