Cinco passos para ser efetivo em sua transformação digital

Buscar

Cinco passos para ser efetivo em sua transformação digital

Buscar
Publicidade

Opinião

Cinco passos para ser efetivo em sua transformação digital

Operações in-housing de marketing digital e ativações baseadas em dados contribuem para a mudança cultural


17 de março de 2021 - 13h16

(Crédito: iStock)

Além de responder a uma demanda dos consumidores por experiências cada vez mais personalizadas, as operações de mídia e dados in-house contribuem substancialmente para a mudança de cultura de uma empresa. Esse é o principal objetivo do trabalho de consultoria para uma estratégia de transformação digital com foco em performance. Entretanto, desenvolver um time de inteligência e operação de marketing digital dentro de casa requer familiaridade com as tecnologias sendo utilizadas e constante evolução de seus integrantes. O trabalho é árduo, mas os resultados compensam. A seguir, elenco algumas dicas do que fazer para que esse processo aconteça de maneira eficiente:

1- Processos: são necessários para garantir que todas as etapas da operação sejam cumpridas de forma a gerar valor. Não é difícil ver equipes de marketing totalmente focadas na execução de campanhas, sem tempo para planejar e analisar os resultados. Isso traz sérios problemas para a performance da área e o aprendizado da equipe, consequentemente acarretando prejuízos financeiros. Quando tomamos cuidado para não criar processos que burocratizam a operação, eles ajudam a equipe a priorizar o trabalho e garantem a visão estratégica.

2- Tecnologia: apesar de ser crucial integrar a tecnologia nos processos, é importante ressaltar que o fator humano tem papel chave na transformação digital. Ter diversas ferramentas sem um racional claro, pode acabar gerando mais custos do que eficiência na operação. Uma vez que o time tenha clareza para que serve e onde devemos utilizar a tecnologia, podemos e devemos abusar da tecnologia para otimizar processos. Lembre-se: a transformação digital é sobre pessoas e não sobre tecnologia. O cuidado aqui é priorizar a escolha de soluções robustas que abranjam todas as atividades da operação de maneira integrada. Por mais que soluções diferentes possam “se conversar”, quase sempre há perdas no volume e qualidade dos dados.

3- Gestão dos dados: dificilmente uma transformação digital acontece sem a correta organização e uso de dados, principalmente para companhias que possuem uma enorme carga de informação. Por isso, a padronização da operação garante que todas as informações da empresa sejam organizadas e facilmente acessadas. Esse é um passo super relevante que começa com um trabalho de unificação da nomenclatura em todas as campanhas e bases de dados. A correta organização permite análises avançadas que trazem retorno financeiro, criação de audiências qualificadas e execução de projetos mais avançados. O ponto de atenção aqui é a resistência de equipes que trabalham de maneira desestruturada.

4- Criativos: a parte criativa é crucial para que a operação como um todo tenha sucesso. Diversos estudos apontam que entre 50% e 70% da performance da campanha são atribuídas ao criativo. Não devemos esquecer que a publicidade serve para impactar os consumidores, logo, de nada adianta todo um ferramental tecnológico e análises avançadas se a ativação não for eficiente. As peças criativas devem seguir um fio condutor ao longo de todo o funil e ser baseadas em dados, deixando de lado visões pessoais sobre o layout e mensagens das peças. Temos tecnologias que automatizam e otimizam a entrega criativa gerando personalização em tempo real e entregando até centenas de mensagens diferentes em uma mesma campanha, baseado nos dados do usuário.

5- Mensuração: você não consegue melhorar o que você não consegue medir. Equipes que obtêm sucesso no marketing digital são equipes que testam, erram e aprendem rápido, pautando suas ações nos dados. Prática comum é fazê-lo através de dashboards de performance que bebem de bancos de dados e identificam quais ações movem os KPIs. O cuidado aqui é sempre partir de perguntas de negócio e jamais criar dashboards sem um objetivo claro. Há inúmeros exemplos de dashboards que caem em desuso por não fazerem sentido ou por conterem informação demais. Defina o problema de negócio, garanta que todas as partes interessadas estão bem alinhadas e veem valor naquilo que está sendo produzido e crie rituais para garantir que as partes interessadas estão utilizando as informações para a tomada de decisão em tempo real.

Requer um esforço enorme garantir que a operação ideal seja de fato bem executada. É raro encontrar empresas com áreas de marketing digital no Brasil com uma maturidade avançada e a casa devidamente organizada. Porém, quando feito com eficiência e seriedade no trabalho, os ganhos em desempenho são substanciais.

*Crédito da foto no topo: 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • A importância de ter olhares diversos na construção de uma marca

    Desafios e as estratégias necessárias para manter uma reputação sólida em um mundo em constante mudança

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais