Sete passos para implantar a diversidade em sua empresa
Incluir mulheres, negros, idosos, LGBTQ+, pessoas com deficiência e tantos outros grupos é pedra fundamental para tornar o mercado corporativo verdadeiramente humano, instigante, inspirador
Sete passos para implantar a diversidade em sua empresa
BuscarSete passos para implantar a diversidade em sua empresa
BuscarIncluir mulheres, negros, idosos, LGBTQ+, pessoas com deficiência e tantos outros grupos é pedra fundamental para tornar o mercado corporativo verdadeiramente humano, instigante, inspirador
(Crédito: Alexas Fotos/Pixabay)
A consultoria McKinsey informa que abrir espaços para as diferenças pode alavancar em até 70% as chances de uma empresa evoluir frente às outras. Ou seja, Diversidade e Inclusão não são uma opção, são estratégias de transformação, que criam um mundo mais justo e melhoram o resultado dos negócios.
Incluir mulheres, negros, idosos, LGBTQ+, pessoas com deficiência e tantos outros grupos é pedra fundamental para tornar o mercado corporativo verdadeiramente humano, instigante, inspirador. Todos têm a ganhar com isso, pois os reflexos da inclusão transcendem os limites das empresas e do próprio mercado e se estendem a diferentes aspectos da vida em sociedade. Sendo assim, descrevemos a seguir um processo seguro de implantação da cultura da diversidade nas empresas.
Busque o apoio da liderança
Este é um desafio que precisa de tempo, recurso e comando. É preciso estudar e entender quais são as principais barreiras e colocar o assunto em discussão.
Identifique as diferenças
É preciso mapear e entender qual a diversidade presente na empresa. Garantir a representatividade das Mulheres, Negros, LGBTQ+, Jovens, Idosos e Pessoas com Deficiência melhora a experiência do colaborador e a eficiência do negócio.
Forme grupos de afinidades
Reúna os aliados e os legítimos representantes de cada um dos grupos de minorias. Eles serão os protagonistas que ocuparão o lugar de fala e terão o papel de traduzir suas dores, necessidades e ideias para as organizações.
Inclua a diversidade na estratégia do negócio
A partir do “ouvir e dialogar” com os protagonistas é possível criar processos para garantir que as diferentes e abundantes ideias dos ambientes diversos se transformem em novas soluções e possibilidades para sua empresa.
Motive práticas e vivências
A diversidade é como o ar que respiramos. Deve ser livre e presente em todos os cantos da organização. Por isso, é importante promover eventos, palestras, rodas de conversa, semanas de diversidade e outras iniciativas que integrem e capacitem os colaboradores para que, juntos e de forma alinhada, possam enxergar, incluir e celebrar as pessoas como elas são.
Entenda os novos grupos de afinidade
Nesta etapa, estamos prontos e maduros para entender se existem novas dores, novos grupos ou novas ações que devem ser promovidas para garantir a melhoria contínua do processo.
Compartilhe experiências
Esta etapa finaliza o processo, mas também está presente em todos os passos anteriores. O movimento da diversidade e Inclusão bebe no pulsante mundo das startups. Todo erro e progresso são compartilhados. Aqui, as empresas não são ilhas ou organizações concorrentes, elas são organizações colaborativas.
**Crédito da imagem no topo: Reprodução
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas