Assinar

As marcas que mantêm acesas as maiores festas juninas do Brasil

Buscar

As marcas que mantêm acesas as maiores festas juninas do Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

As marcas que mantêm acesas as maiores festas juninas do Brasil

Confira quais são as principais marcas que se destacam nas festas juninas por todo o Brasil, celebrando a tradição, a cultura e a regionalidade


6 de junho de 2025 - 6h00

A festa junina supera o carnaval em popularidade em diversos estados do Brasil (Créditos: Divulgação)

Atualizada às 9h36

O mês de junho começa com bandeirinhas coloridas e muita tradição, em comemoração à típica festa de São João comemorada no Brasil. Consagrado como um dos eventos mais esperados pelos brasileiros, a festa junina movimenta diversos segmentos do mercado, abrangendo desde o setor alimentício até os de vestuário e música.

A festa está entre as preferidas e mais frequentadas pelos brasileiros, ficando acima até mesmo do Carnaval, segundo o levantamento Cultura nas Capitais, financiado pela Lei Rouanet. Essa popularidade representa uma grande oportunidade para as marcas. Segundo o  Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o São João movimenta cerca de R$ 389 milhões somente na economia de São Paulo.

“Quando falamos do São João, especificamente, entramos em um território que tem muita força simbólica, cultural e emocional para os brasileiros. Estar presente nessas celebrações populares é um movimento que faz parte de uma estratégia mais abrangente e que visa aproximar e fortalecer a marca com diferentes públicos e em diferentes regiões do País,” conta Julia Ceschin, head da marca Natura e marketing estratégico Brasil.

Algumas marcas têm presença garantida na festa junina, e são as principais responsáveis por manter a tradição viva no País ano após ano. Com campanhas criativas e repletas de tradição, essas marcas reforçam seu compromisso com a cultura popular brasileira e se tornam parte essencial da celebração. Confira algumas delas abaixo:

BRF

A BRF, que recentemente se uniu à Marfrig, é a principal patrocinadora do São João de Caruaru (PE), uma das maiores festas de São João no Brasil. A empresa marca presença no evento com as marcas Perdigão e Deline, que terão ativações exclusivas criadas pela agência Batux.

Marcel Sacco, vice-presidente de marketing e novos negócios da BRF, destaca a relevância estratégica da festividade para a Deline e Perdigão. “Estarmos presentes nesses eventos, contribui para fortalecermos nossa conexão com os consumidores locais por meio da criação de memórias afetivas, sinergia das marcas com a gastronomia, a cultura e as tradições nordestinas, além de reforçarmos, na prática, a qualidade e a versatilidade de nossos produtos,” explica.

Com estratégia consolidada, a empresa impacta a média de 1 milhão de pessoas durante o período todos os anos. Segundo o executivo, esse resultado é fruto de ações de marketing pautadas na regionalidade, o grande diferencial da empresa.

A ação #MeuCuscuzÉPatrimônio, da Deline, é um exemplo disso. O movimento é inspirado na literatura de cordel – um gênero literário de origem nordestina – e destaca o cuscuz como herança cultural da região. 

A Perdigão, por sua vez, renovou o patrocínio à Copa do Nordeste, o maior campeonato regional de futebol. A campanha está lançando filmes durante a transmissão dos jogos, com a presença de Ivete Sangalo, símbolo da cultura nordestina. “Com esse movimento, elevamos o nosso compromisso com o Nordeste, estabelecendo uma presença local crescente e positiva,” finaliza Sacco.

Campanha da Deline para o São João de 2025 (Créditos: Divulgação)

Ambev

A Ambev também tem apostado nas festas de São João ao longo dos últimos 25 anos. “Essas festas são super relevantes para a Ambev por dois motivos principais: a forte conexão cultural com o público jovem adulto e a relevância regional, especialmente no Norte e Nordeste,” explica Leandro Mendonça, diretor de eventos e experiências da Ambev.

Em 2024, a Beats lançou uma edição de 1 litro para compartilhar, exclusiva para a festa de São João de Campina Grande (PB) – o sucesso foi tanto que todas as unidades esgotaram em apenas três dias. Para este ano, a marca está investindo em customer experience, com o objetivo de construir relacionamento com o consumidor e fortalecer a presença da marca na festividade. 

Com uma ativação inédita no Parque do Povo, também em Campina Grande, a Beats proporciona aos visitantes experiências imersivas, shows-surpresa e ações da marca distribuídas pela cidade. Já no caso da Brahma, a promoção “Meu caminhão de Brahma”, estrelada por Leo Santana, sorteia um caminhão 0 km, um ano de cerveja grátis e uma viagem para a festa de São João de Campina Grande.

“A Ambev é a parceira que faz o São João acontecer no Brasil, sobretudo no Norte e Nordeste. Para a companhia, representa um dos grandes momentos de uma plataforma contínua de apoio às manifestações culturais do brasileiro e sempre nos preocupamos em respeitar as regionalidades,” finaliza Mendonça.

Ambev leva Beats e Brahma para o maior São João do mundo (Créditos: Divulgação)

 

Santa Helena

O período de festa junina representa grande concentração dos recursos de marketing e trade da Santa Helena anualmente, por se tratar de um período estratégico para a marca. “As Festas Juninas são parte do nosso DNA. Mais do que um pico de vendas, é uma ocasião que reforça nosso vínculo afetivo com os brasileiros. A sazonalidade traz um apelo emocional muito forte — sabores, memórias e tradições que fazem parte da história de milhares de famílias,” conta Welby Ambrozione, diretor comercial e de marketing da Santa Helena Alimentos.

Para 2025, a empresa tem focado em inovação, com lançamentos sazonais e colaborações estratégicas – como a edição limitada de Paçoquita Coco Queimado e a collab com a Kibon. O investimento nos festejos  é 40% a mais do que no ano passado.

A campanha nacional “Toda Festa Junina tem Santa Helena”, traz um olhar ainda mais regionalizado – reforçando que o amendoim está sempre presente em todas as festas. A empresa e suas marcas estarão em pontos de vendas temáticos, degustações e parcerias regionais.

Campanha da Santa Helena abrange todo o país (Créditos: Divulgação)

 

Natura

A Natura está, pelo terceiro ano consecutivo, patrocinando as festas de São João com ativações que reforçam o compromisso da companhia com as tradições populares. A marca já tem presença garantida no maior São João do Mundo, em Campina Grande (PB) , bem como em Gravatá (PE), Santo Antônio de Jesus (BA) e São Luís (MA).

Para este ano, a marca amplificará sua força com a “Casa Natura Musical”, que conta com uma programação junina especial. Até o momento, a ativação contou com show de Mariana Aydar & Mestrinho, João Gomes e Anastácia.

“A Natura sempre celebrou e valorizou a cultura do nosso País de forma autêntica e com muita consistência. Os festejos populares oferecem uma oportunidade única de reforçar atributos essenciais da marca, como brasilidade, afeto e pertencimento, em territórios com alta conexão emocional,”  conta Julia Ceschin.

A marca também está com dois lançamentos exclusivos para a temporada: a nova linha de Tododia Maçã Caramelada & Baunilha, e Humor Envolve, que vem com uma embalagem exclusiva assinada pela artista alagoana Mellina Farias, que traduziu em suas ilustrações elementos típicos das festas de São João.

A embalagem de Humor Envolve exalta a tradição junina (Créditos: Divulgação)

Assaí

Para 2025, a rede de supermercados Assaí está estreitando sua conexão com o regionalismo e tradições nordestinas. A marca está presente nas festas de São João de maior representatividade do País, incluindo Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), com estandes temáticos, experiências interativas, prêmios e espaços instagramáveis.

“Para o Assaí, essas datas representam uma oportunidade de apoiar economias locais e valorizar a diversidade cultural do país. São períodos de grande movimentação econômica, sobretudo para os pequenos comerciantes — um público historicamente importante para o Assaí. Ao nos conectarmos com essas festividades, reforçamos nosso papel como parceiro das famílias brasileiras, oferecendo variedade, preço justo e tudo o que o cliente precisa para comemorar com qualidade e economia,” explica Marly Yamamoto, CMO do Assaí.

As ativações da marca se estendem por todo o Brasil, com as lojas repletas de ambientações típicas de festa junina, barracas e quermesses. A campanha “Preço baixo Assaí é arraiá até o sol raiar,” protagonizada por Michel Teló e Raphaela Santos, tem alcance nacional e transmite a energia do São João nos meios digitais e nas lojas da rede.

Outras ações incluem: um vale-compras de R$300 para pessoas recém-casadas em Campina Grande e o tradicional trenzinho junino em Caruaru.

 

Assaí faz campanha em parceria com Michel Teló (Créditos: Divulgação)

Azul Linhas Aéreas

A Azul marca sua presença nas festas de São João de duas formas: com apoio institucional a eventos específicos e com campanhas da marca.

Em março deste ano, a ação “O céu do Brasil é Azul” uniu ritmos de forró em um videoclipe original, cantado por Alceu Valença e a cantora Céu. A campanha ganha uma segunda fase agora em junho, com novo arranjo da música e interpretação de Mariana Aydar.

“A ação vai ao encontro da valorização da cultura regional, da música, e de toda a brasilidade que a festa apresenta. E nossas iniciativas não alcançam só o São João, mas outras manifestações culturais importantes, como o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, que também entra dentro desse pilar de apoio a cultura regional brasileira,” conta Tatiana Cruz, gerente geral de marketing na Azul linhas áereas.

Além de fortalecer o posicionamento da marca, os investimentos para o período também impulsionam unidades de negócio da companhia, como por exemplo o Azul Viagens, com pacotes de turismo para as principais festas juninas do País.

A Azul é patrocinadora oficial dos festejos em Campina Grande e Patos (PB), e em Caruaru (PE) (Créditos: Divulgação)

O que outras marcas estão preparando para 2025

A marca O Boticário está celebrando a Festa Junina pelo 9º ano consecutivo, com a ação “A beleza do seu São João”. A marca está presente na festa de Caruaru com a “Casa do Boticário”, uma casa-museu que promove exposições culturais interativas. A exposição oferece, ainda, um camarim para retoque de maquiagem, experimentação de produtos, fotos e jogos interativos.

O Bradesco, por sua vez, marca presença nas duas maiores festas juninas do país: o São João de Campina Grande e o São João de Caruaru. O banco preparou a “Praça do Povo Bradesco,” um espaço inspirado no Nordeste, que homenageia as praças onde a tradição junina começou. Outra ativação é o “Pátio Bradesco,” inspirado no Pátio Luiz Gonzaga, o coração das celebrações juninas de Caruaru.

Ja a Ademicon, administradora de consórcios em crédito ativo, está patrocinando pela primeira vez a festa de São João de Caruaru. A empresa promoverá ativações em três pontos da festa: estação ferroviária, Alto do Moura e Pátio Luiz Gonzaga – neste último, haverá uma parede de escalada para o público.

A plataforma de apostas 7K também está apostando nas festividades juninas para ampliar a conexão com o público. A empresa é uma das patrocinadoras do São João de Campina Grande, que teve início no último dia 30 e vai até 6 de julho, com previsão de receber cerca de 3 milhões de pessoas. Na festa, a 7K terá stands personalizados, além de promotores que distribuirão brindes e convidarão o público para jogos e experiências. A plataforma terá, ainda, o Camarote 7K, um espaço exclusivo no evento.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dia dos Namorados deve injetar R$ 739 mi na economia paulistana

    Dia dos Namorados deve injetar R$ 739 mi na economia paulistana

    Pesquisa realizada pela RZK Digital também indica o ticket médio por presente e quais são os presentes mais cobiçados para a data

  • Camisa 19: Mercado Livre revela frete grátis com Ronaldo e Neymar Jr

    Camisa 19: Mercado Livre revela frete grátis com Ronaldo e Neymar Jr

    Varejista enfrenta concorrência com gratuidade do frete a partir de R$ 19 e faz alusão da soma entre o número das camisas de jogadores para divulgar iniciativa