Varejo de moda inclui a folia no calendário comercial

Buscar

Varejo de moda inclui a folia no calendário comercial

Buscar
Publicidade

Marketing

Varejo de moda inclui a folia no calendário comercial

Redes como C&A, Riachuelo e Marisa ampliam investimentos em coleções e ativações tendo como alvo a maior festa brasileira


1 de março de 2019 - 17h19

Pela primeira vez, a Riachuelo apoiou blocos no carnaval de São Paulo (Crédito: Andrea Matsumoto)

Há não muito tempo, quem quisesse buscar uma fantasia para curtir o carnaval teria de recorrer a lojas especializadas, comércios populares ou, simplesmente, mandar fazer. Nos últimos anos, entretanto, as maiores varejistas de moda do País não somente entraram na festa, como têm ano a ano ampliado o número de peças e coleções para a data, assim como suas ativações. Com isso, o Carnaval está entrando de vez para o calendário comercial das marcas de fast fashion. O movimento ganhou mais corpo ainda quando o Carnaval na maior cidade do País cresceu para além do Sambódromo do Anhembi e ganhou as ruas com os desfiles de centenas de blocos.

Riachuelo e Lojas Renner, por exemplo, realizaram ativações pela primeira vez na folia paulistana. A primeira investe em ações e peças para o Carnaval desde 2010 e nos últimos três anos, motivada pela intensificação dos blocos nas ruas, criou uma marca própria com peças temáticas. “Se compararmos a coleção deste ano com 2018, podemos dizer que dobramos o número de modelos”, afirma Marcella Kanner, gerente de marketing da rede.

Em 2019, a marca estará presente no trio elétrico “Seja você, seja feliz”, que acompanhará alguns dos principais blocos na cidade – Gambiarra (com Thiago Abravanel), Largadinho (com Claudia Leitte), Latinha Mix (com Sambô e Ivo Meirelles), Bem Sertanejo (com Michel Teló) e Carnafacul, o Bloco (com Jamil e integrantes da escola Rosas de Ouro) e ativará suas coleções para a festa em redes sociais. Anteriormente, a Riachuelo só fazia ativações em Salvador e Recife. Na capital baiana, a marca patrocina os blocos Vambora e Camaleão, liderados por Bell Marques. Já em Recife, participa do desfile do Galo da Madrugada, no sábado de carnaval.

C&A celebra a diversidade no Brasil (Crédito: Divulgação)

A Lojas Renner investiu em três eventos em São Paulo: o Baile do Apego (uma prévia indoor do bloco, realizada no Clube Homs, no início de fevereiro), o Bloquinho Renner, evento infantil para convidados, e o patrocínio ao Bloco do Apego, no sábado pós-Carnaval – 9 de março.

Paulo Correa, CEO da C&A Brasil, afirma que a rede lançou sua primeira coleção de Carnaval em 2015 e, desde então, incorporou a data a seu calendário comercial. “Nos últimos anos, priorizamos a comercialização de peças complementares ao look, como, por exemplo, camisetas de personagens, bodies e acessórios, como pochetes e tiaras. Além de oferecer ao consumidor a liberdade de montar a fantasia da forma que desejar, essa estratégia fomenta a venda em departamentos complementares de nossas lojas, como calçados e jeans”, explica Paulo. Este ano, a coleção da C&A tem mais de 60 SKUs especiais, 10% a mais que em 2018, nos segmentos masculino, feminino e infantil.

Se ano passado a C&A foi patrocinadora máster do Trio Dragão, de Salvador, por onde passaram Pabllo Vittar, As Bahias e a Cozinha Mineira e o DJ norte-americano Diplo, em 2019, Anitta e um grupo de influenciadores foram escalados para reforçar a divulgação da coleção de Carnaval.

“A mudança no perfil da festa, com mais blocos de rua, faz com que o Carnaval seja uma celebração mais democrática. Para a Marisa, que se relaciona com as mulheres brasileiras de todas as classes sociais e estilos, sem dúvida, isso foi um estímulo para aumentarmos nossa coleção para o evento”, conta Marco Muraro, vice-presidente comercial da Marisa.

Marisa: 200 mil peças em mais de 90 modelos (Crédito: Divulgação)

Neste ano, a rede afirma ter produzido mais de 200 mil peças, distribuídas por mais de 90 modelos. Além de opções de bodies, outro destaque no portfólio da Marisa são lingeries, tops e hot pants. Para as camisetas com frases, que também chamam atenção dos foliões, a marca fez parceria com Kevinho, estampando algumas das expressões mais famosas do cantor em peças para mulheres, homens e crianças.

As redes sociais são o principal canal de divulgação das coleções. “Como elas permitem interação, são uma maneira bacana de não só mostrar nossos produtos como de monitorar a reação das mulheres. As influenciadoras também têm um papel importante, pois atingem uma audiência complementar e que tem alto interesse em moda”, diz Muraro.

Licenciamentos x originais

A maioria das varejistas aproveita a época para fazer circular o estoque de peças de personagens licenciados, principalmente, super heróis e trazer novidades nessa frente. Para o público feminino, os bodies ganham destaque, assim como acessórios – tiaras e pochetes, em particular.

Também na Marisa, estampas exclusivas para quem busca originalidade (Crédito: Divulgação)

No caso da Riachuelo, parte da coleção tem como protagonistas a Mulher Maravilha e Mario Bros, assim como princesas, outra parte traz estampas e frases divertidas. Para uma marca cujo slogan é “De mulher para mulher”, a Mulher Maravilha também não poderia faltar. Mas além dela, a Marisa tem o Batman, entre seus personagens licenciados. “Já para quem gosta de originalidade, oferecemos bodies com aplicações de glitter e foil, tecidos de lurex e estampas exclusivas da Marisa”, diz Marco Muraro.

Já na C&A, em termos de licenciamentos, um dos grandes destaques é a parceria com a Duff, detentora de Os Simpsons. A marca fez uma promoção neste caso: nas compras acima de R$ 100 em produtos da Duff nas lojas físicas o cliente ganha uma caneca. Mas também há peças em parceria com a DC Comics e Disney. A coleção masculina deste ano tem camisetas em alusão aos personagens japoneses Power Rangers e camisetas com capuz representando os sete anões de A Branca de Neve, além de peças inspiradas em Harry Potter.

Estilistas e times de moda da C&A também desenvolvem peças nas cores do arco-íris, valorizando a diversidade. As coleções especiais – este ano sob o mote “Pule na C&A” são destacadas nas vitrines, nos canais digitais da marca e em banners no e-commerce. “É um convite da marca para os consumidores curtirem a festa, considerada a mais democrática e, para muitos, a mais esperada do ano”, avalia Paulo Correa.

Tão democrática que até o Grupo Carrefour está investindo na data. Com sua marca têxtil Tex, a rede de hipermercados preparou uma coleção especial para quem quer acompanhar os desfiles ou se jogar nos blocos. Também aqui bodies, camisetas e saias em tule são as peças que reinam, com estampas de sereias e unicórnios entre as mais buscadas. Os licenciamentos, no caso do Carrefour, têm como público-alvo as crianças, com personagens da Disney: Mickey, Minnie, Branca de Neve e Toy Story.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas