J&J investe em marketing por clusters

Buscar
Publicidade

Marketing

J&J investe em marketing por clusters

Em ação com a Wunderman Thompson, a companhia traz Maisa falando, ao mesmo tempo, sobre Sempre Livre e Carefree


4 de setembro de 2020 - 16h30

Luana Xavier e Maisa falando sobre “Ciclos” (Crédito: Divulgação)

Nesta semana, a Johnson & Johnson começou uma nova ação de marketing, criada pela Wunderman Thompson, unindo as marcas Sempre Livre e Carefree, chamada “Ciclos”. A campanha, focada no ambiente digital, tem como protagonista a apresentadora Maisa Silva (assista ao vídeo no final da reportagem). E esta não será a única iniciativa que a companhia pretende trazer ao mercado reunindo, na comunicação, marcas de um mesmo segmento e público. Na entrevista a seguir, Cristina Santiago, diretora de Marketing da Johnson & Johnson Consumer Health no Brasil, explica a estratégia, assim como comenta quanto a pandemia influenciou, ou não, os planos em sua área. A J&J Brasil é referência global em desenvolvimento de produtos na categoria de cuidados femininos e, segundo a executiva, também está ganhando esse posto no que diz respeito à comunicação.

 

Meio & Mensagem – Essa iniciativa de agrupar as marcas num esforço único de marketing já tinha sido feita fora do Brasil ou é uma ideia local mesmo?

Cristina Santiago Seguimos muito próximos do consumidor no Brasil e também em outros países, porque estamos com eles desde o início dos processos de pesquisa e desenvolvimento. O Brasil, especificamente, é líder em Pesquisa e Desenvolvimento global das categorias de cuidados femininos da Johnson & Johnson, o que mostra o quanto entendemos das necessidades da consumidora e de produto. Nós lideramos a inovação em produto e agora estamos inovando também na comunicação com a consumidora. A ideia da campanha em sinergia de Carefree e Sempre Livre reforça o pioneirismo do Brasil ao olhar para o comportamento da consumidora e da shopper, entendendo as mensagens que fazem sentido nessa perspectiva. Nossas marcas são inovadoras e têm acompanhado toda a evolução social da mulher no país há décadas. Sempre Livre chegou aqui em 1974 e, Carefree, em 1978. Em 40 anos, é a primeira vez que oferecemos as duas marcas juntas, numa mesma campanha, globalmente. Nós vimos que poderíamos comunicá-las juntas, porque estamos com as mulheres nos diferentes momentos dos ciclos menstruais.

M&M – Qual a importância de segmentar desta forma a comunicação, agrupando marcas?

Cristina – “Ciclos” é totalmente centrada nas necessidades das consumidoras. A campanha, conduzida pela apresentadora Maísa Silva, discute as semelhanças e particularidades das mulheres, que têm na menstruação um ponto comum. A campanha conta com três momentos-chave e o primeiro é um bate-papo entre Maisa e as influenciadoras Luana Xavier e Ana Clara, com histórias e percepções sobre os ciclos femininos e a importância de conhecer vivências diferentes para compreender a individualidade de cada mulher. Maisa também vai conduzir a conversa com uma ginecologista, respondendo às dúvidas mais comuns a respeito do ciclo menstrual. Outro momento será uma entrevista com uma cientista da Johnson & Johnson, que vai detalhar a inovação e as tecnologias de Sempre Livre e Carefree, e qual produto é mais adequado para cada fase da menstruação. Esse bate-papo vai trazer muitas informações e curiosidades para quem gosta de saber tudo sobre os produtos que usa constantemente, um traço muito presente no comportamento das consumidoras atualmente. Ao colocar o consumidor no centro das ações, conseguimos trabalhar mensagens precisas de acordo com o momento e contexto. Temos uma oferta de produtos que têm potencial de alcançar a mesma consumidora e, ao oferecer as marcas de forma conjunta, comunicamos que estamos ao lado dessa mulher nos momentos em que ela mais precisa se sentir segura e confortável. A campanha terá veiculação no Youtube, Facebook, Google e Instagram. Além de ativações nas redes sociais, serão oferecidos combos de produtos no Bem Comigo, clube de compras das marcas de consumo da Johnson & Johnson.

M&M – Como tem sido o desempenho das marcas femininas no mercado?

Cristina – As marcas de saúde feminina têm relevância histórica e de inovação no mercado brasileiro, o que também as torna referência nas categorias. O time de pesquisa e desenvolvimento em Cuidados Femininos da Johnson & Johnson Brasil, liderado por cientistas mulheres, é referência para a companhia globalmente. As inovações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, localizado em São José dos Campos (SP), seguem para as gôndolas de todos os mercados no mundo. Carefree é líder no segmento de protetores diários. Foi o primeiro produto da categoria a ser vendido no mercado brasileiro. Sempre Livre foi lançado no Brasil em setembro de 1974 e, desde sua chegada, foi pioneira em diversos lançamentos que consolidaram a sua importância e tradição no país, como os absorventes com abas, absorventes noturnos, a tecnologia neutralizadora de odores, o formato anatômico de Sempre Livre Adapt Plus, com proteção e conforto, e o primeiro absorvente com a tecnologia Termo Control™, que diminui a sensação de calor e abafamento. Essas tecnologias têm feito a marca ganhar em valor. A consumidora vem procurando produtos com maior diferencial para tratar o ciclo.

M&M – Têm alguma outra campanha clusterizada para este segundo semestre ainda? (por exemplo, unir Neutrogena e Sundown para verão?)

Cristina – Nossa estratégia de colocar o consumidor no centro das ações tem mudado bastante nossa maneira de trabalhar e teremos mais novidades nas próximas semanas. A campanha “Ciclos” ficará no ar até dezembro, nas redes sociais e no clube de compras Bem Comigo, onde haverá combos específicos para as consumidoras.

M&M – Considerando promo com cashback, ações conjuntas de diferentes marcas para um mesmo público, imagino que os esforços de marketing estejam concentrados no 2º semestre. Divulgam investimento nas ações? Como a pandemia influenciou e continua, neste momento, a influenciar os planos de comunicação?

Cristina – Não suspendemos campanhas em função da pandemia, mas adequamos o momento dos lançamentos. O público se manteve receptivo, naquele momento, a assuntos muito específicos e que tinham relação estrita com o contexto social. Nos primeiros meses da pandemia, lançamos a campanha de Johnson’s com a música “O Sapo Lavou A Mão”, que trouxe conteúdo educacional para ajudar a difundir o hábito de higiene entre as crianças em um período em que esse cuidado é essencial para a proteção contra o coronavírus. A campanha também doou um milhão e meio de sabonetes para crianças e famílias em vulnerabilidade, atendidas pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Também trabalhamos nas redes sociais uma campanha de Listerine voltada para a saúde bucal.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira