Japão: ensinando o futuro baseado em tradição
Há, desde 1996, um plano político robusto avançado de inteligência artificial (IA) transversal em todos os ministérios que impulsiona a indústria, serviços e tecnologia e dados
Japão: ensinando o futuro baseado em tradição
BuscarJapão: ensinando o futuro baseado em tradição
BuscarHá, desde 1996, um plano político robusto avançado de inteligência artificial (IA) transversal em todos os ministérios que impulsiona a indústria, serviços e tecnologia e dados
Nesta semana de intercâmbio de conhecimento do Grupo de Mídia no Japão, tivemos a oportunidade de entender como este país transformou-se em referência de tecnologia e capaz de antecipar o futuro comparando com outros países. Percebemos que tudo acontece através de valores muito fortes intrínsecos na cultura japonesa. Valores como disciplina e planejamento fazem com que o Japão esteja sempre em rápido movimento e identifique oportunidades em problemas e fraquezas. E isso acontece em todas as esferas da sociedade: governo, pessoas e empresas.
O governo japonês possui desde 1996 um plano político robusto avançado de inteligência artificial (IA) transversal em todos os ministérios que impulsiona a indústria, serviços e tecnologia e dados. Algo inimaginável no mercado brasileiro.
Em 2011, quando o tsunami devastou cidades e trouxe caos e muita dificuldade no serviço de telecomunicação do país, o japonês criou o Line, um serviço de comunicação por texto que nos principais países do Oriente é maior do que ferramentas conhecidas de grandes plataformas como Google Duo e WhatsApp.
Esses valores também impulsionam e transformam o mercado de agências por aqui. Vimos um blog lançado em 2005 transformar-se numa das principais agências digitais do mercado japonês. Hoje, a Cyber Agent cresce muito acima da média e com lucratividade duas vezes maior que a do mercado (fontes próprias da empresa). Mas, a transformação da agência não parou por aí. O mais interessante é como uma agência apoiada em três pilares (tecnologia, operação e criatividade) foi além da publicidade e aproveitou o capital humano e o conhecimento para desenvolver internamente uma plataforma de TV não linear em streaming: a Abema TV, com mais de 25 canais e conteúdos proprietários. Guardadas as devidas proporções, observar um Netflix japonês surgir de dentro de uma agência é muito animador e faz brilhar os olhos para as oportunidades que virão. Na prática, esse movimento mostra como a mídia está revolucionando o mercado, diversificando as fontes de receita e recriando valor para as agências de propaganda.
O Japão está passando por um desafio que o Brasil só passará em 2035: a população está envelhecendo e diminuindo 300 mil pessoas produtivas por ano. Vale acompanhar de perto como a tecnologia e IA vão suprir a necessidade de mão de obra e transformar o país.
A viagem mostrou como tradição e valores criam oportunidades de transformação. Na disciplinada cultura japonesa, quando uma meta é lançada, é cumprida com excelência. Sempre. E como a pauta é tecnologia, o que acontece aqui ajuda a avançar e antecipar o futuro.
Arigato gozaimas Japão!
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas