13 de março de 2024 - 10h06
No meu terceiro dia no SXSW, a maior feira de inovação do mundo, a agenda intensa é um dos grandes desafios por aqui. Somos incitados a todo momento a fazer escolhas, que, confesso, tem sido um exercício para controlar o FOMO (fear of missing out) ou JOMO (joy of missing out). Fora dos holofotes da conferência, a atmosfera de Austin é um efervescente caldeirão de ideias, tendências e oportunidades. Entre networking, eventos e ativações diversas, a cidade nos envolve neste cenário de inovação e criatividade.
Entre os diversos destaques, a palestra de Olivier Rousteing, Diretor Criativo da Balmain, chamou minha atenção pela sua paixão e superação à frente da maison há mais de 10 anos. Em sua participação no SXSW, ele abordou temas fundamentais que moldam o universo da moda contemporânea, refletindo sobre o impacto duradouro de Pierre Balmain.
Rousteing compartilhou experiências pessoais e desafios enfrentados no caminho para promover a diversidade e inclusão, citando sua própria trajetória como jovem e negro na indústria de luxo francesa. A interseção entre design de moda, identidade e mídias sociais foi explorada, revelando como a visibilidade e o apoio nas redes podem ajudar a superar resistências e promover mudanças significativas.
A colaboração com figuras como Beyoncé e a busca por deixar um legado através de arquivos e parcerias sublinham o desejo de Rousteing em criar algo atemporal e de alta qualidade, que resista às pressões de tendências passageiras e comprometimentos artísticos. Com isso, Oliver tem sido mestre em construir sobre o legado do Pierre Balmain, introduzindo um estilo moderno e inclusivo, que reflete não apenas a rica herança da marca, mas também sua própria jornada e diversidade. Suas criações se destacam pelo uso de técnicas tradicionais de alta costura, ao mesmo tempo que incorporam uma visão contemporânea e um espírito jovem, vibrante e glamuroso.
Oliver foi questionado, ainda, sobre o uso de AI na moda. Ele disse ser um entusiasta e que até já experimentou criar uma coleção toda em AI como um teste. Porém, ficou um pouco desapontado com o resultado e reforçou a importância do indivíduo e da criatividade e singularidade das criações humanas.
No entanto, ele vê na AI um potencial significativo para o marketing na moda, sugerindo que ela pode desempenhar um papel crucial na expansão do alcance das campanhas e na conexão com um público mais amplo.
Por fim, a sustentabilidade e as práticas éticas foram ressaltadas como essenciais para reduzir a pegada de carbono da indústria da moda. Rousteing evidenciou seu compromisso com a promoção da sustentabilidade e da diversidade, tanto em termos de design quanto na cadeia de suprimentos, visando impactar positivamente as próximas gerações. A interação entre moda, política e sustentabilidade aponta para um futuro em que a moda não apenas reflete estilos e tendências, mas também se posiciona ativamente em questões sociais e ambientais, liderando pelo exemplo na construção de uma indústria mais inclusiva, criativa e responsável.