A engenharia por trás das marcas em um reality show
Pensando em todo esse cenário, o time de dados precisa, desde o primeiro dia do programa, desenvolver ferramentas internas que ajudem o time da agência
A engenharia por trás das marcas em um reality show
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BuscarPensando em todo esse cenário, o time de dados precisa, desde o primeiro dia do programa, desenvolver ferramentas internas que ajudem o time da agência
Conectar os objetivos de negócio do cliente a um programa ao vivo em tempo real, que envolve diretamente a conduta dos participantes, com constantes mudanças em suas regras e dinâmicas, e que demanda velocidade, é o maior desafio de trabalhar uma marca dentro de um reality show.
É importante entender que, apesar do Big Brother Brasil ser um programa de entretenimento e alta exposição para as marcas participantes, existe um objetivo macro dentro de cada cliente, que exige tomadas rápidas de decisão e que, impreterivelmente, precisam estar pautadas em dados.
Durante um dia de Prova do Líder no programa, por exemplo, além de todo o trabalho de produção em conjunto com a emissora e o cliente, é necessário pensar em todas as variáveis necessárias para que a marca obtenha sucesso dentro do KPI estabelecido, tais como:
• O site está preparado para receber o consumidor com uma jornada simples e prazerosa?• O tempo de carregamento está dentro do esperado?
• Todos os pontos de contato estão mapeados e tagueados para entender o que aconteceu durante a exibição do programa e a partir de ações da marca?
• Toda a mídia carrega os parâmetros necessários para mensurar os resultados?
• Os devidos pixels e tags foram implementados e alinhados com o objetivo do cliente?
• Temos produto suficiente em estoque para evitar problemas de ruptura?
Todos esses pontos precisam estar cobertos dias antes de qualquer iniciativa ao vivo no programa, permitindo que tenhamos todos os dados em mãos em tempo real para que possamos não só mensurar o sucesso de cada ação proposta, mas também ter agilidade de informação para possíveis mudanças de rota.
Dentro do social, o mesmo cuidado é necessário para entender o que está ocorrendo no programa, seja com nossos concorrentes, seja com o público. Pois uma coisa é certa: mesmo usando ferramentas premium de mercado, o Big Brother Brasil é um programa que lida com pessoas, com diversas marcas, e em toda coleta de dados, analisar o contexto é primordial. Quais são as hashtags utilizadas em cada marca? Seus modismos e gírias? Só dessa maneira conseguimos entender o real reflexo do programa e o impacto de cada uma das marcas patrocinadoras.
Pensando em todo esse cenário, o time de dados precisa, desde o primeiro dia do programa, desenvolver ferramentas internas que ajudem o time da agência e o time de marketing do cliente a ter visões ágeis e assertivas que mostrem em tempo real o cenário competitivo das marcas patrocinadoras e participantes do reality, por exemplo.
Outro meio eficaz para ter a visibilidade precisa são os Dash Trends, que podem mostrar de hora em hora quais são os assuntos mais relevantes dentro das principais plataformas, como Twitter, Spotify, YouTube, entre outras relevantes.
Todo esse processo de coleta, averiguação e mensuração envolve diariamente áreas e especialistas da engenharia, social intelligence, web analytics e ciência de dados, que juntos são capazes de fornecer informações rápidas e assertivas para os times criativos, de conteúdo e de mídia, permitindo que tomem decisões pautadas em dados que reflitam o melhor resultado para os clientes.
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