Sete passos para implantar a diversidade em sua empresa

Buscar

Opinião

Publicidade

Sete passos para implantar a diversidade em sua empresa

Incluir mulheres, negros, idosos, LGBTQ+, pessoas com deficiência e tantos outros grupos é pedra fundamental para tornar o mercado corporativo verdadeiramente humano, instigante, inspirador


3 de outubro de 2019 - 6h00

(Crédito: Alexas Fotos/Pixabay)

A consultoria McKinsey informa que abrir espaços para as diferenças pode alavancar em até 70% as chances de uma empresa evoluir frente às outras. Ou seja, Diversidade e Inclusão não são uma opção, são estratégias de transformação, que criam um mundo mais justo e melhoram o resultado dos negócios.

Incluir mulheres, negros, idosos, LGBTQ+, pessoas com deficiência e tantos outros grupos é pedra fundamental para tornar o mercado corporativo verdadeiramente humano, instigante, inspirador. Todos têm a ganhar com isso, pois os reflexos da inclusão transcendem os limites das empresas e do próprio mercado e se estendem a diferentes aspectos da vida em sociedade. Sendo assim, descrevemos a seguir um processo seguro de implantação da cultura da diversidade nas empresas.

Busque o apoio da liderança
Este é um desafio que precisa de tempo, recurso e comando. É preciso estudar e entender quais são as principais barreiras e colocar o assunto em discussão.

Identifique as diferenças
É preciso mapear e entender qual a diversidade presente na empresa. Garantir a representatividade das Mulheres, Negros, LGBTQ+, Jovens, Idosos e Pessoas com Deficiência melhora a experiência do colaborador e a eficiência do negócio.

Forme grupos de afinidades
Reúna os aliados e os legítimos representantes de cada um dos grupos de minorias. Eles serão os protagonistas que ocuparão o lugar de fala e terão o papel de traduzir suas dores, necessidades e ideias para as organizações.

Inclua a diversidade na estratégia do negócio
A partir do “ouvir e dialogar” com os protagonistas é possível criar processos para garantir que as diferentes e abundantes ideias dos ambientes diversos se transformem em novas soluções e possibilidades para sua empresa.

Motive práticas e vivências
A diversidade é como o ar que respiramos. Deve ser livre e presente em todos os cantos da organização. Por isso, é importante promover eventos, palestras, rodas de conversa, semanas de diversidade e outras iniciativas que integrem e capacitem os colaboradores para que, juntos e de forma alinhada, possam enxergar, incluir e celebrar as pessoas como elas são.

Entenda os novos grupos de afinidade
Nesta etapa, estamos prontos e maduros para entender se existem novas dores, novos grupos ou novas ações que devem ser promovidas para garantir a melhoria contínua do processo.

Compartilhe experiências
Esta etapa finaliza o processo, mas também está presente em todos os passos anteriores. O movimento da diversidade e Inclusão bebe no pulsante mundo das startups. Todo erro e progresso são compartilhados. Aqui, as empresas não são ilhas ou organizações concorrentes, elas são organizações colaborativas.

**Crédito da imagem no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Liderança

  • diversidade

  • empresa

  • Mulheres

  • inclusao

  • Práticas

  • NEgros

  • Idosos

  • LGBTQ+

  • pessoas com deficiência

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”