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Opinião

Como as marcas podem se aproveitar dos blogs

Com tanta concorrência na blogosfera, há várias estratégias para se destacar da multidão; a principal delas é ser autêntico


18 de agosto de 2017 - 11h39

Se você é millennial, talvez não se lembre de um tempo sem blogs – mas, já vivemos uma época em que a internet não existia, quando você sabia das novidades pelas conversas dos vizinhos em vez pelo blog do seu amigo.

O blog, ou como era chamado no início – o “weblog”, originou-se como um jornal on-line: um lugar para compartilhar seus pensamentos e sentimentos, e divulga-los na World Wide Web. Segundo reza a lenda da internet, o estudante universitário Justin Hall, escreveu o primeiro blog on-line em 1994, como um diário pessoal de reflexões cotidianas. Embora não soubesse na época, Hall foi pioneiro. Não havia plataforma para blogs, então ele publicou seu post em sua página pessoal. E, típico da internet dos anos 90, o blog de Hall era lento com uma formatação estranha.

Créditos: reprodução

Quando o novo milênio chegou, os blogs deslancharam. Em 1999, havia apenas 23 blogs publicados on-line; em 2006, já havia 50 milhões de blogs, de acordo com o relatório do Estado da Blogosfera da Technorati. Em 1999, a Pyra Labs lançou o primeiro software de blogs, o Blogger. Outros softwares importantes surgiram em seguida, como WordPress e TypePad, em 2003, e, de repente, todo mundo tinha algo a dizer, e aquele “algo” não começou nem terminou com blogs técnicos.

Inicialmente, os blogueiros escreviam com princípios de meio de comunicação e auto-expressão – mas, no final dos anos 90, as pessoas também monetizavam seus blogs. Elas vendiam espaço publicitário em seus sites (o Google Adsense foi lançado em 2003) ou começaram a vender um serviço ou produto relacionado ao blog. Assim que as pessoas perceberam que poderiam lucrar com seus blogs, a natureza da empresa foi redefinida. Os blogs tornaram-se uma ferramenta promocional para as empresas atraírem tráfego e conectarem-se com seus públicos.

À medida que os assinantes regulares cresciam e o público se expandia, o blogueiro agora se tornou uma poderosa força influenciadora. As empresas começaram a entrar em contato com os blogueiros para escreverem posts patrocinados, enviando inúmeras amostras e produtos.

Pulando para os dias atuais, dados de 2017 da eMarketer revelam que 82,2 milhões de pessoas leem blogs por mês. Esse é um grande público e as empresas fariam bem em capitalizar esses mercados potenciais. Os blogs podem ganhar mais exposição para uma empresa, conectar com potenciais consumidores, e promover sua marca. Além disso, ao fornecer informações gratuitas e valiosas sobre um nicho através de suas páginas, os blogueiros podem se estabelecer como autoridades do setor. Quando publicam informações relevantes e de qualidade, eles atraem a atenção de líderes de industriais poderosas e, eventualmente, se tornam “líderes de pensamento” ou fontes.

À medida que evoluímos da internet com fome de conteúdo, agora ela já está cheia. Atualmente, 29,6 milhões de blogueiros atualizam seu conteúdo mensalmente (eMarketer 2017) e, de acordo com a revista Torque, em 2016, 24 novas postagens de blog foram publicadas a cada segundo no WordPress. Os blogs também aumentaram em tamanho. O comprimento médio de uma postagem no blog em 2014 foi de 808 palavras e, em 2016, disparou para até 1054 palavras por publicação (eMarketer).

Muitos blogs circulando em torno da blogosfera, também conhecido como “saturação de blog”, é uma faca de dois gumes. Quanto mais e mais blogs são lançados, seu blog corre o risco de ser dissolvido e perdido na multidão, já que o público está sobrecarregado de escolhas. Antes de começar a temer a sobrecarga da grande bolha de blogs, não há motivo para se preocupar: a bolha não vai explodir.

Não há dúvida de que os blogs devem continuar fazendo parte da estratégia de marketing de conteúdo. Mas com tanta concorrência, a estratégia precisa evoluir. Como você permanece relevante e útil, mantém seu blog único e interessante, e se destaca da multidão? A palavra-chave é qualidade. Estudar seu público-alvo, tentar entender para quem você está escrevendo e, em seguida, oferecer conteúdo pertinente e oportuno. Não basta escrever um blog porque você acha que deveria. Existem muitas outras formas criativas de fornecer informações.

Experimente e inclua imagens – atualmente, 77,7% dos blogs incluem uma imagem, e 51%, mais do que uma imagem. Estudos mostram que o vídeo é o futuro do conteúdo. O vídeo está passando por um crescimento poderoso com 69% representando todo o tráfego de consumidores em 2017 (Cisco). Infográficos são outra ótima estratégia visual para envolver os leitores. Mais importante ainda, seja autêntico. Os leitores podem sentir um conteúdo que não é sincero a quilômetros de distância. Preste atenção ao tipo de conteúdo que gera maior engajamento e tráfego, e faça sua empresa questionar por que.

Se você quer garantir que seu blog seja bem sucedido, evite promover diretamente sua empresa, e exagerar no marketing. Os blogs não estão indo a lugar algum, então use-os para oferecer valor real ao seu público-alvo e engaje com ele. Faça perguntas aos seus leitores e comente suas respostas. Seja útil para eles, e sem pedir nada em troca. Os blogs estão evoluindo rapidamente, e não parecem ou atuam como há dez anos, mas seu potencial de crescimento continua muito poderoso.

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