Opinião

Black Friday: lições para potencializar os resultados deste ano

O diferencial competitivo não estará mais no preço ou no frete, mas na inteligência por trás das estratégias de Marketing

André Dylewski

Diretor de desenvolvimento de negócios Latam na RTB House 30 de outubro de 2025 - 12h05

A Black Friday deixou de ser apenas uma data para queimar estoque. Hoje, ela é o maior campo de batalha do e-commerce brasileiro — um evento que testa, em tempo real, a capacidade das marcas de unir dados, criatividade e tecnologia para transformar atenção em conversão.

E, em 2025, o diferencial competitivo não estará mais no preço ou no frete, mas na inteligência por trás das estratégias de Marketing. A seguir, compartilho quatro aprendizados essenciais para quem busca elevar performance e eficiência durante a principal data do ano para o comércio digital.

1. O consumidor está atento a ofertas já tem alguns meses

Um terço dos consumidores brasileiros inicia suas pesquisas até quatro meses antes da Black Friday, o que reforça a importância de campanhas de meio de funil nos meses anteriores à data. Quem trabalhou campanhas de consideração nos meses anteriores, saiu um passo à frente da concorrência.

O estudo Aquecimento Black Friday 2025, da RTB House, indica que esse tipo de campanha cresceu 17,65% de julho a outubro na comparação 2023 x 2024, com perspectivas de aceleração ainda maior em 2025, mostrando que o aquecimento é parte essencial da estratégia, e não um complemento.

2. Use a IA Generativa a seu favor

Muito debatidas recentemente, tecnologias baseadas em IA Generativa têm um potencial enorme para aprimorar a entrega dos anúncios e a experiência do usuário, sendo capazes de compreender contexto, intenção e nuances de comportamento de formas até então inimagináveis.

Testes da RTB House com IA Generativa comprovaram resultados com até 44% mais engajamento e 52% menos custo por novo usuário — um movimento que confirma o poder da personalização contextual em tempos de excesso de estímulos promocionais.

3. Seja mobile first: a força dos aplicativos continua alta

O mobile commerce já representa 73% das vendas online no mundo, e o ticket médio de campanhas em apps cresceu quase 30% no último ano. Mas o segredo para campanhas mobile sustentáveis e rentáveis vai além de gerar novos downloads — o segredo está em reter e reengajar usuários de alto valor. Como reflexo dessa fidelização, campanhas de retargeting em aplicativos podem registrar conversões 10 vezes maiores do que campanhas de aquisição.

4. Amplie o foco de conversões: de Black Friday para a Black November

A corrida por atenção não acontece mais em um único final de semana. Marcas que adiam suas ativações para o fim de novembro perdem semanas valiosas de tráfego engajado e, consequentemente, conversão. A abordagem mais eficiente é tratar novembro inteiro como um ecossistema de oportunidades, com criativos temáticos, landing pages personalizadas e jornadas de comunicação contínuas.

Em resumo…

Lembre-se: gastar menos não é o mesmo que investir melhor. A Black Friday de 2025 será o palco da consolidação de novas abordagens e tecnologias aplicadas ao marketing de performance. Por exemplo, a IA Generativa já provou ser capaz de unir precisão e escala, transformando dados em contexto e contexto em conversão.

As marcas que fizeram a lição de casa nos meses anteriores à data e que hoje enxergam tecnologia não somente como uma ferramenta, mas como uma parceira estratégica para o desenvolvimento do negócio, tendem a estar melhor preparadas para crescer com eficiência e relevância.