Comunicação

Unilever consolida contas globais de marcas de beleza no WPP

Grupo decidiu concentrar na holding trabalhos criativos de marcas que antes eram atendidas por Interpublic, na Ominicom e na Oliver

i 16 de agosto de 2024 - 16h21

WPP Unilever

WPP amplia participação na Unilever após concorrência (Crédito: Shutterstock)

Do Ad Age

A Unilever consolidou os trabalhos criativos globais de suas marcas de beleza no WPP.

A holding já era responsável por algumas das principais marcas do grupo, como Dove e Vaseline, atendidas pela Ogilvy.

Com essa consolidação, as agências do WPP também serão responsáveis pelos trabalhos de marketing das marcas TRESemmé, Sunsilk, Simple, Nexxus, Shea Moisture, Clear e Pond’s, nos Estados Unidos e em todo o mundo. Anteriormente, os trabalhos dessas marcas já ficaram centralizados no Interpublic Group, no Ominicom Group e na Oliver, em várias partes do mundo.

O WPP não comentou sobre os resultados da concorrência e os representantes de IPG, Omnicom e Oliver também não falaram à reportagem do Ad Age.

Nos Estados Unidos, o WPP escolherá marcas que tiveram um investimento em mídia de US$ 36 milhões em 2023 e de US$ 17 milhões no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a Vivvix, que inclui dados sociais da Pathmatics.

O WPP já trabalhou com marcas de beleza da Unilever que faziam investimentos de US$ 100 milhões em 2023 e US$ 28 milhões no primeiro trimestre de 2024 nos Estados Unidos. Porém, partes importantes do atendimento global – como Sunsilk e Clear – são marcas importantes da Unilever em mercados fora dos Estados Unidos.

A mudança acontece em meio a reta final de um processo de revisão global de mídia, em que a posição do GroupM como a agência principal de mídia do grupo está em risco.

A Unilever e o GroupM estão juntas em um acontecimento conturbado recente. Ambas estão sendo questionadas pelo envolvimento na agora recém-fechada Global Alliance for Responsible Media, da World Federation of Advertisers.

Unilever também é ré em um processo, junto da WAF, movido na semana passada pelo X, pelo qual a plataforma alega prejuízos por conta de um boicote feito pela associação.