Marketing

AB Inbev assumirá lugar da Heineken na UEFA Champions League

Acordo passa a valer a partir de 2027 e interrompe parceria de 30 anos da cervejaria holandesa com a liga europeia

i 30 de outubro de 2025 - 16h55

UEFA-champions-cred-Rob-Newell-CameraSport-via-Getty-Images.jpg

UEFA-champions-cred-Rob-Newell-CameraSport-via-Getty-Images.jpg

A AB-InBev, grupo global do qual a brasileira Ambev faz parte, está fechando um contrato de patrocínio com a UC3 (joint venture entre UEFA e os Clubes Europeus), para que as suas cervejas sejam as marcas oficiais da UEFA Champions League.

O acordo envolve todos os campeonatos masculinos da UEFA, passará a valer a partir de 2027 (inicialmente, até 2033) e colocará fim à parceria de três décadas do Grupo Heineken com a liga europeia.

A AB Inbev, sediada na Bélgica, assumirá o patrocínio oficial do torneio, marcando uma expansão de um relacionamento que, globalmente, já tem com o universo dos esportes, já que tem acordo com a Fifa desde 1986, para a Copa do Mundo, e, mais recentemente, tornou-se patrocinadora do Comitê Olímpico Internacional (com a Corona Cero). Localmente, a atuação da Ambev está profundamente arraigada com o negócio e a cultura do futebol.

Premium em ascensão

Segundo o acordo com a UC3, a AB Inbev poderá explorar a imagem e marca da Champions League e ativar suas marcas premium de cerveja.

No País, a Ambev vem crescendo no premium e, depois de dez anos, reassumiu a liderança nesse segmento de produtos. Segundo dados divulgados pela companhia nesta quinta-feira, 30, somente neste trimestre a alta de cervejas premium foi de 15%, abrangendo o desempenho de marcas como Stella Artois, Corona e Spaten.

Uma das principais estratégias de crescimento da companhia é explorar bem a amplitude de seu portfólio, oferecendo opções de marcas a cada tipo de consumidor e ocasião de consumo.

Com o novo acordo, a companhia abocanha mais um território importante nesse sentido globalmente e que também reverbera localmente, já que a paixão pelo futebol também faz os brasileiros acompanharem de perto a Champions League.

Novas configurações de jogo

Nos últimos 20 anos, a Heineken tem sido a cerveja oficial da Champions e, antes dela, a Amstel era associada à competição.  No caso da AB Inbev, a seleção de marcas, para a exposição global ainda será definida.

Em um comunicado curto, a UC3 afirmou que a categoria de cerveja marca o primeiro processo global de venda de patrocínios iniciado para os ciclos comerciais de 2027 a 2033.

“A decisão da UC3 segue um processo competitivo de licitação iniciado no começo de outubro pela própria UC3, com o apoio de sua agência global de marketing e vendas, a Relevent Football Partners”, afirma o comunicado.

Segundo reportagem do The New York Times, o Grupo Heineken ainda terá dois anos para explorar um acordo mais recente que tinha valor anual de 120 milhões de euros (válido por um período de três anos), no entanto, a AB Inbev teria oferecido 200 milhões de euros por ano para garantir um contrato de seis anos que começaria em 2027, o que representaria um aumento anual de 66% em relação ao contrato atual da Heineken.

O veículo também destacou que o movimento marca outro rompimento longevo da U3, ao anunciar o acordo em parceria com a inglesa Relevent Football Partners: o de 33 anos de parceria com a suíça TEAM Marketing. E citou aspas de um “porta-voz” da AB Inbev, sem nomear a fonte, segundo quem a seleção pela UC3 reflete o comprometimento da companhia com o futebol e sua estratégia de mega plataformas. “As competições masculinas da UEFA permitirão a nossas marcas criar experiências mais memoráveis aos fãs globalmente e reforçar que cerveja e esportes são melhores juntos. Estamos ansiosos para nos tornar grandes parceiros da UC3 nos próximos anos”, disse o porta-voz ao NYT.

(*) A nota foi atualizada.