Black Friday: lições para potencializar os resultados deste ano
O diferencial competitivo não estará mais no preço ou no frete, mas na inteligência por trás das estratégias de Marketing
A Black Friday deixou de ser apenas uma data para queimar estoque. Hoje, ela é o maior campo de batalha do e-commerce brasileiro — um evento que testa, em tempo real, a capacidade das marcas de unir dados, criatividade e tecnologia para transformar atenção em conversão.
E, em 2025, o diferencial competitivo não estará mais no preço ou no frete, mas na inteligência por trás das estratégias de Marketing. A seguir, compartilho quatro aprendizados essenciais para quem busca elevar performance e eficiência durante a principal data do ano para o comércio digital.
1. O consumidor está atento a ofertas já tem alguns meses
Um terço dos consumidores brasileiros inicia suas pesquisas até quatro meses antes da Black Friday, o que reforça a importância de campanhas de meio de funil nos meses anteriores à data. Quem trabalhou campanhas de consideração nos meses anteriores, saiu um passo à frente da concorrência.
O estudo Aquecimento Black Friday 2025, da RTB House, indica que esse tipo de campanha cresceu 17,65% de julho a outubro na comparação 2023 x 2024, com perspectivas de aceleração ainda maior em 2025, mostrando que o aquecimento é parte essencial da estratégia, e não um complemento.
2. Use a IA Generativa a seu favor
Muito debatidas recentemente, tecnologias baseadas em IA Generativa têm um potencial enorme para aprimorar a entrega dos anúncios e a experiência do usuário, sendo capazes de compreender contexto, intenção e nuances de comportamento de formas até então inimagináveis.
Testes da RTB House com IA Generativa comprovaram resultados com até 44% mais engajamento e 52% menos custo por novo usuário — um movimento que confirma o poder da personalização contextual em tempos de excesso de estímulos promocionais.
3. Seja mobile first: a força dos aplicativos continua alta
O mobile commerce já representa 73% das vendas online no mundo, e o ticket médio de campanhas em apps cresceu quase 30% no último ano. Mas o segredo para campanhas mobile sustentáveis e rentáveis vai além de gerar novos downloads — o segredo está em reter e reengajar usuários de alto valor. Como reflexo dessa fidelização, campanhas de retargeting em aplicativos podem registrar conversões 10 vezes maiores do que campanhas de aquisição.
4. Amplie o foco de conversões: de Black Friday para a Black November
A corrida por atenção não acontece mais em um único final de semana. Marcas que adiam suas ativações para o fim de novembro perdem semanas valiosas de tráfego engajado e, consequentemente, conversão. A abordagem mais eficiente é tratar novembro inteiro como um ecossistema de oportunidades, com criativos temáticos, landing pages personalizadas e jornadas de comunicação contínuas.
Em resumo…
Lembre-se: gastar menos não é o mesmo que investir melhor. A Black Friday de 2025 será o palco da consolidação de novas abordagens e tecnologias aplicadas ao marketing de performance. Por exemplo, a IA Generativa já provou ser capaz de unir precisão e escala, transformando dados em contexto e contexto em conversão.
As marcas que fizeram a lição de casa nos meses anteriores à data e que hoje enxergam tecnologia não somente como uma ferramenta, mas como uma parceira estratégica para o desenvolvimento do negócio, tendem a estar melhor preparadas para crescer com eficiência e relevância.