Japão: ensinando o futuro baseado em tradição
Há, desde 1996, um plano político robusto avançado de inteligência artificial (IA) transversal em todos os ministérios que impulsiona a indústria, serviços e tecnologia e dados
Japão: ensinando o futuro baseado em tradição
BuscarJapão: ensinando o futuro baseado em tradição
BuscarHá, desde 1996, um plano político robusto avançado de inteligência artificial (IA) transversal em todos os ministérios que impulsiona a indústria, serviços e tecnologia e dados
Nesta semana de intercâmbio de conhecimento do Grupo de Mídia no Japão, tivemos a oportunidade de entender como este país transformou-se em referência de tecnologia e capaz de antecipar o futuro comparando com outros países. Percebemos que tudo acontece através de valores muito fortes intrínsecos na cultura japonesa. Valores como disciplina e planejamento fazem com que o Japão esteja sempre em rápido movimento e identifique oportunidades em problemas e fraquezas. E isso acontece em todas as esferas da sociedade: governo, pessoas e empresas.
O governo japonês possui desde 1996 um plano político robusto avançado de inteligência artificial (IA) transversal em todos os ministérios que impulsiona a indústria, serviços e tecnologia e dados. Algo inimaginável no mercado brasileiro.
Em 2011, quando o tsunami devastou cidades e trouxe caos e muita dificuldade no serviço de telecomunicação do país, o japonês criou o Line, um serviço de comunicação por texto que nos principais países do Oriente é maior do que ferramentas conhecidas de grandes plataformas como Google Duo e WhatsApp.
Esses valores também impulsionam e transformam o mercado de agências por aqui. Vimos um blog lançado em 2005 transformar-se numa das principais agências digitais do mercado japonês. Hoje, a Cyber Agent cresce muito acima da média e com lucratividade duas vezes maior que a do mercado (fontes próprias da empresa). Mas, a transformação da agência não parou por aí. O mais interessante é como uma agência apoiada em três pilares (tecnologia, operação e criatividade) foi além da publicidade e aproveitou o capital humano e o conhecimento para desenvolver internamente uma plataforma de TV não linear em streaming: a Abema TV, com mais de 25 canais e conteúdos proprietários. Guardadas as devidas proporções, observar um Netflix japonês surgir de dentro de uma agência é muito animador e faz brilhar os olhos para as oportunidades que virão. Na prática, esse movimento mostra como a mídia está revolucionando o mercado, diversificando as fontes de receita e recriando valor para as agências de propaganda.
O Japão está passando por um desafio que o Brasil só passará em 2035: a população está envelhecendo e diminuindo 300 mil pessoas produtivas por ano. Vale acompanhar de perto como a tecnologia e IA vão suprir a necessidade de mão de obra e transformar o país.
A viagem mostrou como tradição e valores criam oportunidades de transformação. Na disciplinada cultura japonesa, quando uma meta é lançada, é cumprida com excelência. Sempre. E como a pauta é tecnologia, o que acontece aqui ajuda a avançar e antecipar o futuro.
Arigato gozaimas Japão!
Compartilhe
Veja também
Marketing de influência: estratégia nacional, conexão local
Tamanho do Brasil e diversidade de costumes, que poucos países têm, impõe às empresas com presença nacional o desafio constante de expandir seu alcance sem perder de vista a conexão com as comunidades
O novo eixo na comunicação das marcas
A base (fraca) do modelo persuasivo está sendo substituída pelo informativo