Assinar

Empreendedorismo, soft power e IA norteiam apresentações do ProXXIma

Buscar
Publicidade
Evento ProXXIma

Empreendedorismo, soft power e IA norteiam apresentações do ProXXIma

Camila Farani, uma das principais investidoras-anjo do Brasil, se apresentará no evento, que debate os limites da criatividade impulsionada pela IA e o poder do soft power


3 de junho de 2025 - 12h21

Um currículo extenso define a carreira de Camila Farani, que participará do ProXXIma 2025. A advogada, com pós-graduação em marketing e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Stanford e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que se tornaria uma das principais investidoras-anjo do Brasil, sempre teve olhar aguçado para o empreendedorismo.

Camila Farani, sócia-fundadora e presidente da G2 Capital, e Daniela Dantas, vice-presidente para a América Latina da WGSN, estarão no ProXXIma 2025 (Crédito: Divulgação)

Sua trajetória profissional teve início aos 16 anos, quando começou a trabalhar na cafeteria de sua mãe. Aos 20 anos, assumiu a sociedade do negócio após propor a inclusão do café gelado no cardápio, o que resultou em aumento de 28% no faturamento.

Com o crescimento da cafeteria, Camila passou a investir em outras operações voltadas para a área de alimentação e, ao perceber aumento na demanda por comida saudável, decidiu abrir a Farani Fresh Food, um fast food saudável para o qual investiu 100% de capital próprio, sem sociedade.

Essa experiência pavimentou seu caminho rumo à carreira que ganharia escala nacional com a fundação da G2 Capital. Como sócia-fundadora e presidente da boutique de investimentos em negócios com perspectiva global, a executiva coordena aportes em cerca de 50 startups, que contribuem para a geração de mais de 15 mil empregos.

Ao longo de sua trajetória profissional, a executiva investiu mais de R$ 52 milhões com coinvestidores, os quais geram o ecossistema que movimenta R$ 6,3 bilhões por ano. Camila também se tornou membro do conselho de administração do PicPay e da Tem Saúde, e do conselho de marketing e growth da NuvemShop. Desde 2022, é sócia e investidora da Play9.

No entanto, a carreira da empresária ganhou projeção nacional quando foi convidada para fazer parte do Shark Tank Brasil, reality show do canal Sony, que oferece aos participantes a oportunidade de lançar suas ideias de negócios para grandes investidores. Camila participou do programa como investidora por seis temporadas.

Depois desse histórico, um dos focos profissionais de Camila é promover a educação empreendedora e incluir mulheres nos negócios. Além de ser CEO da Farani Escola de Negócios, fundou o Grupo Farani, que inclui EdTech, InvestTech, Brand Image e o Ela Vence, que tem contribuído para fortalecer a presença feminina em cargos de liderança.

Seu compromisso com o empreendedorismo rendeu prêmios, como o de Empreendedora do Ano na categoria Inclusão Social pela revista IstoÉ Dinheiro e cinco troféus do Women in Tech Latam Awards na categoria Best Ally, destacando-se como aliada das mulheres na tecnologia. A autora do livro Desistir Não é Opção e atual host da CNBC foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, pela Bloomberg Línea.

Criatividade aumentada

Além da palestra de Camila Farani, a programação do ProXXIma 2025 contará com apresentação do creator e cofundador do CR_IA, Paulo Aguiar, que abordará o que chama de “criatividade aumentada”, que indica que, no cenário em que a inteligência artificial (IA) se encontra, qualquer pessoa que saiba como usá-la pode ter sua ideia materializada. “Ao mesmo tempo que nos sentimos, talvez, ameaçados pela IA, estamos num lugar de abundância e oportunidade criativa para quem tem uma boa ideia. Isso não está acessível para todo mundo, tem uma série de questões para serem discutidas, mas o conceito geral é esse, da criatividade aumentada”, explica Aguiar.

Diferentemente de algumas palestras que debatem os aspectos mais teóricos dos usos de IA ou que falam sobre o futuro, a apresentação de Aguiar explorará ferramentas disponíveis atualmente, na prática. “Todas as minhas palestras, workshops e treinamentos têm uma visão prática e pragmática. Mais sobre o que acho que acontecerá, é mostrar o que estou fazendo e tentar demonstrar coisas ao vivo”, comenta o creator. Inclusive, Aguiar adianta que, pela primeira vez, compartilhará o seu feed e quem são as pessoas com quem tem aprendido os usos da IA. “Prometo que vou me arriscar um pouco mais para criar coisas no palco ali com as pessoas para visualizarem mesmo, de fato, o impacto que a IA tem”, complementa.

A Interbrand também fará apresentação, em primeira mão, durante o evento, do estudo anual “Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2025”. Liderada pela diretora-executiva da consultoria, Elaine Baio, a palestra terá a presença da CMO do Bradesco, Nathalia Garcia, e do diretor de marketing da Brahma, Felipe Cerchiari.

Apesar de ser um evento sobre tecnologia e inovação no setor de marketing e comunicação, o ProXXIma 2025 inclui apresentações mais leves e descontraídas, que abordam temas igualmente importantes para os negócios, como o soft power e o entretenimento. Durante sua apresentação, Jana Borges, diretora sênior de marketing da Netflix Brasil, por exemplo, explorará o chamado “efeito Netflix”, termo usado pela companhia para descrever a capacidade de produções da casa de gerar conversas para além da plataforma. Esse efeito se guia por quatro pilares: variedade e qualidade das produções, capacidade de recomendação da plataforma, alcance grande e fãs altamente engajados.

Usar a brincadeira como mecanismo para enfrentar o cenário político, econômico e cultural instável e paralisado pelo medo, ansiedade e estresse é o tema da palestra da WSGN no evento. Daniela Dantas, vice-presidente para a América Latina da WGSN, elucidará de que forma brincar pode ser boa estratégia para as marcas, uma vez que impulsiona a inovação de negócios e produtos e aprofunda o envolvimento com o cliente.

Para mais informações sobre compra de convites, clique aqui.

 

 

Publicidade

Compartilhe