Assinar

Pilha no brinquedo #2: Educated guess

Buscar
Publicidade
Opinião

Pilha no brinquedo #2: Educated guess

Esse tipo de abordagem é utilizado em várias áreas, incluindo o marketing, em tomadas de decisões, resolução de problemas e previsões


18 de junho de 2024 - 8h00

O conceito já começa bem…iniciando com “Educado”… rs

Mas a definição traz muito mais do que isso. Um “Educated Guess”, ou palpite educado, é uma estimativa baseada em conhecimento prévio ou experiência. Dizem que palpite é uma opinião ou suposição sobre algo, geralmente baseada em intuição ou conhecimento prévio. Pois esse conceito é exatamente sobre isto: uma suposição informada.

Obviamente, que não sai do nada… é o que você sabe sobre um assunto, mesmo que não tenha todas as informações. Por exemplo, se você está tentando adivinhar quantos grãos de feijão podem caber em um pacote de 1kg, um palpite educado seria usar seu conhecimento sobre o tamanho médio de grão e o espaço disponível no pacote para fazer uma estimativa razoável. Mesmo que não tenha uma balança, ou algo para dimensionar milimetricamente o tamanho do grão, você pode chegar perto.

O segredo é que esta suposição ou estimativa informada é fundamentada e deve partir de premissas aceitáveis, hipóteses verossímeis, baseado na experiência, na prática, observação de padrões, ou nos dados que se apresentam disponíveis. Para os matemáticos ou cientistas de dados de plantão isso pode parecer inconcebível. Mas sabemos, que “Educated Guess” não é uma certeza “absoluta”, mas parte de um entendimento sólido do contexto e dos fatores envolvidos. Embora seja uma estimativa, a expectativa é que seja mais precisa e fundamentada do que uma simples suposição sem base lógica.

Esse tipo de abordagem é comumente aplicado em várias áreas, como a nossa, o marketing. Em tomadas de decisões, resolução de problemas e previsões, quem nunca?! E não é sobre falar de intuição, sobre abstração. É o nosso famoso “assumption”, que é inclusive traduzido para o português como “pressuposição” ou “suposição”. É sobre usarmos o nosso repertório, nossa vivência e experiência, combinando possibilidades através da nossa “IR”. Sim, “inteligência real”, não artificial nesse momento.

Claro, que a inteligência real tem mais interferências, ou vieses, mas esse é um outro capítulo. Vale lembrar mais uma vez, que não é uma certeza “absoluta”, mas pode ajudar a criar cenários e possibilidades.

De qualquer forma, vale um “Educated Guess” muitas vezes. São aquelas pequenas interferências que acontecem em reunião, que podem mudar a percepção de muitos.

Quer saber mais?? Leia também Rápido e devagar: Duas formas de pensar. Daniel Kahneman explica as duas formas de pensar: Sistema 1 (rápida, intuitiva e emocional) e o Sistema 2 (lenta, deliberativa e lógica). Duas formas complementares de potencializar nossas capacidades e de influenciar nossas decisões.

Leia os outros textos da série: 

Pilha no brinquedo # 1: Now, New, Next

Pilha no brinquedo #3: “Cultura líquida” & engajamento

Pilha no brinquedo – #4: “Right to Win”: quais as habilidades-chave?

Pilha no brinquedo #5: Frame Mental > Diagramas e Formatos

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quando menos é muito mais

    As agências independentes provam que escala não é sinônimo de relevância

  • Quando a publicidade vai parar de usar o regionalismo como cota?

    Não é só colocar um chimarrão na mão e um chapéu de couro na cabeça para fazer regionalismo