Olimpíada mantém 2020 no nome contra perdas

Buscar

Olimpíada mantém 2020 no nome contra perdas

Buscar
Publicidade

Marketing

Olimpíada mantém 2020 no nome contra perdas

Assim como Eurocopa, evento esportivo manterá marca registrada para produtos licenciados e materiais oficiais continuarem válidos


25 de março de 2020 - 6h00

Miraitowa e Someity, mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, são grandes apostas dos produtos licenciados de Tóquio 2020 (crédito: reprodução)

Os Jogo Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 foram adiados para 2021 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), no entanto, 2020 continuará presente no evento. Além da tradição — Olimpíada representa o período de quatro anos entre a realização de dois Jogos Olímpicos —, a decisão tem uma questão prática: evitar prejuízos.

Tóquio 2020 é uma marca registrada que já está sendo trabalhada no mercado desde 2013, tanto na comunicação oficial quanto em produtos licenciados, como as mascotes Miraitowa e Someity. Na Rio 2016, os organizadores projetaram faturamento superior a R$ 1 bilhão com produtos licenciados. A medida também beneficia os patrocinadores dos Jogos e suas ações promocionais que não precisarão ser refeitas.

Além dos artigos oficiais, como itens de vestuários, brinquedos, artigos de papelaria, material esportivo, pins e até peças de cama, mesa e banho, a marca Tóquio 2020 estará presente na identidade visual de todas as arenas da disputa, incluindo o pódio e as medalhas ofertadas aos atletas.

Marca oficial da Eurocopa 2020 será mantida (crédito: reprodução)

“Seria impossível refazer todos os pontos de contato com marcas oficiais utilizadas por toda a comunidade internacional e com isso haveria um ambiente de ruído, com duas marcas circulando. Do lado do COI e do comitê organizador, isso geraria custos altos, pois os obrigaria a se posicionar a respeito de como eles iriam sinalizar os jogos em seus produtos oficiais e todas as comunicações, levando muito do que já foi feito para o lixo”, analisa Bruno Maia, CEO da Agência 14, agência de conteúdo digital do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Tática espelhada
A mesma estratégia foi adotada pela Uefa para a Euro 2020. Em sua 16ª edição, a competição celebra os 60 anos do torneio e será disputada em 12 cidades europeias e não em uma sede fixa, com o objetivo de engajar ainda mais os fãs. Além do futebol em campo, a comercialização de produtos é um dos pontos altos do evento. A loja oficial oferece coleção especial de roupas de todas as seleções, uniformes oficiais, bolas, canecas, chaveiros e até miniaturas do troféu, além de memorabilia.

Crédito da imagem do alto: reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto