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Web Summit Rio X SXSW: Comparando os dois gigantes da tecnologia e inovação

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Opinião

Web Summit Rio X SXSW: Comparando os dois gigantes da tecnologia e inovação

O Web Summit Rio atrai uma gama diversificada de senioridades, desde estagiários até grandes empresários, refletindo o termômetro dos negócios brasileiros por tecnologia e inovação


24 de abril de 2024 - 14h14

Nos últimos anos, eventos como o Web Summit Rio e o SXSW têm se destacado como pontos de encontro essenciais para profissionais, empresas e entusiastas ávidos por tecnologia e inovação. Embora ambos proporcionem insights sobre os caminhos que o futuro da tecnologia vem desenhando, reconheci algumas diferenças importantes que gostaria de compartilhar, depois de 2 meses imersos nestes eventos.

Diversidade de perfis participantes:

Ao analisar o público brasileiro que participou dos eventos, observei alguns contrastes. O Web Summit Rio atrai uma gama diversificada de senioridades, desde estagiários até grandes empresários, refletindo o termômetro dos negócios brasileiros por tecnologia e inovação. Isto pode significar que milhares de profissionais buscam consumir conteúdo e se manterem atualizados, enquanto centenas de empresas estão em busca de soluções, parceiros e oportunidades para se manterem competitivas.

Já quem vai para o SXSW precisa de um objetivo mais específico e menos arriscado. Sim, existe a questão do valor e da logística para chegar em Austin (que impacta muito na especificidade do público que frequenta). Mas existe também o nível de profundidade que as pessoas esperam de um evento como esse. Quem vai para o SXSW busca ditar tendência na empresa e/ou segmento que atua. E independente de ser pessoa física ou jurídica, este tipo de evento demanda clareza de objetivo e retorno do investimento.

Foi interessante observar também que alguns frequentadores do SXSW buscaram no Web Summit Rio novas ideias de investimento em temas emergentes. Seja por curiosidade ou com o objetivo de negócio, essa interseção de públicos demonstra a amplitude do impacto e das oportunidades proporcionadas por esses dois eventos.

Quão disruptivo um evento de tecnologia e tendências precisa ser?

Fiquei pensando nessa pergunta enquanto voltava para casa após o Web Summit Rio. Enquanto o SXSW concentra-se em tendências de médio e longo prazo, que acabam muitas vezes sendo o olhar mais futurista do mundo, o Web Summit Rio prioriza o curto e médio prazo, se tornando um espaço ideal para startups que buscam impressionar executivos e/ou potenciais colaboradores.

É claro que cada evento opta por uma estrutura diferente. O SXSW se estende por mais de 10 dias de imersão, enquanto o Web Summit Rio condensa sua programação em três dias intensos de conteúdo. Mas foi legal perceber que o grande volume de startups presentes tinha a oportunidade, via uma rotação diária de exibição, de exibir suas propostas e atrair investidores e novos talentos.

Formato e profundidade dos conteúdos:

Muito relacionado aos tópicos anteriores, os eventos também se diferenciam em relação ao formato e à profundidade dos conteúdos apresentados. O Web Summit Rio oferece palestras enxutas e objetivas, com pouca variedade de conteúdo, mas com pautas quentes e espaço para discussões com os palestrantes.

Por outro lado, o SXSW apresenta palestras mais longas, com uma abordagem mais detalhada, contextualizando os temas e persuadindo o público sobre as ideias apresentadas. Em Austin, a visão e a credencial do palestrante apontam o quanto aquele momento vai marcar uma era e de lá saem muitos relatórios e documentos que reforçam isso.

Contexto das marcas:

A forma como as marcas se apresentam em cada evento também é distinta (e vale comentar que encontrei pelo Rio muitos contatos que fiz em Austin). Enquanto o SXSW oferece experiências imersivas, até mesmo fora do local principal, criando uma sensação de exclusividade e fazendo a marca protagonista de conteúdos virais, o Web Summit Rio permanece nas abordagens tradicionais das mega feiras.

Deixe seu contato, preencha o formulário para ganhar um brinde, ações assim me fizeram refletir sobre o conservadorismo das marcas brasileiras e o nosso nível de maturidade nas ativações, afinal, era um evento de inovação.

Se fomos a maior delegação estrangeira do mundo no SXSW deste ano, será que estamos conseguindo aplicar o que estamos vendo fora?

Atmosfera do lugar e sua infraestrutura:

Em termos de infraestrutura, o SXSW se destaca por movimentar toda a cidade de Austin, proporcionando uma atmosfera que respira criatividade e disrupção. Lógico que pelas distâncias de uma palestra e outra é importante um bom planejamento sobre os conteúdos que quer aprofundar. Porém, o evento oferece quase uma máquina que te transporta para fora do lugar cotidiano, em uma cidade que se transforma para receber os olhares do mundo.

Por outro lado, o Web Summit Rio concentra tudo em um único local. Enquanto facilita o deslocamento interno entre estandes e palestras, a atmosfera da experiência se rompe ao tentar sair do evento. Como? Você até pode estar animado com alguma tendência ou inovação absorvida, mas ao esperar 40 minutos um carro de aplicativo mais o tempo até chegar ao destino final, o choque de realidade se torna cruel.

Um fato é que ambos os eventos oferecem oportunidades únicas para aprendizado, networking e a descoberta de novas marcas e abordagens. O Web Summit Rio se destaca pela diversidade de participantes e agilidade dos conteúdos, enquanto o SXSW é conhecido por suas tendências de médio e longo prazo, com conteúdos mais profundos e experiências imersivas.

Lógico que sei a diferença de propósitos entre os dois eventos, inclusive minha participação em cada teve objetivos e resultados esperados bem diferentes, mas não tem como não fazer esse comparativo e observar as oportunidades em jogo para profissionais, marcas e entusiastas de tecnologia aqui do Brasil.

Se você também vislumbra isso, te convido para um papo! Acredito que temos muitas pessoas por esse Brasil gigante querendo transformar o nosso futuro.

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