Como o retail design se apoia nas tendências visuais?
O que o Salone del Mobile e os inúmeros eventos do Fuorisalone, em Milão, podem ensinar ao design voltado ao varejo no Brasil
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Neste no, estive em Milão conferindo as tendências de Design espalhadas pela cidade, tanto no Salone del Mobile quanto nos inúmeros eventos do Fuorisalone.
Foi uma imersão em macro conceitos não só de Design mas também de Comportamento, reflexo do tempo que estamos vivendo, pós pandemia global, com enfoque na necessidade de reconexão das pessoas, de se incentivar a valorização do design e do artesanato local. O equilíbrio entre natureza e tecnologia, o uso de cores alegres e divertidas e a questão da modularidade para trazer “liberdade” aos espaços, foram as palavras de ordem mais observadas durante a Semana Milanesa de Design de 2022.
Se traçarmos um paralelo de Milão 2022 com a Casa Cor São Paulo, que acontece anualmente em São Paulo, e neste ano está comemorando os 35 anos da Marca no icônico Conjunto Nacional no coração da Avenida Paulista, podemos identificar alguns pontos em comum :
• o uso de fotos, vídeos, som e interatividade digital nos espaços de morar, trabalhar e conviver, que priorizam o bem-estar e que promovem o equilíbrio físico, mental e espiritual, bem como a harmonia e o conforto;
• ambientes acolhedores, com uma estética suave que quase sempre traz o equilíbrio entre formas orgânicas e linhas retas, trazendo um olhar para a tradição local, para o único e particular.
• design híbrido e flexível que se integra com tecnologia , conectando-se ao físico e ao digital.
O designer tem que ser um observador dos hábitos sociais e culturais, identificando valores que reflitam o espírito dos tempos (Zeitgeist), manifestados em várias tendências comportamentais e de consumo, em fenômenos, estilos e atitudes locais e globais que determinam principalmente o estilo de vida das pessoas.
A correta análise de tendências pode aumentar a produtividade e a eficiência da cadeia de fornecimento, ajudar a tomar decisões baseadas em informações, minimizar os riscos e maximizar o retorno sobre um investimento. No Retail Design, o projeto de apresentação visual da mercadoria (on e off line) nada mais é do que a transformação do mundo sensível em um mundo desejável, construindo cenários que seduzem o espectador através dos sentidos. O Visual Merchandising complementa a experiência através de técnicas e estratégias de exposição de produtos, que têm como objetivo: atrair, encantar e engajar os clientes e, consequentemente, promover vendas.
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