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Efeitos do Covid-19 na marca Corona ainda são incertos
Corona é a terceira marca mais valiosa da América Latina, segundo BrandZ
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Salvador Strano
4 de março de 2020 - 6h00
*Atualizada às 08:58
A cerveja Corona é uma das marcas mais valiosas da América Latina, segundo o estudo BrandZ, divulgado recentemente pela Kantar. Além disso, corona é, também, o prefixo do Covid-2019. A similaridade surgiu e logo foi alvo de piadas, desinformação e controvérsias.
A zoonose – como são chamadas doenças que passam dos animais aos seres humanos, caso do Covid-2019 – começou a se espalhar na China pouco antes da comemoração do ano novo do calendário local.
De lá para cá, a marca da Ambev passou, assim como o próprio vírus, a ser alvo de desinformação e memes.
https://twitter.com/Rogers697/status/1220200697666375680
Primeiro, houve casos de quem afirmasse que não fosse seguro beber a cerveja, porque ela causava a doença. Depois, uma agência de PR realizou um estudo de metodologia considerada duvidosa sugerindo que 38% dos estadunidenses consumidores de cerveja se recusariam a comprar o produto da marca.
No questionário, entretanto, não havia qualquer menção à doença ou contextualização sobre o cenário atual. Dessa forma, especialistas afirmam que é possível que a pergunta reflita, apenas, a rejeição da marca no mercado local. Grandes meios jornalísticos como CNN e The New York Post divulgaram a notícia.
Em seguida, a Constellation Brands, distribuidora da marca nos EUA, afirmou que eram “infelizes” as insinuações realizadas em mídias sociais e em jornais do país. “Essas afirmações simplesmente não refletem nossa performance e o sentimento de nossos consumidores”, afirmou Bill Newlands, CEO da companhia. No Brasil, a Ambev afirma que não possui estudos sobre o impacto da associação entre a doença e as vendas do produto.
Valor de marca
Na última sexta-feira, 28, o grupo WPP e a Kantar divulgaram o resultado das marcas mais valiosas da América Latina, no estudo BrandZ.
No ranking, a Corona alcançou a terceira posição – só atrás dos bancos brasileiros Bradesco e Itaú. O valor da marca mexicana alcançou US$ 7,52 bilhões em 2019. Apesar de ainda ser destaque na lista, em 2018 a cerveja ocupou a primeira posição do levantamento.
*Em uma versão anterior do texto, a Ambev negava alterações nas vendas da marca. A assessoria da empresa, entretanto, afirma ainda não possui estudos regionais sobre o tema.
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