Empresas incentivam denúncias de casos de violência doméstica

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Empresas incentivam denúncias de casos de violência doméstica

Magalu e Instituto Avon incrementam ferramentas de inteligência artificial para auxiliar no acolhimento e apoio às mulheres


9 de março de 2021 - 17h59

(Crédito: Divulgação)

Mais do que ações que alertam sobre a importância de uma maior representatividade na sociedade e na conquista de espaços no mercado de trabalho, alguns anunciantes têm aproveitado a época do Dia Internacional da Mulher para a promoção de ações que visam dar suporte às mulheres que sofrem de violência doméstica.

O Magazine Luiza, que há dois anos disponibilizou em seu aplicativo um botão para que as vítimas façam denúncias em casos de violência, incrementou a atuação na causa neste ano com o direcionamento, também via aplicativo, ao projeto Justiceiras. A plataforma oferece um serviço de acolhimento e apoio, que visa auxiliar as vítimas e aos denunciantes de agressões a buscar orientação e atendimento voluntário.

Por meio da ferramenta, as mulheres podem receber orientações de como fazer um boletim de ocorrência, via online ou presencial, e pedir medidas protetivas.

O Magalu já começou a divulgar a parceria e a nova funcionalidade do app em uma campanha publicitária que recebeu o nome de #NemLoucaNemSozinha, que dá exemplos de frases e atitudes que podem figurar violência psicológica e, que, muitas vezes, não são percebidos pelas vítimas. A campanha foi desenvolvida pela Ogilvy Brasil.

Bot do Instituto Avon, que desde o ano passado ajuda na orientação de vítimas de violência doméstica, passou a ser usado por outras empresas (Crédito: Divulgação)

Também por conta do Dia Internacional da Mulher, o Instituto Avon, que há anos trabalha na causa do combate à violência doméstica, usou seu bot, a Ângela, para ajudar levar a importância do tema a outras 30 empresas, signatárias da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas.

Em uma ação idealizada pela Wunderman Thompson, a Ângela, que foi criada no ano passado, foi “contratada” por outras grandes empresas do mercado, que passaram a adotar o bot como ferramenta para instruir as mulheres a denunciarem casos de violência.

A ferramenta de inteligência artificial foi adotada por empresas como Renner, Vivo, Uber, Dow e Grupo Pão de Açúcar. Para divulgar a funcionalidade, o Instituto Avon promoveu uma ação de merchandising no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. Em um ano de funcionamento, o bot já atendeu mais de 4700 vítimas de violência no Brasil, segundo o Instituto Avon.

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