O crescimento das novelinhas
Se os brasileiros já eram apaixonados pelas novelas as telonas, imagina ter uma série de novelas na palma da mão?

“A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário”, novela vertical brasileira disponível no aplicativo ReelShort (Crédito: Divulgação)
As novelinhas, ou mini-dramas, chegaram com tudo e se provaram como um dos formatos de entretenimento mais populares da atualidade na disputa por atenção. Seja no Brasil ou em outras partes da América Latina, o produto vem contribuindo para uma indústria que cresceu 267% em um ano e alcançou um valor de mercado de US$ 7 bilhões.
E se os brasileiros já eram apaixonados pelas novelas as telonas, imagina ter uma série de novelas na palma da mão?
Estamos vivendo o momento dos novos IPs (Propriedades intelectuais). E agora eles são produzidos na vertical, mobile first, seja para veicular no TikTok, no Kwai ou em plataformas como o ReelShort. Muito bem produzidas a custos bem menores, de forma mais rápida, mas que geram a mesma conexão.
São conteúdos episódicos que variam de 30 segundos a 2 minutos e têm se destacado pelo seu apelo emocional e pela capacidade de engajar o público de maneira intensa.
E os criadores de conteúdo já entenderam que esse formato proporciona a construção de comunidades apaixonadas e engajadas para além dos conteúdos que são produzidos apenas para alimentar as redes.
Além do engajamento emocional, as novelinhas oferecem taxas de conclusão das histórias até cinco vezes maiores em comparação com vídeos tradicionais, e a capacidade de viralização é significativa. O que é uma ótima oportunidade para marcas.
Um dos principais fatores que impulsionam o sucesso das novelinhas é o foco nas emoções, que são o motor para as decisões de compra e comportamentos do consumidor, especialmente em tempos de incerteza.
E é assim, que as histórias que evocam alegria, superação e identificação promovem uma conexão genuína e duradoura entre audiência e conteúdo, permitindo que influenciadores e marcas se tornem uma extensão dessa experiência positiva, além de se posicionarem como agentes de transformação, criando conteúdos que levem leveza e alegria.