Mercado de antigripais e vitaminas cresce na pandemia
Companhias farmacêuticas como Hypera Pharma, Grupo Reckitt Benckiser, Vitafor Suplementos e Genomma Lab investem em campanhas publicitárias e em lançamentos neste período
Mercado de antigripais e vitaminas cresce na pandemia
BuscarMercado de antigripais e vitaminas cresce na pandemia
BuscarCompanhias farmacêuticas como Hypera Pharma, Grupo Reckitt Benckiser, Vitafor Suplementos e Genomma Lab investem em campanhas publicitárias e em lançamentos neste período
Amanda Schnaider
30 de abril de 2020 - 6h00
Guga estrela campanha do Benegrip Multi Dia e Noite, marca da Hypera Pharma (Crédito: reprodução)
Apesar de a pandemia do novo coronavírus ter pego todos de surpresa, de acordo com o estudo Consumer Thermometer da Kantar, os brasileiros se prepararam para o período de isolamento social, levando em consideração seus hábitos em relação à saúde. O levantamento — que começou a estudar o impacto do vírus em dezembro, logo após os casos surgirem na China — observou que os lares brasileiros ficaram mais abastecidos com medicamentos e vitaminas. Antigripais foram comprados por 224 mil novos lares somente em fevereiro de 2020, na comparação com o mês anterior; já as vitaminas (especialmente a C) passaram a estar em 330 mil novos lares nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Além disso, apenas em março, um milhão de novos lares compraram vitaminas em relação a março do ano passado – e deve-se levar em conta, ainda, que o pico normal de venda desses produtos é agora, nos meses de outono e do inverno, que está por vir.
Os números da Kantar são comprovados por meio dos resultados de negócio das companhias farmacêuticas. No primeiro trimestre de 2020, a venda direta da Hypera Pharma, dona de marcas como Benegrip, Coristina d e Doril, cresceu 11%. De acordo com a empresa, essa alta se deu pelo aumento da venda direta em Consumer Health no início de março, começo das medidas de isolamento social causadas pela pandemia da Covid-19. “As principais categorias beneficiadas pelo aumento da demanda em Consumer Health foram antigripais, analgésicos, vitaminas e suplementos, com destaque para as marcas Benegrip, Coristina d, Apracur, Doril, Tamarine e Vitasay”, explica a companhia em comunicado.
Outra farmacêutica que observou um forte crescimento na categoria de antigripais em março foi o Grupo RB – Reckitt Benckiser, dona de marcas como Naldecon e Strepsils. Para Mariana Bueno, head de marketing de marcas OTC do Grupo, essa alta pode ter sido impulsionada pela estocagem de produtos durante a pandemia, por medo de falta de estoque ou fechamento dos estabelecimentos, uma vez que o ritmo de vendas não se manteve tão elevado em abril. Em relação ao cenário que estamos vivendo, Mariana afirma: “Não vemos a pandemia como oportunidade de negócio, estamos trabalhando para atender a demanda e garantir que os produtos cheguem à casa dos brasileiros”.
Segundo Rodrigo Araújo, gerente de marketing da Vitafor Suplementos, a empresa teve um forte aumento na demanda de produtos voltados à imunidade, tanto por parte dos profissionais de saúde quanto por parte dos consumidores. Em abril, mês em que a indústria farmacêutica abastece o mercado para o inverno com produtos como antigripais e vitaminas, a Genomma Lab lançou sua marca global de antigripal Next no Brasil. “O que estamos sentindo na implementação desta nova marca é que os clientes estão apostando em volumes maiores do que o que esperávamos para o lançamento”, comenta Cinthia Giorgi Ribeiro, diretora de marketing OTC da companhia.
Investindo no e-commerce
Entre os dias 24 de fevereiro e 18 de março, início da pandemia do novo coronavírus, as compras online da categoria Saúde (que inclui medicamentos e itens farmacêuticos) tiveram um crescimento de 111% em relação a um período semelhante em 2019, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Para facilitar a vida de seus consumidores, a Vitafor transformou seu site em uma página de e-commerce e com isso, começou a fazer venda direta ao público pela primeira vez. “Lançamos um novo site com venda direta aos consumidores e intensificamos as ações no digital, reforçando nossa presença no mercado”, completa o gerente de marketing da empresa. Além disso, a companhia firmou uma parceria com a RaiaDrogasil, passando a atuar nas lojas da rede no País.
Fortalecendo a comunicação
Recentemente, a Addera D3, marca de vitamina D pertencente à Hypera Pharma que registrou recorde na venda direta em março, estreou sua primeira campanha publicitária em TV aberta e nos meios digitais. O filme, criado internamente, pretende incentivar a população a ficar em casa, porém, continuando a cuidar da saúde. “Nosso papel, como marca de saúde e bem-estar, é reiterar a importância de medidas que protegem a população, ampliando o acesso à informação”, afirma Marcelo Albertotti, diretor de marketing da marca.
https://www.youtube.com/watch?v=CdkjK25IUb4
Outras duas marcas da Hypera que lançaram campanhas em abril foram Benegrip Multi Dia e Noite e Coristina d. A primeira contou com a participação de Gustavo Kuerten, um dos maiores tenistas do mundo, e a segunda com a atriz Giovanna Antonelli, garota propaganda da marca desde 2012. As despesas com marketing da Hypera representaram 22,4% da receita líquida da companhia no primeiro trimestre de 2020, que foi de R$ 815 milhões no total. Isto mostra um crescimento de 14,4% sobre o mesmo período do ano passado.
Também neste mês, a Vitafor estreou sua primeira campanha de mídia na TV, que faz parte de seu novo posicionamento institucional, criado pela agência Santa Clara, para apoiar consumidores, varejistas e profissionais de saúde durante a pandemia. Além do filme, a companhia está investindo em ações digitais com a apresentadora Ana Hickmann, influenciadores digitais e ações em pontos de vendas. “Sabíamos que era muito importante estar ao lado dos consumidores, clientes e profissionais da saúde neste momento, por isso criamos um plano muito consistente para enfrentar o novo cenário”, explica Rodrigo, gerente de marketing da empresa.
Apesar de o momento ser delicado, Rodrigo, da Vitafor, avalia que também é um período que traz muitas oportunidades para o setor. “Estamos evoluindo muito enquanto sociedade e não temos dúvidas de que os cuidados com a saúde e bem-estar serão levados a outro patamar. A categoria de suplementos e vitaminas tem grande potencial de crescimento a partir dos novos hábitos que estão surgindo”, completa. Cinthia, diretora de marketing OTC da Genomma Lab, concorda com o gerente: “A população brasileira estará ainda mais atenta às regras de higiene, limpeza e comportamento frente à transmissão de doenças. Acreditamos que as categorias relacionadas a estes produtos estarão ainda mais na lista de compra dos brasileiros”.
**Crédito da imagem no topo: RomoloTavani/istock
Compartilhe
Veja também
The Town apresenta uma nova atração: a The Tower
Idealizada por Roberto Medina, a atração pretende transportar o público para dentro de um espetáculo que une dança, performance e música em todos os dias do festival
NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados
Quinta edição do estudo da Opinion Box contará com pontuação média de segmentos como casas de apostas e moda infantil