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Opinião

O futuro é elétrico

Olhar para o planeta que queremos deixar para as futuras gerações é uma questão que deve ser tratada com urgência por todas as esferas: governo, empresas e sociedade

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28 de junho de 2023 - 10h04

ESG

(Crédito: Blue Planet Studio/shutterstock)

No mês de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o que faz com que sociedade, governo e iniciativa privada se atentem ainda mais sobre o tema. Porém, a preocupação com o meio ambiente deve ser constante, especialmente tendo em vista o futuro que deixaremos para as próximas gerações. Nesse sentido, as organizações têm um papel fundamental para desempenhar, principalmente por terem a capacidade de utilizar a inovação que, muitas vezes, está no centro de suas estratégias de negócios, como forma de acelerar o compromisso com a sustentabilidade, reduzindo, assim, os possíveis impactos ambientais gerados pelas suas operações.

Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas não só contribuem para a preservação do meio ambiente e para o bem-estar das comunidades em que atuam, como também conquistam mais confiança por parte dos consumidores, que, cada vez mais, buscam adquirir produtos de marcas com propósito. Além disso, ainda há o ganho reputacional junto a investidores, que também vêm se mostrando mais atentos sobre o impacto social e ambiental gerado pelas corporações. E tudo isso é endossado pelo estudo Purpose 2020, da Kantar, que aponta que marcas com propósito crescem de duas a três vezes mais rápido do que a concorrência.

Diante desse contexto, um exemplo recém anunciado pela Unilever foi a implementação da frota elétrica de veículos na linha operacional de Kibon, que prevê a substituição de caminhões por veículos de energia limpa, atingindo as rotas metropolitanas de todos os seus centros de distribuição até 2026. A novidade faz parte das estratégias da companhia para alcançar suas metas de zerar suas emissões e pegada de carbono até 2039, desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda. Além disso, também fortalece os pilares de Sustentabilidade e Propósito e Inovação, que fazem parte das diretrizes que norteiam o negócio da organização.

E vale salientar que trocar uma frota de veículos por modelos menos poluentes não é tão simples quanto pode parecer, ainda mais quando se trata de transportar sorvetes. Mas com o trabalho colaborativo e a ajuda da Inovação Aberta, tudo fica mais fácil. A ideia de termos uma frota elétrica em Kibon já estava nos planos do time, mas se os primeiros carros já estão rodando na rua hoje é porque houve a contribuição do time Lever Up, nosso programa de inovação aberta que conecta as prioridades do negócio com startups e é uma das agendas da Garagem Unilever, nosso hub de inovação e transformação.

Compreender as particularidades do nosso negócio de congelados e ter o Lever Up entendendo a nossa operação para sermos assertivos na busca do parceiro ideal foi fundamental para, hoje, sermos a primeira marca de sorvetes no Brasil a realizar entregas com veículos elétricos.

São iniciativas como essas que mostram a força da inovação como elemento chave para a promoção da sustentabilidade e da agenda ESG por parte da iniciativa privada, seja por meio da implementação de novas tecnologias, novas práticas, ou até mesmo criando movimentos que busquem conscientizar e engajar as pessoas, sempre visando reduzir o impacto ambiental das operações empresariais para promover um desenvolvimento mais sustentável.

Olhar para o planeta que queremos deixar para as futuras gerações é uma questão que deve ser tratada com urgência por todas as esferas: governo, empresas e sociedade. Mas, enquanto as organizações tiverem um papel de influência e até mesmo de maior compreensão sobre o comportamento dos consumidores, é de extrema importância que elas utilizem esse conhecimento como força motriz para agir com intencionalidade e gerar o impacto positivo que tanto precisamos – para ontem – para a sociedade e meio ambiente.

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