Com quarto Grand Prix, Brasil atinge marca inédita em Cannes
DM9 conquista prêmio máximo em Creative Data; agências do País somam 74 Leões: 4 GPs, 13 Ouros, 25 Pratas e 32 Bronzes.
Com quarto Grand Prix, Brasil atinge marca inédita em Cannes
BuscarDM9 conquista prêmio máximo em Creative Data; agências do País somam 74 Leões: 4 GPs, 13 Ouros, 25 Pratas e 32 Bronzes.
Alexandre Zaghi Lemos
18 de junho de 2025 - 15h45
DM9 festeja o Grand Prix em Creative Data, com o case“Consumo eficiente de energia”, feito para Consul, da Whirlpool (Crédito: Celina Filgueiras)
O Brasil atingiu uma marca histórica nesta quarta-feira, 18, no Festival de Cannes. Pela primeira vez na história do evento, o País conquistou 4 Grand Prix na mesma edição.
A DM9 ficou com o prêmio máximo da área de Creative Data com “Consumo eficiente de energia”, desenvolvido para Consul, da Whirlpool. O feito se soma aos de Africa Creative, Artplan e Gut, também premiadas com Grand Prix nos dois primeiros dias do festival.
O recorde anterior era de 2021, quando o Brasil conquistou 3 Grand Prix. Agora, em toda a história do Cannes Lions, são 24 os Grand Prix brasileiros (relembre aqui os 20 anteriores a 2025).
Há ainda a possibilidade de a organização do Festival de Cannes creditar um quinto Grand Prix ao Brasil. Isso porque o case “Real Beauty Redefined for the AI era”, que conquistou o Grand Prix de Media, inscrito pelo escritório de Nova York da Mindshare, rede de agências de mídia do grupo WPP, tem a parte criativa elaborada pela Soko, atual Droga5 São Paulo. A Soko aparece nos créditos oficiais com agência adicional, mas os diretores da brasileira reivindicam uma alteração junto à organização do evento para constarem como responsável pela ideia criativa da campanha de Dove, da Unilever. Pelas regras de Cannes, são as agências criativas que pontuam.
Além do Grand Prix para a DM9 em Creative Data, o Brasil recebeu 7 Ouros na cerimônia de premiação do Cannes Lions 2025 nesta quarta.
Três deles vieram na área de Media, para “Chuva de Cupom”, da Gut para Mercado Livre; “Streaming Bars”, da LePub para Heineken; e “Retro Influencers”, da Gut para Skol, da Ambev.
“Streaming Bars”, da LePub para Heineken, conquistou Ouro na categoria Media (Crédito: Celina Filgueiras)
Em Direct, foram 2 Ouros para “Chuva de Cupom”, da Gut para Mercado Livre, e “Osso Premiado”, da DM9 para KFC.
“Chuva de cupom”, da Gut para Mercado Livre, rendeu Ouro em Media e Direct (Crédito: Celina Filgueiras)
A Grey conquistou Ouro em PR com o case “Reserva Solar”, para Corona, da Ambev.
Equipe da Grey Brasil celebra o Ouro na categoria PR (Crédito: Celina Filgueiras)
Em Social & Creator também houve um Ouro para o Brasil, pelo case “Resale”, da Africa Creative para Budweiser, da Ambev.
Case Resale, criado para Budweiser, rendeu à Africa um Leão de Ouro em Social & Influencer (Crédito: Celina Filgueiras)
Além disso, durante a tarde desta quarta, as agências brasileiras já haviam recebido 14 Pratas e 14 Bronzes. Desde o ano passado, os Leões de Prata e de Bronze estão sendo anunciados antecipadamente e entregues durante a tarde.
Além do Grand Prix em Creative Data, DM9 também conquistou Ouro em Direct, desta vez pelo case “Osso Premiado”, para KFC (Crédito: Celina Filgueiras)
Com isso, o Brasil totaliza 74 Leões nos três primeiros dias do Cannes Lions 2025, sendo 4 Grand Prix, 13 Ouros, 25 Pratas e 32 Bronzes.
A Africa Creative lidera o ranking nacional, com 1 Grand Prix, 2 Ouro, 6 Pratas e 8 Bronzes, seguida de perto pela DM9, com 1 Grand Prix, 3 Ouros, 5 Pratas e 4 Bronzes. Na terceira colocação aparece a Gut, com 1 Grand Prix, 3 Ouros, 4 Pratas e 2 Bronzes.
Na sequência estão Artplan, com 1 Grand Prix, 2 Ouros e 6 Bronzes; Grey, com 1 Ouro, 2 Pratas e 1 Bronze; VML, com 3 Pratas e 3 Bronzes; Leo, com 1 Ouro e 1 Bronze; AlmapBBDO, com 2 Pratas e 1 Bronze; Ogilvy, com 1 Ouro; Droga 5 e LePub, com 1 Prata e 1 Bronze cada; e Lew’Lara\TBWA, com 1 Prata. Com 1 Bronze cada, aparecem Ampfy, AKQA, BETC Havas, David, DPZ e Talent.
Grand Prix em Creative Data: “Consumo eficiente de energia”, da DM9 para Consul, da Whirlpool
Ouros em Media e Direct: “Chuva de Cupom”, da Gut para Mercado Livre
Ouro em Media: “Streaming Bars”, da LePub para Heineken
Ouro em Media: “Retro Influencers”, da Gut para Skol, da Ambev
Ouro em Direct: “Osso Premiado”, da DM9 para KFC
Ouro em PR: “Reserva Solar”, da Grey para Corona, da Ambev
Ouro em Social & Creator: “Resale”, da Africa Creative para Budweiser, da Ambev:
Compartilhe
Veja também
Todos os Grand Prix do terceiro dia de festival
Brasil volta a abocanhar GP, dessa vez em Creative Data com case da DM9 para a Consul; veja os seis cases eleitos nesta quarta-feira, 18
Droga5 São Paulo reivindica autoria da ideia do GP de Media
Agência recorre à organização para ser creditada da maneira correta e, momentos antes da premiação, sobe ao palco ao lado da Mindshare, responsável pela execução de mídia do case