CRO em marketplaces
Muito além do próprio site, a diferença entre ser visto e vender
Otimizar a taxa de conversão (CRO) significa transformar tráfego em resultado. Não importa se estamos falando de sites, aplicativos ou marketplaces, o objetivo é o mesmo: eliminar barreiras e facilitar a jornada de compra pelo usuário em um cenário cada vez mais competitivo, e difuso. No Brasil, esse movimento é urgente. O comércio eletrônico deve movimentar R$ 205,11 bilhões em 2025, segundo a ABComm, e os marketplaces já respondem por 78% das vendas online de acordo com a Ebit | Nielsen.
No entanto, simplesmente estar presente nessas plataformas não é suficiente. O consumidor exige informação clara, confiança e uma experiência de navegação que o conduza naturalmente à decisão de compra. O mesmo vale para aplicativos: o Brasil já está entre os cinco países que mais passam tempo em apps de compras (Data.ai, 2024), e se a jornada não for fluida, o carrinho é abandonado em segundos.
Benefícios e desafios para as marcas
CRO é muito mais do que trocar o layout de uma página. É uma cultura de melhoria contínua, baseada em observar como o cliente se comporta, identificar onde encontra atritos e corrigir rapidamente. Na prática, significa aumentar conversão, faturamento e fidelização sem elevar substancialmente investimentos em canais de aquisição pagos.
O desafio está em respeitar as limitações das plataformas de terceiros, como marketplaces, e, ao mesmo tempo, encontrar formas criativas de usar os recursos disponíveis. Quem consegue simplificar a vida do consumidor, mesmo dentro destes parâmetros, conquista espaço, confiança e reputação.
Por exemplo, uma grande indústria de celulose teve um crescimento de quatro dígitos em vendas de sua linha de personal care na Amazon, a partir de um trabalho focado em otimização de catálogo e páginas de produto. Em outro case, uma gigante de consumo reformulou as Brand Pages de marcas famosas de cuidado pessoal, transformando o que antes eram simples vitrines em experiências completas de marca, com conteúdo otimizado, SEO e apoio de retail media. Esses dois exemplos mostram como o CRO é capaz de gerar resultados imediatos em ambientes altamente competitivos.
A inteligência artificial tem acelerado esse processo. Ela permite criar e atualizar conteúdos em escala, analisar avaliações de consumidores e personalizar a experiência conforme o perfil de cada usuário. Trata-se da união de dados e criatividade aplicada na prática, o que amplia resultados e gera vantagem competitiva.
Em um cenário de crescimento acelerado do comércio eletrônico, o CRO deixou de ser opcional. É hoje condição essencial para transformar a atenção em rentabilidade e consolidar a presença das marcas em um ambiente digital cada vez mais competitivo.