Banda larga registrou 58 milhões de acessos
Números de 2011 foram divulgados pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil)
Números de 2011 foram divulgados pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil)
Roseani Rocha
19 de janeiro de 2012 - 5h45
Em 2011, o Brasil teve 58 milhões de acessos em banda larga, o que significou crescimento de 70% em relação ao ano anterior. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 19, pela Associação Brasileira de Telecomunicações – Telebrasil.
O levantamento da entidade aponta que 23,3 novos milhões de acessos foram ativados em 2011 e ressalta que o mesmo ritmo acelerado de crescimento foi notado na cobertura de banda larga móvel. Esta dobrou seu alcance ano passado, chegando a 2.650 municípios, que concentram 83% da população brasileira.
A banda larga móvel é bem superior à fixa: foram 41,4 milhões de acessos da primeira, contra 16,7 milhões de acessos da fixa. Enquanto a banda larga fixa registrou expansão de 20,6%, com 2,8 milhões de novos acessos em 2011, a móvel cresceu 99,3%, com 20,5 milhões de novos acessos.
Do total de acessos à internet rápida, 7,9 milhões são modems e 33,2 milhões, celulares 3G, incluindo os smartphones. Em 2011, os modems registraram crescimento de 31% e os celulares 3G, de 128%.
A banda larga móvel cresceu 105% em 2011, com ativação de 3,7 municípios por dia; 1.363 receberam a rede 3G ano passado. A Telebrasil também apontou um mercado mais competitivo, pelo fato de que 54% da população moram em cidades com mínimo de três prestadoras de serviços de banda larga móvel.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros