Neurofood tech
A nova fronteira da industria de alimentos
A nova fronteira da industria de alimentos
22 de junho de 2023 - 6h00
A neurociência aplicada à indústria tem se mostrado cada vez mais relevante e promissora. Essa interseção entre a neurociência e a indústria visa detectar o funcionamento do cérebro humano para otimizar processos e amplificar o
conhecimento profundo do comportamento humano
Um mercado onde ela desempenha um papel cada dia mais fundamental é na indústria de alimentos.
Dentro da neurociência na indústria de alimentos , os principais são os estudos do paladar e da percepção sensorial. Pesquisas nessa área têm revelado como o cérebro processa os sabores e as texturas dos alimentos, e como isso influencia a preferência do consumidor. Além desses , a neurociência também desempenha um papel importante na compreensão dos controles de recompensa e prazer relacionados aos alimentos. Pesquisas já demonstravam que certos alimentos podem ativar o sistema de recompensa do cérebro, liberando neurotransmissores como dopamina, o que gera sensações de prazer e satisfação. Essa conexão entre o cérebro e a comida tem expressões significativas na indústria alimentícia, uma vez que os fabricantes podem usar essas informações para desenvolver alimentos mais atraentes e viciantes.
Outra área em que a neurociência é aplicada na indústria de alimentos é o estudo do comportamento do consumidor. Através de técnicas como ressonância magnética funcional (fMRI) e eletroencefalografia (EEG), o pesquisador pode analisar as respostas aéreas dos indivíduos diante de estímulos alimentares, como embalagens, logotipos e propagandas. Um grande exemplo de empresa que esta liderando estes estudos de experiência do consumidor é a empresa italiana Thimus , na qual afirma que nos próximos 5 anos, 70% dos produtos alimentares disponíveis serão objeto de uma reformulação radical: ingredientes, métodos de produção, embalagens, efeitos propostos para a saúde, hábitos de consumo.
Um termo que tem surgido agora em pauta é a neurociência cultural. Nesse termos temos questões comopor exemplo, qual papel da cultura como influenciador de consumo com relação a alimentos ? como vamos evitar que os sistemas alimentares do futuro eliminem completamente a enorme riqueza das diferentes culturas alimentares ? O quanto essa revolução – que já começou – pode afetar o equilíbrio emocional, social e cultural do planeta? Esta pauta é uma ferramenta essencial para obter respostas e divulgá-las aos tomadores de decisão e à opinião pública.
A ciência cada dia mais presente em nossas vidas , decodificando nossas mentes para termos cada dia mais produtos adequados, sustentáveis e em sintonia com nossos paladares e nossas preferências.
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