Marketing

As marcas que mantêm acesas as maiores festas juninas do Brasil

Confira quais são as principais marcas que se destacam nas festas juninas por todo o Brasil, celebrando a tradição, a cultura e a regionalidade

i 6 de junho de 2025 - 6h00

A festa junina supera o carnaval em popularidade em diversos estados do Brasil (Créditos: Divulgação)

Atualizada às 9h36

O mês de junho começa com bandeirinhas coloridas e muita tradição, em comemoração à típica festa de São João comemorada no Brasil. Consagrado como um dos eventos mais esperados pelos brasileiros, a festa junina movimenta diversos segmentos do mercado, abrangendo desde o setor alimentício até os de vestuário e música.

A festa está entre as preferidas e mais frequentadas pelos brasileiros, ficando acima até mesmo do Carnaval, segundo o levantamento Cultura nas Capitais, financiado pela Lei Rouanet. Essa popularidade representa uma grande oportunidade para as marcas. Segundo o  Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o São João movimenta cerca de R$ 389 milhões somente na economia de São Paulo.

“Quando falamos do São João, especificamente, entramos em um território que tem muita força simbólica, cultural e emocional para os brasileiros. Estar presente nessas celebrações populares é um movimento que faz parte de uma estratégia mais abrangente e que visa aproximar e fortalecer a marca com diferentes públicos e em diferentes regiões do País,” conta Julia Ceschin, head da marca Natura e marketing estratégico Brasil.

Algumas marcas têm presença garantida na festa junina, e são as principais responsáveis por manter a tradição viva no País ano após ano. Com campanhas criativas e repletas de tradição, essas marcas reforçam seu compromisso com a cultura popular brasileira e se tornam parte essencial da celebração. Confira algumas delas abaixo:

BRF

A BRF, que recentemente se uniu à Marfrig, é a principal patrocinadora do São João de Caruaru (PE), uma das maiores festas de São João no Brasil. A empresa marca presença no evento com as marcas Perdigão e Deline, que terão ativações exclusivas criadas pela agência Batux.

Marcel Sacco, vice-presidente de marketing e novos negócios da BRF, destaca a relevância estratégica da festividade para a Deline e Perdigão. “Estarmos presentes nesses eventos, contribui para fortalecermos nossa conexão com os consumidores locais por meio da criação de memórias afetivas, sinergia das marcas com a gastronomia, a cultura e as tradições nordestinas, além de reforçarmos, na prática, a qualidade e a versatilidade de nossos produtos,” explica.

Com estratégia consolidada, a empresa impacta a média de 1 milhão de pessoas durante o período todos os anos. Segundo o executivo, esse resultado é fruto de ações de marketing pautadas na regionalidade, o grande diferencial da empresa.

A ação #MeuCuscuzÉPatrimônio, da Deline, é um exemplo disso. O movimento é inspirado na literatura de cordel – um gênero literário de origem nordestina – e destaca o cuscuz como herança cultural da região. 

A Perdigão, por sua vez, renovou o patrocínio à Copa do Nordeste, o maior campeonato regional de futebol. A campanha está lançando filmes durante a transmissão dos jogos, com a presença de Ivete Sangalo, símbolo da cultura nordestina. “Com esse movimento, elevamos o nosso compromisso com o Nordeste, estabelecendo uma presença local crescente e positiva,” finaliza Sacco.

Campanha da Deline para o São João de 2025 (Créditos: Divulgação)

Ambev

A Ambev também tem apostado nas festas de São João ao longo dos últimos 25 anos. “Essas festas são super relevantes para a Ambev por dois motivos principais: a forte conexão cultural com o público jovem adulto e a relevância regional, especialmente no Norte e Nordeste,” explica Leandro Mendonça, diretor de eventos e experiências da Ambev.

Em 2024, a Beats lançou uma edição de 1 litro para compartilhar, exclusiva para a festa de São João de Campina Grande (PB) – o sucesso foi tanto que todas as unidades esgotaram em apenas três dias. Para este ano, a marca está investindo em customer experience, com o objetivo de construir relacionamento com o consumidor e fortalecer a presença da marca na festividade. 

Com uma ativação inédita no Parque do Povo, também em Campina Grande, a Beats proporciona aos visitantes experiências imersivas, shows-surpresa e ações da marca distribuídas pela cidade. Já no caso da Brahma, a promoção “Meu caminhão de Brahma”, estrelada por Leo Santana, sorteia um caminhão 0 km, um ano de cerveja grátis e uma viagem para a festa de São João de Campina Grande.

“A Ambev é a parceira que faz o São João acontecer no Brasil, sobretudo no Norte e Nordeste. Para a companhia, representa um dos grandes momentos de uma plataforma contínua de apoio às manifestações culturais do brasileiro e sempre nos preocupamos em respeitar as regionalidades,” finaliza Mendonça.

Ambev leva Beats e Brahma para o maior São João do mundo (Créditos: Divulgação)

 

Santa Helena

O período de festa junina representa grande concentração dos recursos de marketing e trade da Santa Helena anualmente, por se tratar de um período estratégico para a marca. “As Festas Juninas são parte do nosso DNA. Mais do que um pico de vendas, é uma ocasião que reforça nosso vínculo afetivo com os brasileiros. A sazonalidade traz um apelo emocional muito forte — sabores, memórias e tradições que fazem parte da história de milhares de famílias,” conta Welby Ambrozione, diretor comercial e de marketing da Santa Helena Alimentos.

Para 2025, a empresa tem focado em inovação, com lançamentos sazonais e colaborações estratégicas – como a edição limitada de Paçoquita Coco Queimado e a collab com a Kibon. O investimento nos festejos  é 40% a mais do que no ano passado.

A campanha nacional “Toda Festa Junina tem Santa Helena”, traz um olhar ainda mais regionalizado – reforçando que o amendoim está sempre presente em todas as festas. A empresa e suas marcas estarão em pontos de vendas temáticos, degustações e parcerias regionais.

Campanha da Santa Helena abrange todo o país (Créditos: Divulgação)

 

Natura

A Natura está, pelo terceiro ano consecutivo, patrocinando as festas de São João com ativações que reforçam o compromisso da companhia com as tradições populares. A marca já tem presença garantida no maior São João do Mundo, em Campina Grande (PB) , bem como em Gravatá (PE), Santo Antônio de Jesus (BA) e São Luís (MA).

Para este ano, a marca amplificará sua força com a “Casa Natura Musical”, que conta com uma programação junina especial. Até o momento, a ativação contou com show de Mariana Aydar & Mestrinho, João Gomes e Anastácia.

“A Natura sempre celebrou e valorizou a cultura do nosso País de forma autêntica e com muita consistência. Os festejos populares oferecem uma oportunidade única de reforçar atributos essenciais da marca, como brasilidade, afeto e pertencimento, em territórios com alta conexão emocional,”  conta Julia Ceschin.

A marca também está com dois lançamentos exclusivos para a temporada: a nova linha de Tododia Maçã Caramelada & Baunilha, e Humor Envolve, que vem com uma embalagem exclusiva assinada pela artista alagoana Mellina Farias, que traduziu em suas ilustrações elementos típicos das festas de São João.

A embalagem de Humor Envolve exalta a tradição junina (Créditos: Divulgação)

Assaí

Para 2025, a rede de supermercados Assaí está estreitando sua conexão com o regionalismo e tradições nordestinas. A marca está presente nas festas de São João de maior representatividade do País, incluindo Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), com estandes temáticos, experiências interativas, prêmios e espaços instagramáveis.

“Para o Assaí, essas datas representam uma oportunidade de apoiar economias locais e valorizar a diversidade cultural do país. São períodos de grande movimentação econômica, sobretudo para os pequenos comerciantes — um público historicamente importante para o Assaí. Ao nos conectarmos com essas festividades, reforçamos nosso papel como parceiro das famílias brasileiras, oferecendo variedade, preço justo e tudo o que o cliente precisa para comemorar com qualidade e economia,” explica Marly Yamamoto, CMO do Assaí.

As ativações da marca se estendem por todo o Brasil, com as lojas repletas de ambientações típicas de festa junina, barracas e quermesses. A campanha “Preço baixo Assaí é arraiá até o sol raiar,” protagonizada por Michel Teló e Raphaela Santos, tem alcance nacional e transmite a energia do São João nos meios digitais e nas lojas da rede.

Outras ações incluem: um vale-compras de R$300 para pessoas recém-casadas em Campina Grande e o tradicional trenzinho junino em Caruaru.

 

Assaí faz campanha em parceria com Michel Teló (Créditos: Divulgação)

Azul Linhas Aéreas

A Azul marca sua presença nas festas de São João de duas formas: com apoio institucional a eventos específicos e com campanhas da marca.

Em março deste ano, a ação “O céu do Brasil é Azul” uniu ritmos de forró em um videoclipe original, cantado por Alceu Valença e a cantora Céu. A campanha ganha uma segunda fase agora em junho, com novo arranjo da música e interpretação de Mariana Aydar.

“A ação vai ao encontro da valorização da cultura regional, da música, e de toda a brasilidade que a festa apresenta. E nossas iniciativas não alcançam só o São João, mas outras manifestações culturais importantes, como o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, que também entra dentro desse pilar de apoio a cultura regional brasileira,” conta Tatiana Cruz, gerente geral de marketing na Azul linhas áereas.

Além de fortalecer o posicionamento da marca, os investimentos para o período também impulsionam unidades de negócio da companhia, como por exemplo o Azul Viagens, com pacotes de turismo para as principais festas juninas do País.

A Azul é patrocinadora oficial dos festejos em Campina Grande e Patos (PB), e em Caruaru (PE) (Créditos: Divulgação)

O que outras marcas estão preparando para 2025

A marca O Boticário está celebrando a Festa Junina pelo 9º ano consecutivo, com a ação “A beleza do seu São João”. A marca está presente na festa de Caruaru com a “Casa do Boticário”, uma casa-museu que promove exposições culturais interativas. A exposição oferece, ainda, um camarim para retoque de maquiagem, experimentação de produtos, fotos e jogos interativos.

O Bradesco, por sua vez, marca presença nas duas maiores festas juninas do país: o São João de Campina Grande e o São João de Caruaru. O banco preparou a “Praça do Povo Bradesco,” um espaço inspirado no Nordeste, que homenageia as praças onde a tradição junina começou. Outra ativação é o “Pátio Bradesco,” inspirado no Pátio Luiz Gonzaga, o coração das celebrações juninas de Caruaru.

Ja a Ademicon, administradora de consórcios em crédito ativo, está patrocinando pela primeira vez a festa de São João de Caruaru. A empresa promoverá ativações em três pontos da festa: estação ferroviária, Alto do Moura e Pátio Luiz Gonzaga – neste último, haverá uma parede de escalada para o público.

A plataforma de apostas 7K também está apostando nas festividades juninas para ampliar a conexão com o público. A empresa é uma das patrocinadoras do São João de Campina Grande, que teve início no último dia 30 e vai até 6 de julho, com previsão de receber cerca de 3 milhões de pessoas. Na festa, a 7K terá stands personalizados, além de promotores que distribuirão brindes e convidarão o público para jogos e experiências. A plataforma terá, ainda, o Camarote 7K, um espaço exclusivo no evento.