Omnichannel e APIs impulsionam transformação digital do varejo

Buscar

Omnichannel e APIs impulsionam transformação digital do varejo

Buscar
Publicidade

Opinião

Omnichannel e APIs impulsionam transformação digital do varejo

46% das empresas de varejo acreditam que as tecnologias digitais irão alterar radicalmente a maneira tradicional de fazer negócios


19 de setembro de 2019 - 16h52

(Crédito: Reprodução)

O crescimento da economia digital é impulsionado por empresas que buscam sempre novos modelos de negócios e canais de interação com os clientes cada vez mais eficientes e a disposição deles. Esse crescimento é visível claramente no setor do varejo, um segmento em que a interação com os consumidores através de canais digitais é fundamental e necessária, e não mais um diferencial, como há alguns anos.

Segundo pesquisa da Capgemini, que aponta os estágios globais da transformação digital, 46% das empresas de varejo acreditam que as tecnologias digitais irão alterar radicalmente a maneira tradicional de fazer negócios, porém, apenas 36% dessas empresas têm estratégias detalhadas para realizar tal mudança.

Atualmente, as plataformas varejistas são mais do que um meio de compra e venda de produtos: a experiência do consumidor tornou-se prioridade e, com tantos canais para serem trabalhados e um público mais exigente, o ambiente do varejo tem se tornado cada vez mais desafiador. Nesse cenário, uma estratégia omnichannel é fundamental: integrar os canais de atendimento ao cliente, oferecendo uma experiência única e integrada através de todos os canais disponíveis.

Nessa jornada, as empresas têm enfrentado o desafio de dar escala às integrações de tecnologias e canais diferentes e muitas empresas têm recorrido às APIs como forma de garantir a escala e o gerenciamento dessas integrações.

Outras empresas têm recorrido aos marketplaces como forma de se posicionarem, sejam participando desses como lojistas independentes ou então criando seus próprios. Novamente, a integração é chave para essa estratégia e as APIs surgem para garantir a viabilidade da estratégia.

Segundo a pesquisa “O Estado das APIs”, feita pela Sensedia em parceria com a PwC, 77% das companhias entrevistadas usam APIs externas para criar ecossistemas de negócios. Uma plataforma de APIs habilita uma série de novas integrações que aumenta a competitividade para o setor de varejo.

Marketplaces: integração e abertura
Grandes redes de varejo perceberam que, ao encarar a estratégia de marketplaces, era possível reduzir custos e integrar pequenos lojistas à sua plataforma. Contudo, a integração dos lojistas passou a ser um desafio e, por essa razão, as APIs se mostraram essenciais para garantir a escala e a gestão dessas integrações.

Atualmente, muitas empresas estão apoiando a sua estratégia de transformação digital nas APIs e, de maneiras diferentes, experimentam um crescimento exponencial de seus negócios.

É o caso, por exemplo, da Via Varejo que, através das APIs abertas, se transformou em um grande ecossistema de lojas. Com isso, pôde multiplicar o número de produtos que vende sem ao menos precisar aumentar seu estoque ou centros de distribuição diretamente. Hoje, mais de quatro mil lojistas, entre pequenos e grandes, estão conectados à plataforma, já que o marketplace (integrado por APIs) representa mais de 20% do GMV (volume bruto de mercadoria). Isso só é possível porque o tempo de integração de um lojista através de uma API é muito baixo: leva-se mais tempo para assinar um acordo comercial do que para desenvolver a integração.

O mesmo aconteceu com a Netshoes: o grupo, que já adota um posicionamento totalmente “digital”, fez mudanças em grande parte da sua plataforma de vendas e apostou em uma estratégia de marketplace, com o apoio das APIs. Ao se posicionar como plataforma, a empresa permitiu que mais de 800 lojistas passassem a vender por meio de seu portal e, hoje, cerca de 12% da receita da companhia vêm do marketplace.

Omnicanalidade: forte tendência para o varejo
Recente pesquisa da Accenture mostrou que os consumidores que podem acessar canais múltiplos de compras (omnicanalidade) gastam 37% a mais quando comparados aos canais únicos. Inspiradas nessa tendência, algumas redes varejistas já começaram a investir em APIs para tornar a experiência omnichannel uma realidade. As APIs permitem que os serviços dos sistemas sejam acessados por diferentes interfaces e dispositivos, possibilitando a jornada completa do cliente através de diferentes canais (chatbot, e-commerce, apps, lojas físicas, parceiros etc.).

A rede de farmácias Panvel está trabalhando com o conceito de omnicanalidade e, com isso, consegue oferecer uma experiência integrada em qualquer canal. Os canais digitais, integrados na mesma base, deram à rede uma eficiência operacional muito maior. Hoje, estão presentes em 60 cidades no Sul do País e na capital paulista e os sistemas de vendas de mais de 600 lojas estão conectados. O chatbot, criado através de APIs, atende cerca de 40% de todas as interações com a empresa, ou seja, 25 mil pessoas, e oferece as mesmas funcionalidades que o aplicativo.

A performance, segurança e conectividade com diversas frentes digitais permitiu que a Panvel identificasse oportunidades e necessidades de seus clientes, que poderiam ser supridas através de iniciativas digitais. Através de lockers em aeroportos, academias e faculdades, eles conseguem entregar os produtos aos clientes em até duas horas (mas a média é de 35 minutos). No varejo, a conveniência é um aspecto muito forte e necessário, portanto, a demanda por agilidade na entrega dos produtos enriquece a experiência de compra dos clientes.

O papel das APIs na transformação digital do varejo é de extrema importância: garantir maior controle e gerenciamento de estoque, um melhor funcionamento da distribuição e logística e proporcionar a integração de novos canais de parceiros, gerando, assim, mais negócios e, consequentemente, melhores resultados, de acordo com a sua estratégia.

**Crédito da imagem no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Web Summit 2024: um marco para mulheres na tecnologia

    Apesar dos avanços, a inclusão de mulheres continua sendo um campo de batalha contra preconceitos de gênero e disparidades salariais

  • A aula dada pelo Itaú e por Madonna

    Ação não é apenas algo fora da curva, é um chamado para que todas as empresas pensem e para que os comunicadores entendam que o mercado mudou