Marketing
Black Friday: vendas crescem 69% e reclamações 44%
Levantamento realizado pela eBit aponta crescimento acentuado no número de pedidos. Já Reclame Aqui registra alta das queixas
Levantamento realizado pela eBit aponta crescimento acentuado no número de pedidos. Já Reclame Aqui registra alta das queixas
29 de novembro de 2019 - 16h05
(Crédito: simpson33/iStock)
As primeiras sete horas de vendas de Black Friday no e-commerce totalizaram R$ 362,1 milhões, segundo dados da Ebit|Nielsen. O número é 69% superior ao mesmo período de 2018. Nas primeiras horas, o varejo online brasileiro vendeu metade do total faturado no esquenta Black Friday, de 25 a 27 de novembro, quando o total foi de R$ 751 milhões.
Segundo a consultoria, o tíquete médio para o horário da sexta-feira de Black Friday foi de R$ 808, crescimento de 5% na comparação com 2018. Outra mudança expressiva do comportamento do consumidor no período foi o volume de pedidos, que chegou a 448 mil, variação de 61% frente ao mesmo período de 2018.
Mas nem tudo são flores. O site Reclame Aqui publicou um balanço que estudou as críticas de consumidores entre 11 horas da quarta-feira, 27, e meio dia desta sexta-feira, 29. Segundo a plataforma, foram 4,8 mil reclamações no período. O volume é 44%% maior que o mesmo período da edição 2018.
Os apontamentos, entretanto, não são concentrados. O site com maior número de reclamações, a Americanas.com, contabilizou 148 comentários. O levantamento aponta que o principal motivo das queixas, de forma geral, é a propaganda enganosa, com 28,69% do total. Em seguida, aparecem problemas na finalização da compra, 11,23%; divergência de valores, 9,44%; atraso na entrega, com 7,83%; e estorno do valor pago, com 4,29%.
Calendário extenso
Desde 2015, o PayPal publica uma pesquisa realizada em parceria com a Big Data Corp sobre as ofertas no varejo na Black Friday. Nas quatro semanas que antecederam à data, mais de de 70% dos e-commerces brasileiros aderiram aos descontos. Duas semanas antes da Black Friday, os descontos bateram em 10,58%, em média. No mesmo período do ano anterior, a cifra foi de 3,9% e de 12% em 2017. Uma semana antes da data neste ano, os descontos avançaram para 22,36%.
Segundo a consultoria, as cinco categorias com os maiores descontos foram livros, músicas e filmes (61,32%), brinquedos (51,32%), eletrônicos (49,78%), roupas e acessórios (33,77%) e cosméticos (21,12%). A BigData Corp realizou a coleta dos dados de mais de 24 milhões de sites brasileiros. Deles, foram considerados cerca de 14 milhões de lojas online no País.
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