A potência da mãe suficientemente boa

Buscar
Publicidade

Opinião

A potência da mãe suficientemente boa

A balança às vezes vai estar pendendo para um lado e é importante reconhecer isso de maneira gentil


26 de julho de 2022 - 8h09

(Crédito: Anna Tigra/Shutterstock)

No Dia das Mães, estava fazendo uma viagem à trabalho e não pude passar o dia com as minhas filhas. Aconteceu um almoço, com sogra, cunhada, família, mas eu não podia estar. Devo me sentir culpada por isso?

Outro dia fiz um podcast e esqueci de citar que era mãe na primeira pergunta sobre o que me define. Devo me sentir culpada por isso?

Às vezes eu esqueço da festa da amiga, do livro que tenho que comprar, do horário exato que começa a aula de natação. Devo me sentir culpada por isso?

Uma call atrasou e era bem o horário de buscar minha filha mais nova, ela não só foi a última a ir embora como eu tomei uma chamada da coordenadora da escola. Devo me sentir culpada por isso?

Se eu quiser olhar pela implacável lente do que a sociedade espera de uma mãe, que prioriza sob qualquer outra coisa, a devoção materna e o desequilíbrio abissal entre os afazeres domésticos da figura feminina e masculina, a resposta é SIM para todas as perguntas anteriores com uma dose sádica de incerteza sobre o valor de minha maternidade.

Mas eu ouso dizer que desta vez não sinto culpa. E sabe por quê?

Não estar no dia das mães me proporcionou um dos maiores desafios profissionais que eu já tive na vida, o de começar uma operação em outro país. Por causa desta “falta” eu vou voltar para casa com muito mais presença, histórias e conquistas para que minhas filhas possam se inspirar em buscar também paixão pelos seus ofícios.

Se uma das minhas filhas me escutar no podcast, vai ver que a mãe tem várias facetas, nem todas que centralizam a maternidade. E tá tudo bem.

Errar, falhar, esquecer faz parte da imperfeição e todo mundo precisa de inspiração sobre o que também não é perfeito. É com o erro e com a falta que também evoluímos e aprendemos a ser melhores pessoas. O pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott definiu a mãe imperfeita, que não atende a todas as necessidades do filho com prontidão e disposição constante, como mães suficientemente boas. “A mãe suficiente consegue dar um significado positivo para a falha porque ela sabe que pode tentar de novo”.

Convido você leitora e ser mais acolhedora com a sua própria maternidade e carreira. A balança às vezes vai estar pendendo para um lado e é importante reconhecer isso de maneira gentil, olhando para o aprendizado e os ganhos, por vezes, não tão visíveis pela sociedade, na vida de quem realmente importa: você e seu filho.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • W2W Summit 2024: Como vencer a impostora que me habita

    W2W Summit 2024: Como vencer a impostora que me habita

    Confira na íntegra o painel com Luanda Vieira, Rafa Brites e a moderadora Camila Fremder

  • Lideranças indígenas femininas ocupam cada vez mais espaços

    Lideranças indígenas femininas ocupam cada vez mais espaços

    Seja por meio do ativismo, da influência digital, da política, da comunicação ou pela arte, elas são símbolos de resistência e transformação