XP Educação cria graduação em tecnologia sem custo

Buscar

XP Educação cria graduação em tecnologia sem custo

Buscar
Publicidade

Marketing

XP Educação cria graduação em tecnologia sem custo

Faculdade XP, baseada no conceito de employer university, pretende suprir a demanda do mercado por profissionais da área


27 de junho de 2022 - 9h52

Empresa espera formar 400 alunos inicialmente (Crédito: fizkes-shutterstock)

Estimativa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OECD) aponta que mais de um bilhão de postos de trabalho deverão mudar radicalmente em decorrência da evolução tecnológica no mundo. Com isso, a demanda por profissionais da área deverá aumentar e, mirando a tendência, a XP Educação apresenta nesta segunda-feira, 27, a Faculdade XP. Com foco na graduação com mensalidades a custo zero, a iniciativa deverá formar, de início, 400 alunos em disciplinas ligadas à tecnologia.

Paulo de Tarso, CEO da XP Educação, diz que essa é a oficialização de uma ideia que teve início há 20 anos. “Esse elemento de educação está no DNA da XP. Lá atrás, o Guilherme (Benchimol, fundador da companhia) entendeu que esse é o jeito mais efetivo de mostrar para as pessoas sobre produtos de investimento, construção de patrimônio”, detalha. O projeto teve investimento de mais de R$ 100 milhões e amplia a atuação da XP Educação dando um passo adiante rumo à formação profissional em cinco cursos: sistemas de informação, ciência de dados, análise de desenvolvimento de sistemas, banco de dados e defesa cibernética.

De acordo com o executivo, a motivação que levou à consolidação da iniciativa foi a demanda por mão-de-obra qualificada neste segmento. Além disso, destaca o despreparo dos recém-formados para entrar no mercado de trabalho. “A grande diferença está em uma conexão muito forte com o ecossistema da XP. A Faculdade XP está bebendo de um movimento que nos Estados Unidos é chamado de employer university, que é quando uma marca empregadora, que normalmente não é de educação, entra nos negócios e começa a formar os seus próprios talentos futuros”, explica Tarso.

Com uma metodologia baseada em projetos reais e um corpo docente composto por executivos e funcionários, que atuarão como professores, tutores e mentores, por exemplo, a iniciativa também dá aos alunos a oportunidade de fazer estágio na companhia e, no futuro, ocupar cadeiras mais altas e até mesmo partam para o empreendedorismo.

Paulo de Tarso, CEO da XP Educação (Crédito: Divulgação)

A oferta de graduação sem custos assegurada pela XP espera atrair um público entre 17 e 24 anos que tenha finalizado o ensino médio recentemente. Ampliando a possibilidade de encontrar talentos que expandam o centro financeiro de São Paulo, os cursos serão à distância, inspirados no modelo de trabalho anywhere, já adotado pela XP. “Até entendemos que pode ser que tenha quem não goste do modelo, mas queremos quem se adapte a ele”, declara o CEO. “O Brasil é muito grande e queremos chegar onde esse talento está”, acrescenta.

Entre as novidades apresentadas pela companhia, há também a ampliação do portfólio de MBAs e o lançamento de uma plataforma que conta com bootcamps em 44 modalidades relacionadas à tecnologia e inovação. O acesso é mediante uma assinatura mensal de R$ 65, que também proporciona 35 cursos livres em finanças e dá acesso ao chamado Radar de Oportunidades, que conecta o usuário a vagas de emprego de grandes empresas de tecnologia. A XP estuda, para o futuro, o modelo de parcerias para aumentar a empregabilidade.

Processo seletivo
A Faculdade XP busca alunos com características de liderança, perfis técnicos e espírito empreendedor, por exemplo. A primeira etapa do processo, de quatro eliminatórios, consiste em quatro perguntas abertas em que o candidato deve descrever situações de superação e lições aprendidas com isso.

Na sequência, será feito um bootcamp com duração de duas semanas, em que os jovens serão expostos a desafios relacionados à tecnologia, mais precisamente em data science e arquitetura de sistemas – nas quais não há a demanda de conhecimento prévio. É nesta fase que será avaliada a aderência à metodologia anywhere e capacidade de aprendizagem. A terceira parte envolve um teste de perfil calibrado por empresas parceiras da XP para profissionais de tecnologia. Já a última etapa é composta por uma prova de conhecimentos gerais, nas quais os participantes poderão aplicar notas prévias do Enem caso queiram.

Seguindo também a demanda da diversidade, as 400 vagas serão divididas em partes iguais entre vagas de ampla concorrência e afirmativas. Já em relação à diversidade do corpo docente, o CEO da XP Educação pontua que a seleção se beneficia das iniciativas de diversidade da XP enquanto empresa.

Planos de marketing e comunicação
No final do ano passado, a XP fez a aquisição da faculdade Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), reforçando o background da marca em educação. Daniel Narcizo Pereira, head of sales growth da XP Educação, afirma que o momento de evolução da vertente, aliada ao ecossistema da companhia, nutriu a necessidade de manter o nome da XP Educação – com a abreviação XPE – vinculado à faculdade. O trabalho de posicionamento, logotipo e brand design foi feito em parceria com a agência Keenwork. Os esforços de divulgação e apresentação do projeto deverão ter uma estratégia baseada em marketing digital, com foco em redes sociais.

 

XP cria faculdade a custo zero (Crédito: Divulgação)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora