Metaverso: um caminho inevitável para as marcas
As tecnologias inovadoras impulsionam a reinvenção dos negócios, aprimorando os espaços de sociabilidade e interações
Metaverso: um caminho inevitável para as marcas
BuscarMetaverso: um caminho inevitável para as marcas
BuscarAs tecnologias inovadoras impulsionam a reinvenção dos negócios, aprimorando os espaços de sociabilidade e interações
Crédito: Shutterstock
O ritmo de mudanças no campo da tecnologia aumentou vertiginosamente nas últimas décadas. Em 2022, o que ficou claro é que a digitalização é um caminho irreversível. De acordo com a Forrester Research (Predictions 2022 Guide), aproximadamente 80% dos consumidores veem o mundo como totalmente digital, sem divisões. Empresas e governos enfrentaram uma necessidade de aprimorar sua presença digital para que seus clientes e funcionários façam interações de qualquer lugar.
As tecnologias inovadoras impulsionam a reinvenção dos negócios, aprimorando os espaços de sociabilidade e interações. Uma palavra que se tornou conhecida instantaneamente foi o metaverso, representando um fenômeno que já vem acontecendo há muito tempo e que se tornou extremamente relevante. Um dos mitos mais conhecidos sobre o metaverso é que só podemos acessá-lo por meio de dispositivos de realidade virtual (VR). Na verdade, VR é apenas um dos mecanismos pelos quais podemos experimentar o metaverso, mas não é o único. Milhões de pessoas participam de universos virtuais diariamente sem dispositivos de realidade virtual. Outro equívoco é que o metaverso é um videogame. Embora as pessoas possam jogar e ganhar recompensas neste novo espaço virtual, esses jogos ocorreram no metaverso, mas não são o metaverso em si.
O metaverso é a desmaterialização de pessoas, lugares e coisas. Ou seja, quando se tornam virtuais. Foi associado primeiramente à indústria de jogos, mas expandiu para outras áreas como indústrias e mobile banking. Hoje, por exemplo, uma fábrica pode usar a tecnologia para recriar uma cópia digital em 3D da sua planta, reconfigurando-a no mundo virtual, a fim de testar novas disposições e formatos antes de realizar investimentos nas mudanças físicas.
As experiências do metaverso compõe fusão de realidade aumentada, virtual e mista, ambientes 3D acessíveis e interativos em tempo real, realidade virtual e realidade aumentada. Esta última apresenta uma vantagem para os varejistas, por exemplo, que desejam fornecer uma experiência de compra mais interativa e personalizada. É certo que muitas empresas serão incentivadas a modificar seu modelo de negócios ao considerar o impacto que a tecnologia pode ter no comércio.
De acordo com o Relatório Anual de Internet da Cisco, quase dois terços da população global terão acesso à Internet até 2023, enquanto o número de dispositivos conectados a redes IP será três vezes superior ao da população total. Com avanços promissores no campo da computação óptica e quântica, veremos um aumento na velocidade de computação com menor consumo de energia. Acreditamos que a tecnologia apresentará mais possibilidades para os clientes interagirem e se envolverem com uma marca ou produto, novas maneiras de construir a experiência do cliente e novas ferramentas para as empresas fortalecerem seus relacionamentos a longo prazo.
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas